Dia Mundial da Internet: Conheça Tudo sobre essa Data - Blog Accurate Blog Accurate

Dia Mundial da Internet

Dia Mundial da Internet: Conheça Tudo sobre essa Data

No dia 17 de maio é celebrado o Dia Mundial da Internet, como forma de promover reflexões acerca do uso e possibilidades que essa rede trouxe para a sociedade.

A Internet abriu um novo caminho para a comunicação, e pensando nisso é que se achou necessário estabelecer um dia para se comemorar essa evolução, como também refletir e discutir os caminhos tomados.

Outro objetivo da data é discutir acerca da inclusão social, uma vez que por mais que possua um grande poder, a conexão não chegou a todos, ainda. 

Por isso, continue acompanhando esse conteúdo, entenda como surgiu a data, a sua importância e muito mais. 

Dia Mundial da Internet: como surgiu?

Como uma grande maioria de datas comemorativas com temas de interesse mundial, o Dia Mundial da Internet foi estabelecido pela ONU, em uma assembleia no ano de 2006. 

A data em questão, 17 de maio, é marcada por ser o Dia Mundial da Sociedade de Informação e também ser o dia que é celebrado o Dia Internacional das Telecomunicações, criado por conta da expansão do telégrafo em 1865.

No ano em questão, 20 países se uniram através de acordos cujo objetivo seria potencializar as redes de comunicação mundiais, e criaram a partir disso a União Internacional das Telecomunicações – UTI ou em inglês ITU – International Telecommunication Union.

A UTI é hoje formada por mais de 192 países e busca cada dia mais melhorar a disponibilidade e até mesmo a conectividade no mundo todo.

Dessa forma, compreende-se que a data é simbólica para ser a celebração desse meio de comunicação tão importante para a nossa sociedade atual. 

Contudo, além de uma data comemorativa, o Dia Mundial da Internet surgiu com o objetivo de debater e procurar formas de estabelecer a inclusão de todos no mundo conectado.

O panorama do acesso à Internet no Brasil e no Mundo

Anualmente a Economist Intelligence Unit (EIU) em parceria com o Facebook Connectivity faz um levantamento mundial acerca do acesso à Internet

Em 2021, o estudo que abrange 120 países, o que representa 96% da população mundial, apontou que por mais que a pandemia da COVID-19 forçou uma aceleração na conectividade mundial, ainda há problemas referentes a valores e qualidade de conexão.

Além disso, o estudo mostrou que a falta de disponibilidade de internet prejudicou a educação de crianças em fase escolar, em países de baixa e média renda.

Quando olhamos para o Brasil em específico, outra pesquisa nos ajuda a entender a disponibilidade da Internet no país.

A Pesquisa TIC Domicílios realizada em 2019 e divulgada em Maio de 2020, apontou que 28% dos domicílios, cerca de 20 milhões, não possuem Internet. 

Contudo, verificou-se um crescimento na conexão conhecida como Banda Larga por cabo ou fibra óptica. 

Já quando analisado o uso pessoal da Internet, a pesquisa aponta que cerca de 47 milhões de brasileiros não utilizam a conexão online, o que simboliza 26% da população total. 

E quando se observa o dispositivo que 134 milhões de brasileiros utilizam para se conectar à Internet, o celular é o mais usado com 99% de utilização.

De forma geral, o número de pessoas conectadas ao redor do mundo e no Brasil vem crescendo, contudo, ainda há um longo caminho a se trilhar.

Problemáticas com o Uso da Internet

Mas nem tudo são flores. A Internet, enquanto propiciou o desenvolvimento comunicacional e o acesso à informação abriu o leque para uma série de problemáticas, em especial referente à segurança de dados. 

Além disso, a Internet tornou-se um espaço para ataques, incrementando os chamados crimes cibernéticos que afetam pessoas, vazam seus dados, fotos íntimas e muito mais. 

Em contrapartida, governos mundiais começaram não só a debater como estabelecer legislações acerca do uso da Internet e da proteção de dados. 

No Brasil, por exemplo, existe o Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965 de 23 de abril de 2014) que estabelece princípios, deveres e parâmetros para utilização da Internet no território nacional. 

Além disso, também foi criada a chamada LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados que define parâmetros acerca da segurança e proteção com os dados pessoais de usuários. 

Portanto, além de ser um espaço que possibilitou a conectividade entre pessoas de maneira mais ágil e eficiente, a Internet também abriu espaço para esses crimes e problemáticas. 

Accurate, uma Empresa focada em conectividade

Com mais de 30 anos de história, a Accurate é uma empresa que cresceu junto a internet.

Nossos projetos, baseados em cloud computing, são desenvolvidos com as mais modernas técnicas e ferramentas, garantindo que produtos inovadores e otimizados sejam entregues aos clientes.

Conheça mais sobre a Accurate acessando nosso site, lá você encontra nossos projetos, parceiros e história. 

E caso seja um profissional de T.I ou de áreas semelhantes e deseja se juntar à equipe da Accurate, acesse nossa página de carreiras e cadastre seu currículo.

Não se esqueça de deixar o seu comentário abaixo, caso tenha alguma dúvida ou sugestão de conteúdo. E também compartilhe esse artigo com seus amigos. 

Acompanhe também as nossas Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e YouTube e continue acompanhando o Blog da Accurate.

Autor

Accurate
Accurate
Inovação faz parte do nosso DNA, nascemos com a missão da “busca constante de domínio de novas tecnologias de informação para fornecermos as soluções mais adequadas às necessidades do negócio dos nossos clientes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *