AccurateOn: Dia 1, Saiba Tudo o que Aconteceu - Blog Accurate Blog Accurate

AccurateOn

AccurateOn: Dia 1, Saiba Tudo o que Aconteceu

Agosto celebra-se o Dia do Internauta e como marco por conta dos 30 anos de criação da Internet e seus 4,6 bilhões de usuários, nós promovemos um evento chamado AccurateOn. 

Com participação de profissionais e empresários da área de tecnologia, o evento aconteceu nos dias 09, 16 e 23 de agosto de 2021.

A primeira palestra do evento foi com o Higor Galdino, Arquiteto de Software da Accurate, que contou um pouco sobre a trajetória da internet, desde sua criação até os dias atuais. 

Conhecer essa história é tão útil quanto fascinante, então acompanhe esse artigo que traz os principais pontos abordados no primeiro dia do AccurateOn.

Higor Galdino e a Evolução da Comunicação

Galdino iniciou sua apresentação trazendo uma linha do tempo onde era possível ver a evolução das comunicação e de seus diversos equipamentos. 

Indo desde o surgimento do telégrafo e do Código Morse, passando pela evolução das transmissões pelo ar com o rádio e a televisão, o “boom” tecnológico que aconteceu durante a Guerra Fria.

Esse último item possibilitou e teve como ponto principal o nascimento do conceito de internet com a ARPANET.

Seguindo isso, o palestrante fez uma viagem pelo tempo com o nascimento da World Wide Web (www) e a chegada da internet discada no Brasil, com a incrível velocidade de 56 KB por segundo. 

A evolução da tecnologia é escancarada quando comparamos o primeiro buscador brasileiro, o “Cadê” com o mais utilizado hoje: o “Google”.

Nesse primeiro buscador as páginas de busca eram cadastradas manualmente por uma equipe; e com recursos que não são mais utilizados hoje em dia, como contadores de visitantes, vídeos e GIFs excessivos em cada site.

Passados os anos 1990 e 2000, chegamos à internet hoje em dia, que faz parte integral do nosso lazer e de nosso trabalho, acessada por mais da metade da população mundial. 

Benefícios e mudanças do mercado com a Revolução da Internet

Além dos benefícios de acesso à informação e desenvolvimento acelerado de novas tecnologias, várias profissões surgiram com o advento e a popularização da internet. 

E é bom lembrar que não se trata somente das profissões essenciais para o funcionamento da internet, têm-se:

  • Desenvolvedores de Software;
  • profissionais de Design e UX;
  • Analistas de Mídia e Banco de Dados; 
  • e até as profissões que utilizam as tecnologias, como Influenciadores Digitais e Jogadores de E-sports.

Ao final da apresentação de Higor Galdino, houve uma discussão muito interessante com o público sobre quais são os maiores desafios da internet hoje em dia.

Vinicius Senger e o Projeto Kombi Alexa

A segunda apresentação do primeiro dia do AccurateOn ficou a cargo de Vinicius Senger, Senior Developer Advocate da AWS.

Seger apresentou um pouco do seu projeto da Kombi Alexa, um exemplar do conceito real de carro conectado.

Para a construção do projeto foi utilizado um modelo de Kombi mais recente que já possui a injeção eletrônica o que possibilita que todas as integrações necessárias possam ser realizadas, garantindo a eficiência do projeto. 

Com um Scanner OBD2, todos os parâmetros básicos de velocidade, rotação e temperatura do motor são coletados e conectados à nuvem AWS que alimenta um banco de dados. 

Todos esses dados e ferramentas de Machine Learning e Inteligência Artificial, possibilitam a manutenção preventiva do veículo além do deploy de aplicativos diretamente pela nuvem.

Além disso, a Kombi Alexa já tem uma assistente virtual Alexa integrada, que é ativada assim que a Kombi é acionada. 

Dessa forma o carro conversa com o usuário, facilitando o uso das funcionalidades de rádio e computador de bordo do veículo, com uma interface mais natural.

Alguns detalhes dos componentes de áudio da Kombi Alexa

Ao entrar em detalhes sobre os componentes de áudio da Kombi Alexa, Vinicius explicou toda a arquitetura necessária para desenvolver essa Kombi inteligente que fala com você.

Além de demonstrar as linhas de código utilizadas para verificar os parâmetros do veículo e para fazer o deploy de aplicativos no carro pela nuvem.

Por fim, Senger apresentou uma tour pela Kombi Alexa e todas as suas funcionalidades.

Durante esse momento foram discutidas outras tecnologias e possibilidades para veículos conectados, e como eles podem melhorar em vários processos da indústria.

Accurate On, Pensando no Futuro

Clique no player abaixo e tenha acesso às duas palestras completas do primeiro dia do AccurateOn:

Além disso, acompanhe o canal do YouTube da Accurate e acompanhe os outros dias do evento, assim como outros conteúdos. 

Não se esqueça que a Accurate está sempre preocupada com o futuro e o AccurateOn é um evento pensado para isso. 

Venha fazer parte da nossa equipe, dê uma olhada na página de carreiras e cadastre-se nas vagas que correspondam ao seu perfil.

Continue acompanhando também o Blog da Accurate e as Redes Sociais para qualquer novidade e novos eventos: Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin.

Autor

Aline Martins
Aline Martins
Profissional da área de Customer Success, no mercado de trabalho desde 2018. Atuo buscando melhorias na forma de se relacionar com o cliente, garantindo sempre a melhor experiência para todos os clientes e colaboradores envolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *