AccurateOn: Dia 2, Fique por dentro de tudo - Blog Accurate Blog Accurate

AccurateOn

AccurateOn: Dia 2, Fique por dentro de tudo

Para celebrar o Dia do Internauta, no dia 23 de agosto, foi realizado um evento chamado AccurateOn

Com três dias de conteúdo online e gratuíto e participação de empresários e profissionais da área de tecnologia, o evento homenageou os 30 anos de Internet e seus bilhões de usuários.

O segundo dia de evento começou com a palestra do Lucas Lima, empreendedor e CEO da AAA Inovação. 

A palestra trouxe a discussão de como é possível aprender com a internet, e também de como a internet mudou a nossa forma de aprender. 

Continue acompanhando esse artigo e saiba tudo sobre essa palestra e também o que mais aconteceu no segundo dia de evento. 

Aprendizado na Internet

Atualmente, com a utilização de algoritmos para a disseminação de conteúdos nas redes sociais, precisamos aprender a consumir esse conteúdo de forma ativa, e não mais passiva como se foi até o momento. 

Os algoritmos reforçam o tipo de conteúdo que você interage, te mostrando sempre algo semelhante para garantir tempo de uso no aplicativo.

Com isso, o usuário pode ficar cada vez mais enviesado em suas próprias crenças, vendo sempre um conteúdo que concorda com si próprio.

Lucas trouxe uma ótima reflexão de como, ao longo da história, a inovação foi vista com maus olhos pela sociedade, ou melhor, pelas instituições que a comanda.

Isso porque a inovação perturba o status quo; citando o exemplo de Galileu Galilei. 

No entanto, hoje em dia, com a tecnologia em pleno desenvolvimento, a capacidade de pensar fora da caixa tem beneficiado muitos indivíduos no mercado de trabalho.

Com a utilização da internet, todos os indivíduos têm a capacidade de divulgar as suas opiniões e pesquisas. Função, que antigamente só era possível para grandes empresas e conglomerados de mídia. 

A maior disseminação de conteúdo é de forma geral, positiva, mas com o acesso a essa enxurrada de conteúdos, é preciso aprender a navegar neste ambiente para não se perder nesse mar de conteúdo. 

Tamanha quantidade de informação requer pensamento crítico para distinguir o que é informação de qualidade ou não. 

Muitas fontes não possuem valor real e é necessário que você, como usuário, tome a decisão consciente de que vai ocupar o seu tempo.

Evolução em Rede

Junto ao conteúdo, Lima abriu uma discussão acerca da evolução que não pode mais ser vista como linear, mas em rede.

As carreiras atualmente não são mais lineares, sendo construídas um passo de cada vez, em constante decisão. 

Por esse motivo, habilidades como a capacidade de tomada de decisão, busca de soluções criativas e adaptação ao cenário são qualidades que muitos empregadores têm buscado. 

A constante evolução de tecnologia exige a constante adaptação das empresas e isso só é possível com profissionais qualificados.

ChatBots e o Mercado Atual

Bruno Gualda, Arquiteto de Software da Accurate, foi o responsável pela segunda palestra do Dia 2 no AccurateOn.

Gualda trouxe a discussão sobre ChatBots rodeando sobre o que são, e qual a sua relevância no mercado atual. 

Para isso foi apresentado os conceitos que definem um ChatBot, e a linha do tempo de desenvolvimento de tecnologias até chegar nos Bots que temos hoje em dia.

Os bots com inteligência artificial se desenvolveram iniciando em conversas e conceitos bem limitados, se perdendo em fluxos de conversa, e apenas por texto escrito.

Só com esse processo foi possível chegar nos bots que temos atualmente de assistentes pessoais por voz, capazes de engajar com outros aplicativos e executar funções básicas para o usuário. 

Como destaque temos o Google Duplex, tecnologia anunciada em 2021 capaz de utilizar a linguagem coloquial.

Em sua colocação, Gualda entrou em detalhes sobre como funciona um ChatBot e o fluxo necessário de informação para que o Bot chegue com a resposta para o usuário final.

Além é claro das possibilidades de uso de um ChatBot: Marketing, Atendimento, Vendas, Pesquisas, entre outros. 

A discussão também discorreu sobre as duas formas de implementar um ChatBot, por regras pré definidas ou por inteligência artificial, e os benefícios e falhas de cada um.

ChatBot, uma preocupação de todos os envolvidos

Bruno Gualda ainda fez uma reflexão sobre porque todos os envolvidos em tecnologia devem se preocupar com o ChatBot, e esse motivo é o cliente final. 

Seja o desenvolvedor pensando nas regras de negócio, o Marketing pensando na captação e qualificação de leads, o atendimento se preocupando com a solução rápida de questões, o time de UX pensando no melhor vocabulário a ser utilizado, todos têm o mesmo objetivo: a satisfação do cliente final. 

Ou seja, todo mundo tem algo a ver com o ChatBot.

Evolução do Conceito de Privacidade

Mario Gobbo, Arquiteto de Software da Accurate, foi o responsável pela terceira palestra do segundo dia, e abordou o tema sobre a evolução do conceito de privacidade.

O conteúdo foi iniciado com uma linha do tempo, desde quando a humanidade era completamente coletiva, até o surgimento do conceito de privacidade.

A linha do tempo culminou na privacidade como uma preferência pessoal, até se tornar um direito internacional.

As diretrizes internacionais estabelecem entre outras coisas que:

  • o indivíduo deve ter total acesso às suas informações pessoais; 
  • a possibilidade de alterar esses dados;
  • o conhecimento sobre quem tem acesso a eles; 
  • e também a opção de compartilhar ou não os seus dados pessoais e identificáveis. 

As definições dos tipos de dados que existem, e quais são protegidos por lei, chegou até o Brasil como resultado de uma discussão internacional: a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Privacidade como fonte de Criatividade e Inovação

Mário levantou uma reflexão de que a privacidade não vem como forma de limitar a tecnologia, mas sim que é possível ser criativo e inovador, pensando nos princípios de privacidade ao desenvolver um produto ou conceito. 

Além disso, também se discutiu que a presença de leis sobre a privacidade aumentam a consciência da população sobre o conceito.

Dessa forma se traz um valor social para as empresas que se preocupam com a privacidade de seus clientes.

Com isso abordou-se a questão de porque as empresas devem se preocupar com a LGPD, como deve ser a sua implementação, e todos os impactos positivos com a adequação.

Ficou interessado e quer saber tudo o que foi abordado nesse dia de palestras, cheio de conteúdo? Assista ao dia completo aqui:

AccurateOn, o Futuro é Agora

O AccurateOn foi criado para mostrar que o futuro é agora, e que a Accurate está antenada a isso. 

Acompanhe o nosso canal do YouTube e veja mais vídeos do evento, não se esqueça também de ver a nossa página de carreiras se for um profissional de T.I e quiser fazer parte do nosso time.

Não deixe também de acompanhar os conteúdos do Blog da Accurate e das Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin.

Autor

Aline Martins
Aline Martins
Profissional da área de Customer Success, no mercado de trabalho desde 2018. Atuo buscando melhorias na forma de se relacionar com o cliente, garantindo sempre a melhor experiência para todos os clientes e colaboradores envolvidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *