AccurateOn: Veja o que Aconteceu no Terceiro dia do Evento Blog Accurate

AccurateOn

AccurateOn: Veja o que Aconteceu no Terceiro dia do Evento

Em agosto é comemorado o Dia do Internauta e para marcar esse dia os 30 anos que a Internet foi criada, foi promovido um evento chamado AccurateOn.

O evento foi realizado nos dias 09, 16 e 23 de agosto de 2021 com conteúdo online e gratuíto, e a participação de profissionais e empresários da área de tecnologia. 

A primeira palestra do último dia de AccurateOn foi ministrada pelo Rubens Mau, Cientista de Dados da Accurate, que falou um pouco sobre os algoritmos. 

Além disso, tivemos uma palestra sobre a Internet do Futuro com Thiago Vespa, Head de Desenvolvimento e Tecnologia da Accurate.

Siga nesse conteúdo conosco e fique por dentro de tudo do terceiro e último dia do AccurateOn.

Vamos falar sobre Algoritmos 

Rubens Mau que é Cientista de Dados da Accurate iniciou sua palestra falando sobre o que é um algoritmo.

Sua apresentação seguiu explicando que mesmo sendo automatizados, os algoritmos dependem de dados classificados por seres humanos para tomar as decisões; 

Por conta disso, tanto os dados quanto as classificações dos algoritmos podem estar enviesadas.

Seguindo, Rubens explicou sobre a população de dados em uma base de dados, e os impactos que esses dados podem ter na decisão final tomada pelo algoritmo. 

Essa tecnologia vem sendo muito utilizada hoje em dia para direcionar publicidades, e tomar decisões repetitivas como em análises de crédito. 

Com a utilização crescente de algoritmos em redes sociais, temos como problema a questão de conteúdos cada vez mais enviesados e que concordam com as crenças pessoais do usuário.

Esses problemas, no entanto, não significam que os algoritmos são ruins e devem ser descartados. 

Como Rubens mencionou, os algoritmos conseguem aprender, só é preciso aperfeiçoá-los com dados confiáveis e a mesma quantidade de eventos positivos e negativos. 

Os algoritmos são mais constantes e estáveis que os seres humanos, sem variações emocionais, e podem auxiliar na resolução de vários problemas na sociedade.

No entanto, há alguns pontos necessários para que os algoritmos possam ser aperfeiçoados cada vez mais.

Um exemplo é a possibilidade de explicar o raciocínio por trás de uma tomada de decisão. 

No fim da exposição Rubens Mau teve uma conversa interessante com o público sobre a influência da Inteligência Artificial na sociedade, e o impacto no capital humano.

Internet do Futuro

Thiago Vespa, Head de Desenvolvimento e Tecnologia da Accurate, foi responsável por fechar o AccurateOn, com uma palestra interativa sobre a internet do futuro. 

Vespa deu início à sua palestra com uma dinâmica intitulada “Vespa do Futuro”, que consiste em um experimento com realidade aumentada, onde ele “viajou para o futuro”.

A partir disso, iniciou-se uma discussão sobre como o futuro realmente é agora. 

Vivemos várias situações virtuais que nos impactam diretamente, e com o cenário de pandemia há um aumento de tais situações. 

Temos relações virtuais, trabalhamos de forma virtual, e até o dinheiro está se tornando cada vez menos físico e mais virtual. 

Com isso, Vespa trouxe uma ótima reflexão de como distinguir o que realmente é real, trazendo o exemplo da transmissão de Guerra dos Mundos na rádio, que muitos ouvintes acreditaram ser real. 

Junto disso, dentro da palestra Thiago trouxe um participante que ninguém sabia que na verdade era um bot.

Emoção como Parte Essencial da Internet do Futuro

Vespa apresentou uma reflexão sobre a emoção como parte intrínseca da internet do futuro. 

Os três pontos que levantados como essenciais para chamar a atenção na internet são: emoção, comunicação e virtualização.

Por fim, a palestra se encerrou com um truque de mágica com um participante, para discutir se o nosso futuro é ou não pré definido. 

A conclusão da mágica mostrou que o futuro não é pré-definido, na verdade ele está sendo construído agora, a partir de nossas decisões.

Cada um pode fazer a diferença no resultado de como vai ser esse futuro, e a última palestra do AccurateOn levantou ótimos pontos de reflexão sobre isso.

Assista a tudo o que foi mostrado e discutido no último dia de AccurateOn clicando link abaixo:

O Futuro é Agora, e é isso que a Accurate acredita

O Evento AccurateOn surgiu também como uma forma de reafirmar o pensamento da Accurate de que o Futuro é Agora. 

Acesse o YouTube da Accurate e acompanhe todos os conteúdos do evento, assim como outros criados especificamente para isso.

Se você é um profissional da área de T.I ou similares, acesse a nossa página de carreiras, cadastre-se e venha fazer parte de nossa equipe. 

Continue acompanhando também o Blog e as Redes Sociais da Accurate: Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin.

Autor

Aline Martins
Aline Martins
Profissional da área de Customer Success, no mercado de trabalho desde 2018. Atuo buscando melhorias na forma de se relacionar com o cliente, garantindo sempre a melhor experiência para todos os clientes e colaboradores envolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *