Cloud Computing: Saiba o Que é, Como Funciona e seus Benefícios Blog Accurate

Cloud Computing

Cloud Computing: Saiba o Que é, Como Funciona e seus Benefícios

Já há algum tempo que se escuta falar sobre Cloud Computing ou Computação em Nuvem como um dos grandes avanços dessa área.

Essa nova forma de se fazer computação garante não só facilidade como maior segurança para armazenamento como para processos em geral. 

Contudo, ainda existem muitas dúvidas sobre a real importância e funcionalidade do Cloud Computing. 

Pensando nisso esse conteúdo foi criado acompanhe os tópicos a seguir e fique por dentro de tudo sobre a Computação em Nuvem.

O que é?

Cloud computing é um modelo de computação onde são oferecidos recursos de TI sob demanda, que podem ser acessados por meio da internet independente de plataforma.

Dessa forma, permite-se acesso à serviços como máquinas virtuais, servidores, armazenamento de dados, redes, segurança e aplicações.

Todos os serviços utilizados são precificados com base no tempo de uso, caso não utilize mais um serviço ele não será mais cobrado.

Como funciona?

A nuvem é composta por diversos servidores interligados pela rede ao redor do mundo que agrupam os recursos de armazenamento, processamento, comunicação de rede, memória e outros recursos computacionais.

O consumidor pode provisionar recursos por conta própria como quantidade de processadores, memória, tamanho de armazenamento e comunicação de redes.

É possível também, gerenciar o backup e outros recursos com facilidade com pouca ou nenhuma interação com o provedor.

Além de poder gerenciar sob demanda a elasticidade dessa infraestrutura aumentando a capacidade computacional das máquinas virtuais ou a quantidade de máquinas para atender sua aplicação ou software.

Benefícios da Cloud Computing

A Cloud Computing possui uma série de benefícios que vão desde os baixos custos de aquisição e armazenamento, como a segurança, os principais são:

– Serviço sob demanda: O consumidor pode provisionar recursos computacionais por conta própria e sob demanda manualmente ou de forma automática.

– Elasticidade: Provisionar recursos de acordo com a necessidade e sem excesso podendo aumentar ou diminuir de forma instantânea a capacidade computacional.

– Custo: O custo da nuvem se torna menor do que a infraestrutura tradicional (on premises) devido a não precisar comprar equipamento de TI.

Assim como pela energia utilizada pelo datacenter ou pela segurança, além de provisionar os recursos de acordo com a demanda do projeto do consumidor.

– Amplo acesso por rede: Todos os recursos da nuvem estão acessíveis através da rede e por qualquer plataforma como: Tablets, smartphones, notebooks e desktops.

– Confiabilidade: Os provedores de nuvem garantem a disponibilidade do seu serviço 24×7 e 365 dias por ano.

Em caso de falha de um servidor ou datacenter, o consumidor poderá facilmente migrar sua aplicação ou software para outro datacenter que estará distante fisicamente.

– Armazenamento: Armazenamento para acesso rápido, backup e restauração de dados de gerenciamento fácil e rápido, de acordo com a necessidade do consumidor.

Modelos de serviços de Cloud Computing

Conheça abaixo os modelos de serviços de Cloud Computing disponíveis:

  • IaaS – Infrastructure as a Service (Infraestrutura como Serviço): 

Neste modelo de serviço é oferecido ao consumidor acesso ao provisionamento de processamento, memória, comunicação de rede, armazenamento de dados e outros recursos computacionais.

Possibilitando assim a instalação e execução de softwares e sistemas operacionais, atualização e manutenção dos mesmos.

A segurança neste modelo de nuvem é compartilhada, onde a parte de segurança da aplicação, regras de firewall e rotas é por conta do consumidor e a segurança dos servidores e datacenters é por conta do provedor.

  • PaaS – Platform as a Service (Plataforma como Serviço): 

Com o PaaS, o usuário não tem mais a necessidade de gerenciar a infraestrutura, sendo assim, ele poderá se concentrar na implantação dos softwares e aplicações desenvolvidos.

Isso porque parte da infraestrutura e segurança também é compartilhada.

O consumidor ainda terá de gerenciar a segurança de sua aplicação ou software, e o provedor cuidará da segurança da infraestrutura.

  • SaaS – Software as a Service (Software como Serviço): 

O SaaS fornece ao consumidor um produto completo, onde este produto está sendo executado numa infraestrutura de nuvem.

Neste modelo não é necessário se preocupar com a manutenção do software ou da infraestrutura, se preocupando apenas em usar o produto

Alguns exemplos de SaaS são: Adobe, Gmail, Paypal, Netsuite, Slack, entre outros.

Modelos de Cloud

E enquanto modelos de Cloud, temos o seguinte:

  • Nuvem Privada: 

É um modelo de nuvem que é provisionado por uma organização ou por terceiros para uso exclusivo de uma organização.

Aqui a segurança da infraestrutura e dos dados armazenados são da organização, essa infraestrutura pode estar dentro das instalações da mesma ou fora dela.

  • Nuvem Pública: 

Modelo de nuvem que os provedores disponibilizam o acesso aos seus serviços ao consumidor por meio da internet.

Neste modelo, o provisionamento da infraestrutura de servidores e recursos de TI e segurança de nuvem é uma responsabilidade do provedor de nuvem.

  • Nuvem Comunitária: 

Temos aqui um modelo de infraestrutura de nuvem provisionado exclusivamente para uma comunidade de consumidores com interesses em comum de segurança ou políticas de uso.

Sendo que a manutenção e provisionamento dessa infraestrutura podem ser gerenciados por uma ou mais organizações dessa comunidade e podem estar dentro ou fora das instalações das organizações que participam dessa comunidade.

  • Nuvem Híbrida: 

Como o nome diz é a composição de duas ou mais infraestruturas de nuvem públicas, privadas ou comunitárias.

Podem participar organizações distintas que utilizam tecnologias padronizadas ou proprietárias permitindo a comunicação de dados.

Cloud Computing é especialidade na Accurate

A Cloud Computing é uma das grandes especialidades da Accurate sendo aplicada em seus projetos para garantir sempre o melhor pro cliente e para o mercado. 

Conheça mais sobre os nossos projetos acessando o site, e se caso for um profissional da área de T.I dá uma olhada na página de carreiras, tem sempre vaga em aberto.

Não deixe de acompanhar também as novidades do Blog da Accurate, e compartilhe esse conteúdo. 

Dá uma olhadinha também em nossas Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e YouTube

Autor

Accurate
Accurate
Inovação faz parte do nosso DNA, nascemos com a missão da “busca constante de domínio de novas tecnologias de informação para fornecermos as soluções mais adequadas às necessidades do negócio dos nossos clientes”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *