Saiba o que são Ambientes Sandbox, e como a Accurate cria os seus Blog Accurate

Ambientes Sandbox

Saiba Agora o que são Ambientes Sandbox, e como a Accurate cria os seus AWS CloudFormation

Saiba Agora o que são Ambientes Sandbox, e como a Accurate utiliza o AWS CloudFormation para Criá-los

É urgente e essencial falar sobre segurança em aplicativos, sites e sistemas desde o período de testes até o uso diário, para isso, é importante conhecer os Ambientes Sandbox.

A ferramenta, mesmo que não muito conhecida, é muito útil para garantir a segurança de dados e funcionamento de softwares quando for realizar testes, por exemplo

Utilizar Ambientes Sandbox para projetos que necessitem de testes frequentes e alterações pode ser um caminho eficiente e seguro.

Acompanhe nesse material, uma explicação do que são Ambientes Sandbox e como a Accurate realiza a criação deles através do AWS CloudFormation.

O que são Ambientes Sandbox?

É de conhecimento de todos que quando queremos nos proteger de ataques e invasões no mundo tecnológico é comum recorrer para o auxílio de antivírus ou antispywares.

Contudo, há métodos mais simples para proteger seu computador ou sistema de invasões e perdas de dados, com especial enfoque em processos de testes e modificações.

Essa forma é através de Ambientes Sandbox: que é uma palavra de língua inglesa que em tradução direta significa: Caixa de Areia.

A ideia de Ambientes SandBox é justamente essa, criar um outro espaço onde você pode realizar testes sem prejudicar o sistema principal.

O pensamento é o mesmo quando você usa caixas de areias para exercícios, onde você pode sofrer quedas que o impacto será amenizado, não lhe causando grandes problemas.

Portanto, quando você cria um Ambiente Sandbox em um sistema, o objetivo é justamente esse: proteger o sistema principal, enquanto se realiza testes ou alterações.

Isso porque quando se realiza alguma mudança, ou mesmo o teste de uma nova funcionalidade em um sistema, é muito comum que ele fique menos protegido.

Ou seja, ele fica suscetível a invasões o que podem prejudicar e trazer grandes problemas para o negócio.

Com um Ambiente Sandbox é possível verificar se as novas funcionalidades são eficientes fora do ambiente principal, e somente quando estiver tudo certo implantá-las.

Benefícios

Primeiro de tudo, o grande benefício é a possibilidade de que as alterações em uma ferramenta sejam implantadas somente depois que você realizar diversos testes.

Há também a garantia de segurança dos dados que o sistema, site ou ferramenta possua  protegendo-os de ataques e afins.

Com a utilização de um Ambiente Sandbox é você consegue manter a ferramenta sempre eficiente e atualizada de acordo com as necessidades dos usuários.

Por último, é possível reduzir os erros e problemas da ferramenta, mantendo-a sempre atualizada e testando frequentemente as suas funcionalidades.

Criando Ambiente Sandbox com o AWS CloudFormation

A Accurate sempre se preocupa em oferecer não só ferramentas usuais, como também garantir a segurança para o usuário.

Para isso ela se utiliza dos Ambientes Sandbox através do AWS CloudFormation da Amazon.

De acordo com o definido no projeto o objetivo era criar Ambientes Sandbox utilizando AWS CloudFormation, facilitando a recriação, atualização ou exclusão.

Além disso, buscava-se garantir isolamento de cada ambiente para cada área de negócio e criar data lake, utilizando data catalog e database e mantendo isolamento por áreas.

Por último o projeto visa manter isolamento dos ambientes Sandbox do ambiente de Produção.

Estratégia e Caminho utilizado

Antes de tudo o time realiza uma análise para utilização dos serviços AWS, através dos seguintes caminhos:

  • AWS EC2
  • AWS S3
  • AWS Glue (Data Catalog)
  • AWS LakeFormation 
  • AWS Redshift (Data Base)
  • AWS RDS (Data Base)

Com a análise realizada é o de definir os parâmetros a serem utilizados na criação dos ambientes e os Outputs das Stacks criadas pelo AWS CloudFormation.

O caminho para a criação do Ambiente Sandbox por meio do AWS CloudFormation, tem cinco passos a serem seguidos:

O Passo nº1 é gerar imagem de instância EC2 contendo Windows Server 2008 R2 e outros softwares para criação de Sistema Operacional padrão.

No 2º Passo se configura o AWS S3 para utilização em conjunto com AWS Glue e AWS Redshift e se associa AWS Lambda para gerir tamanho máximo permitido para arquivos.

Hora de partir para o Passo nº3, que é criar o Data Catalog, o cluster de Database (baseado no banco de dados produtivo) e Data Lake (AWS Glue, Redshift e Lake Formation).

Como Passos nº4 e nº5, temos respectivamente a criação de regras do Data Lake e de DataBase (AWS RDS).

Entre as dificuldades está o fato de estar lidando com muitos serviços e tecnologias diferentes aumentando a complexidade da automação por meio do AWS CloudFormation.

No entanto, foi possível atualizar a documentação e entregar a comunidade ativa.

Resultados da Criação do Ambiente Sandbox da Accurate

Seguindo as estratégias apresentadas, foi possível entregar os Ambientes Sandbox conforme o solicitado e esperado, e tudo isso isolado por área do negócio.

Foram entregues também os documentos descritivos do ambiente para gerenciamento de todos os requisitos necessários.

O projeto entregou também agilidade e menor quantidade de erros ao gerir os ambientes, assim como automação para criar, atualizar ou desfazer ambientes conforme necessidade.

Projetos Seguros é com a Accurate

Quer desenvolver uma ferramenta com altos padrões de segurança e eficiência? Venha com a Accurate.

Nosso time está preparado para criar as melhores e mais modernas ferramentas para o seu negócio, com alto padrão de segurança e eficiência.

Continue acompanhando o Blog da Accurate e as Redes Sociais para todas as novidades:  Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e YouTube.

Autor

Cawan Porto
Cawan Porto
Possui 8 anos de experiência como especialista em infraestrutura de servidores de aplicação, Devops e Cloud Computing. Atuou em diversos projetos de missão crítica com participação desde a elaboração da arquitetura de infraestrutura, passando pela implantação e sustentação dos ambientes. Apaixonado por tecnologia está sempre evoluindo e buscando novos conhecimentos e especializações de forma a se manter sempre atualizado com relação as inovações e evoluções de tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *