Transformação Digital: o que é, benefícios e tendências - Blog Accurate Blog Accurate

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Transformação Digital: o que é, benefícios e tendências

 

A transformação digital é o processo de adequação que as empresas passam visando substituir seus processos tradicionais de negócios por alternativas digitais, pautadas nos avanços tecnológicos recentes.

Atualmente, ouve-se muito sobre este termo, quando se trata de empresas e negócios.

A transformação é uma constante na nossa vida como seres humanos, e até mesmo na nossa história coletiva como humanidade.

Desde a forma que nos comunicamos, até a forma que nos relacionamos em sociedade, passamos por várias transformações, e nos dias de hoje, ela acontece cada vez mais rápido por conta do mundo digital. 

No entanto, você procura entender mais a fundo o que é uma transformação digital? Quais são os passos para uma? Existem realmente tantos benefícios, ou é apenas mais uma dessas tendências do momento, que vão se esvair rapidamente? 

Se você tem qualquer uma dessas dúvidas, continue lendo este artigo, pois explicaremos tudo sobre a transformação digital e como ela pode trazer benefícios para sua empresa.

Primeiro, o que é transformação digital?

A transformação digital é um processo que uma empresa passa a considerar a otimização de seus produtos e serviços, através da tecnologia. 

Pode se dizer que é um processo natural que qualquer negócio passa ao longo de sua existência.

No entanto, é um pouco mais profundo do que isso, porque precisa ser embasado na lógica do mundo digital: um ambiente com mudanças rápidas, respostas instantâneas, que tudo pode ser alterado e essa flexibilidade acontece de forma muito ágil, quase que instantânea

Pensando nesse cenário, a transformação digital precisa ser uma combinação entre comunicação e conectividade, informação e tecnologia, visando produzir valor ao cliente final, melhorando a eficiência de sua organização.

No mundo moderno e digital, é preciso inovar constantemente pensando na experiência do cliente para otimizar processos, reduzir custos e expandir o crescimento.

Mas, de onde vem essa ideia?

A transformação digital já vem ocorrendo de diversas formas, há mais tempo do que você pode pensar de início. 

Logo com o advento das televisões, empresas precisaram digitalizar a sua forma de fazer propagandas aos clientes, com a publicidade ocorrendo de forma generalizada por meios de comunicação em massa. 

No início dos anos 2000, com o surgimento das plataformas de redes sociais, novas formas de comunicação mais diretas para publicidade surgiram, e então foi necessária uma nova adaptação às particularidades desses meios. 

Com a evolução dos dispositivos móveis, essa comunicação foi radicalizada cada vez mais. As pessoas possuem agora todo o mundo em sua palma da mão, desde conhecimento até lojas e produtos concorrentes, criando então novas formas de fazer negócios. 

A comunicação digital, em tempo real, humanizada e individualizada, se tornou a norma esperada por consumidores de todas as esferas. 

A oferta de produtos e serviços está cada vez mais ampla, e com possibilidades de pagamento completamente digital, abrindo precedentes para empresas completamente digitais. O comércio online e as transações baseadas na web tomaram conta de todos os segmentos: varejo, bancário, e serviços. 

Nesse cenário completamente digitalizado, David L. Rogers, especialista em estratégia digital, escreveu o livro “Transformação Digital: Repensando o seu negócio para a era digital” (The Digital Transformation Playbook).

Neste livro, ele oferece um guia de como empresas podem se preparar para uma transformação digital, e ressalta os cinco pilares para que ela ocorra realmente, com os impactos e resultados desejados:

  • Clientes: entramos em uma era onde o cliente deve ser o principal influenciador nas decisões de produto, com uma rede dinâmica de comunicação entre ele e a empresa, com feedbacks constantes. A comunicação com o cliente precisa ser uma via de mão dupla.
  • Competição: a linha está cada vez mais turva entre concorrência e cooperação, e grandes players do mercado se comunicam em nível individual, com parcerias e trocas que beneficiam ambas as partes.
  • Dados: dados são gerados continuamente em todo o lugar, sendo necessário conseguir interpretá-los, conectando dados de diferentes áreas para gerar insights de valor ao seu negócio.
  • Inovação: a gestão precisa ser aberta à inovação em forma de experimentação com novas ferramentas e procedimentos, sempre baseado em testes e análise de resultados para garantir a alteração com melhores resultados para o negócio.
  • Valor: o principal gerador de valor para uma empresa deve ser a necessidade dos clientes.

Dessa forma, as transformações envolvem a aplicação das tecnologias e metodologias inovadoras, com todo o processo de adaptação aos seus preceitos e análise de impactos, para obter o melhor resultado em termos de transparência, segurança, otimização de recursos, entre outros.

A transformação digital depende da inovação

A inovação é simplesmente uma mudança que ocorre a partir de novos elementos introduzidos em um ambiente, seja uma mudança de postura, de tecnologia ou de cliente. No entanto, a inovação por si só não traz resultados, e pode ser mais disruptiva do que produtiva se não for encarada corretamente. 

Por isso, a partir da inovação vem a transformação digital, o processo de adaptação a essa inovação. É uma mudança de mentalidade e perspectiva de gestão, que olha para o ambiente organizacional como uma máquina dinâmica, que precisa ser ajustada e melhorada constantemente.  

A transformação então converte em métodos as ferramentas trazidas na inovação, com a análise dos impactos de cada alteração. Assim se alcança o objetivo de melhorar sempre o serviço ou produto em termos de transparência, segurança, custos, ou qualquer outro fator que esteja precisando de atenção em seu negócio. 

A inovação seria então apenas o primeiro passo para uma verdadeira transformação digital. 

Quais os benefícios que uma transformação digital pode trazer para a minha empresa?

  • Melhoria de processos organizacionais: O foco constante em dados mostra os pontos fortes e fracos na sua organização, permitindo então a melhoria de processos que são identificados como ineficientes.
  • Automatização de processos: A análise também permite a automatização de processos repetitivos e burocráticos, facilitando a fluidez do trabalho e otimizando os resultados.
  • Melhora na comunicação: A estrutura ágil é mais dinâmica e transparente, com menos burocracias e maior integração entre colaboradores de diferentes áreas, resultando em uma comunicação mais fluida e com menos desalinhamentos. 
  • Tomada de decisões mais assertiva: Com o aporte dos dados bem estruturados para análise, a tomada de decisões se torna um processo lógico de avaliação do que deu certo e do que não deu, e até de predições do que poderá ocorrer em diferentes casos com ferramentas de Inteligência Artificial e Machine Learning.
  • Melhor interação com clientes: Com as ferramentas de comunicação instantânea, o retorno e atendimento se dão de forma mais rápida e confortável para os clientes. 
  • Melhor adaptabilidade ao mercado: A mudança de cultura que ocorre com a transformação digital leva o incentivo à inovação e criatividade, pautada em entregas eficientes e na flexibilidade de adaptações, de acordo às necessidades do mercado e dos clientes. 
  • Aumento das margens de lucro: Com todos os processos de otimização e automatização de tarefas, o foco nas necessidades do cliente e a capacidade de se adaptar a elas, os custos são reduzidos e consequentemente há um aumento nas margens de lucro. 

Então, como implementar uma transformação digital em sua empresa?

Em seu playbook, David traz um infográfico explicando os conceitos-chave de cada um dos pilares destacados anteriormente, e como cada um deles contribui para a transformação digital. 

No entanto, o planejamento para tal é essencial para garantir que a transformação digital seja efetiva, e não apenas performativa. 

Foram levantados como os principais impedimentos para uma transformação digital na organização:

  • falta de investimento em ferramentas para possibilitar a experimentação e encontrar o melhor resultado;
  • falta de planejamento antes das alterações que acontecem caóticas e então se volta ao que tinha anteriormente;
  • e a falta de profissionais capacitados para tal.

Para mitigar o problema de falta de planejamento, apresentamos os seguintes passos que podem ser implementados para atingir a transformação digital:

1. Identificar objetivos

É necessário saber onde você quer chegar, para então definir como chegar lá. O primeiro passo precisa ser definir seus objetivos com essa transformação, seja o aumento do contato com o cliente final, diminuição de custos, ou qualquer outro objetivo final. 

2. Alinhamento da gestão

A gestão é a principal forma com a qual essa transformação ocorrerá. É necessário que todos estejam alinhados com os moldes da nova cultura, para que então isso seja repassado aos funcionários e a transformação atinja a empresa como um todo.

3. Diagnóstico da situação atual

Agora que todos estão na mesma página, é necessário avaliar a situação atual em que sua empresa se encontra, qual estágio de coleta e análise de dados, quais processos analógicos e quais digitais, para daí se definir quais precisam ser alterados.

4. Desenvolver arquitetura 

Com toda essa informação em mãos, é necessária uma análise de ferramentas e tecnologias disponíveis no mercado que podem auxiliar no objetivo, e daí desenvolver uma arquitetura e infraestrutura capazes de suportar a operação.

5. Implementação da estratégia

A estratégia deve ser implementada seguindo uma jornada ágil, com entregas rápidas, definição de conceitos e equipes interdisciplinares.

6. Testes e experimentações

Diferentes plataformas podem trazer diferentes resultados. É necessário investir e testar para ter o melhor resultado possível.

7. Acompanhamento de resultados e melhoria contínua 

Os dados não significam nada se não tivermos a análise dos mesmos, e a partir de pontos de atenção levantados gerar planos de ação para melhorias contínuas. 

8. Capacitação de profissionais

O treinamento de seus colaboradores nas tendências de transformação digital, assim como nas tecnologias mais aderentes do mercado, vão garantir que toda a sua organização esteja com o mesmo foco e objetivo, e com as ferramentas necessárias para atingi-los.

Então, quais são as tendências da transformação digital que podemos destacar?

Computação em Nuvem 

A base para todo sistema é a infraestrutura, e a transição de ambientes físicos pela Cloud é uma tendência muito comum na transformação digital, e com razão. A Cloud traz maior robustez, mas com flexibilidade para o seu ambiente, sendo possível adequar ao momento em que sua empresa está. Consistência e a estabilidade do ambiente em nuvem também são essenciais para as alterações dinâmicas do modelo ágil de entregas, e para armazenar e gerir todos os dados, documentos e sistemas que seu negócio precisa. 

Mobilização

Os dispositivos móveis são cada vez mais o meio de comunicação preferencial de consumidores ao redor do mundo, desde o processo de compra e venda, atendimentos gerais, e até bancos e pagamentos.

É necessário que as empresas entendam as tendências do consumidor para desenvolver sites e aplicativos que não sejam apenas híbridos, mas que tenham toda a mentalidade do mundo digital: agilidade, eficiência e flexibilidade.

Business Intelligence

Tomar decisões assertivas se torna cada vez mais importante nesse mundo dinâmico, e com os insights baseados em dados coletados, bem estruturados e limpos, as decisões são mais fáceis de serem tomadas.

Com a grande quantidade de dados coletados, é importante saber quais coletar, e quais relacionar entre si, para atingir um bom resultado.

Inteligência Artificial e Machine Learning

Com a inteligência artificial é possível criar sistemas que identificam padrões e tendências, levando a predições bem estruturadas com base nesses dados.

Através do Machine Learning, o sistema se aperfeiçoa a cada decisão, automatizando e refinando tarefas realizadas, como campanhas de Marketing, fluxos de atendimento e onboarding, ou qualquer outra tarefa repetitiva presente em seu negócio. 

Quer saber mais sobre Transformação Digital?

Pensando em esclarecer diversos pontos que envolvem o tema Transformação Digital, a Accurate promoveu um Webinar exclusivo.

Conduzido por Pedro Arruda, Diretor Comercial da Accurate, este bate-papo conta com a participação de Mario Mafra, Vice-presidente de Finanças do IBEF/SP, e Nilson Neves, Gerente de TI da Rodobens Negócios Imobiliários (RNI).

Confira na íntegra como foi esse encontro:

Conclusão 

Então, quando falamos de transformação digital estamos falando de muito mais do que apenas uma atualização de tecnologias por parte das empresas. 

Por mais que seja muito importante se manter atualizado em questões de tecnologias inovadoras do mercado e os benefícios que elas podem trazer ao seu negócio, o mais importante é ter uma cultura digital em sua empresa. 

A cultura precisa ser praticada por todos: colaboradores, gestores e diretores. É uma educação em sua empresa que precisa ser recorrente e para isso precisa de investimento, seja de tempo ou de dinheiro. 

O foco no cliente, com feedbacks constantes sobre seu produto ou serviço, em conjunto com a flexibilidade e abertura às mudanças pautadas em dados bem estruturados é a base de uma transformação digital efetiva em seu negócio. 

No entanto, você não precisa fazer tudo sozinho. 

Se apoiar em recursos que tenham o conhecimento e a estrutura para realizar uma transformação digital pode ser a chave do sucesso. 

Isso pode vir em forma de consultorias internas e externas, ou a contratação de equipes para realizar a migração do ambiente físico para a Cloud, o desenvolvimento ou atualização de um app para ser mais focado no que o seu cliente precisa, ou a estruturação de um Data Warehouse, com dados limpos e organizados para gerar os melhores insights que auxiliam na sua tomada de decisão. 

Em qualquer um desses pontos, nós da Accurate podemos te ajudar. 

São 30 anos de experiência em inovação tecnológica, nos atualizando sempre nas tendências de desenvolvimento, infraestrutura e negócio que trazem resultados aos nossos clientes.

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Autor

Aline Martins
Aline Martins
Profissional da área de Customer Success, no mercado de trabalho desde 2018. Atuo buscando melhorias na forma de se relacionar com o cliente, garantindo sempre a melhor experiência para todos os clientes e colaboradores envolvidos.

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