UX Design: como Espalhar a Cultura na sua Empresa - Blog Accurate Blog Accurate

Pessoa realizando o trabalho e a cultura de UX com wireframe e post it

UX Design: como Espalhar a Cultura na sua Empresa

Aprenda o que é e como colocar em prática.

Você sabe o que é UX Design? Pois, chegou a hora de ficar por dentro e entender tudo sobre essa importante área do desenvolvimento de produtos.

Aqui neste texto você vai entender mais sobre o tema, e tirar todas as dúvidas que possam existir acerca dele.

Isso porque muitas pessoas ainda confundem ou não entendem esse termo e a sua importância.

O intuito então, é fazer com que você entenda e espalhe essa cultura do UX Design com toda sua equipe e amigos!

O que é UX Design?

UX Design é o nome dado para o termo User Experience que em tradução direta significa: Experiência do Usuário.

O termo foi criado por Donald Norman, co-fundador do NN Group, quando foi vice-presidente do grupo de tecnologia avançada da Apple na década de 1990.

Don Norman criou User Experience (UX) pois acreditava que a experiência era forma mais adequada para descrever o trabalho que desenvolvia:

“É tudo relacionado à sua experiência com o produto. E talvez você nem precise estar perto do produto, você pode estar falando sobre ele para alguém. ” (Don Norman)

Ou seja, segundo Norman não era só a utilização do produto ou software que deveria ser definido como UX.

A experiência do usuário acontece, segundo suas ideias, sempre que uma pessoa interage com algum produto ou serviço. 

Sabe quando você vai em um restaurante lindo, saboreia aquela comida maravilhosa e degusta aquele vinho italiano espetacular? Então, isso é UX. 

Essa interação com o restaurante, os serviços prestados e os produtos consumidos, fazem tudo parte da experiência do usuário.

Desenvolvimento centrado no usuário

Por mais que Norman tenha pensando em UX Design ao trabalhar com o desenvolvimento de equipamentos e sistemas de tecnologia, a ideia pode ser aplicada a tudo.

Em qualquer produto que for ser desenvolvido e comercializado no mercado deve haver a preocupação com o UX.

Ou seja, é essencial dar total atenção em como é a experiência do usuário com a sua mercadoria.

Por exemplo, uma confecção desenvolve uma peça de roupas, mas os clientes não gostaram e estão falando mal, dizendo que a peça não é usual.

Qual o papel da confecção? Tirar a peça de circulação e atender às demandas do que o público levantou ao consumir o produto.

Mas, não é recomendável para a imagem da empresa deixar um produto circular cheio de “falhas” e assim receber enxurradas de críticas.

É nesse sentido, então que surge o que é chamado de Cultura do UX Design, que deve ser espalhada na sua empresa.

Benefícios do UX Design

O UX Design por se tratar do desenvolvimento de soluções focadas na experiência do usuário, pode trazer uma série de benefícios para sua empresa.

A primeira grande vantagem, é que o cliente vai ser sempre o centro de todas as suas ações pois é com base em suas experiências que se desenvolvem as soluções.

Clientes que se sentem ouvidos e valorizados tendem a ser mais fiéis e aí você já tem a segunda vantagem: fidelização de clientes.

E no que diz de processos e tarefas diárias elas se tornam mais produtivas pois, se tem o norte claro do que se busca desenvolver.

Por fim, a sua empresa ganha em melhoria na imagem junto aos clientes e consequentemente, aumenta os resultados.

Como espalhar a Cultura do UX Design?

É preciso antes de tudo pensar no seguinte: designers e desenvolvedores não tem o poder de criar experiências.

Experiência é algo individual para cada pessoa, portanto, o trabalho deve focar em criar ferramentas e produtos focados em soluções de problemas.

A partir disso então, as pessoas ao utilizarem essas soluções podem ter as melhores experiências e solucionarem seus problemas.

Com isso em mente, já dá pra se entender que a cultura do UX, consiste então, em ter o usuário e os seus problemas como centro das ações de desenvolvimento.

UX enquanto cultura consiste na disseminação entre os colaboradores de uma empresa a ideia de que o trabalho desenvolvido tem o objetivo em proporcionar a melhor experiência.

Ou seja, o usuário precisa conseguir sanar o seu problema através daquilo que foi criado.

Trabalhar com UX Design está totalmente ligado em sentido de pessoas: “As pessoas ignoram o design que ignoram as pessoas” (Frank Chimero)

Essa frase de Frank Chimero mostra muito o grande erro do mercado, em que as pessoas não se preocupam com o design que desenvolveu a solução.

E os designers por sua vez, acabam por ignorar as pessoas que utilizam as suas soluções.

O UX, vem então justamente para quebrar esse paradigma e fazer com que essa relação entre design e usuário seja de trocas constantes de informação e aprendizado.

Design pensam nas pessoas, que passam a pensar e dar atenção ao design!

Entenda mais ….

Até esse ponto, acredito que já esteja claro na sua mente a importância da cultura de UX dentro de uma empresa.

São inúmeros os benefícios reais que podem ser alcançados ao desenvolver soluções focadas na Experiência do Usuário.

Para isso veja o vídeo abaixo de um Treinamento Ministrado para os colaboradores da Accurate e se aprofunde mais e mais nesse assunto.

Não se esqueça de após assistir o vídeo enviá-lo para os seus amigos e espalhar cada vez mais a Cultura do UX Design.

Fique sempre atento também ao Blog da Accurate, com conteúdos ricos sobre tecnologia, nos acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e YouTube.

Autor

Luan Mateus
Luan Mateus
Com mais de 14 anos desenvolvendo produtos digitais, hoje atuo como especialista em UX Design na Accurate, sempre com foco em criar soluções centradas no usuário.
Nenhum artigo antes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *