Mercado de TI 2023: Panorama e Tecnologias Vencedoras - Blog Accurate Blog Accurate

Mercado de TI 2023: Panorama e Tecnologias Vencedoras

 

A projeção do mercado de TI para 2023 é de crescimento acelerado em vários segmentos do setor, com altíssima demanda por profissionais da área.

Isso tudo foi impulsionado, em grande parte, pelos acontecimentos mundiais que ocorreram nos últimos anos, promovendo a Transformação Digital da economia brasileira.

Metaverso Industrial, Inteligência Artificial, Cloud Computing, Blockchain, mercado de trabalho aquecido e conectividade são apenas algumas das projeções para este ano.

Confira mais detalhes neste post e comece o ano por dentro do assunto.

Panorama do Mercado de TI 2023

A Transformação Digital já é uma realidade, sendo cada vez mais presente nos processos corporativos e uma necessidade para o sucesso dos negócios.

Essa mudança na forma de conduzir tais processos visa conectar empresas, produtos e serviços aos clientes, agregando valor e se adaptando aos novos padrões de consumo e de vida.

Assim, o emprego de novas tecnologias, ou incremento das já existentes, se torna um ciclo quase infinito na busca pela otimização de processos, e influencia diretamente na demanda por mão de obra especializada.

Esse fator é decisivo e pode ser o diferencial na oferta de produtos e serviços em mercados competitivos.

Confira a seguir algumas das tecnologias vencedoras que impactarão o mercado de TI em 2023.

Indústria 4.0 e Metaverso Industrial

indústria4.0

Em 2022 vimos o movimento por parte das indústrias na busca por investimentos em tecnologia, conectividade e equipamentos, visando garantir altos níveis de produtividade.

Para 2023, a tendência é que esse movimento se consolide e o segmento invista em ferramentas digitais que fornecerão maior agilidade, precisão e escalabilidade.

Aqui, o emprego de soluções como realidade aumentada (RA) e realidade mista (RM) criam a base para o metaverso industrial, um ambiente voltado para capacitação dos trabalhadores envolvidos nos processos.

Tecnologias wearable e hands-free, óculos digitais e softwares de suporte com RA devem sofrer maior adesão, facilitando a execução de tarefas à distância.

Inteligência Artificial

inteligência artificial

Você já deve ter ouvido falar que os dados viraram o novo petróleo, não é mesmo?

A evolução que vivemos nos últimos 5 anos foi muito grande e rápida. No ambiente empresarial, isso se reflete no aumento da capacidade das empresas em coletar, processar, organizar e armazenar uma grande quantidade de dados.

Mas os dados por si só não entregam as informações que precisamos. Assim, o novo petróleo se encontra na capacidade de analisar e usar estes dados com sabedoria.

É aí que entra a utilização da IA na análise de dados, potencializando resultados e evitando falhas no processo.

No mercado de TI em 2023, entre as tendências em Inteligência Artificial, se fará presente diversas soluções de IA em torno de ferramentas modernas, conectadas com realidades virtuais e aumentadas, aprimorando ainda mais as capacidades computacionais.

Cloud Computing

cloud computing

Segundo um relatório elaborado pela Gartner, empresa especialista em pesquisa de tecnologia, o mesmo mostrou que a computação em nuvem deve crescer em 2023.

Um aumento de aproximadamente US$ 591,80 bilhões em 2023, que representa um aumento de 20,97% em relação aos US$ 490,30 bilhões em 2022.

“A computação em nuvem continuará sendo um bastião de segurança e inovação, apoiando o crescimento em tempos incertos devido à sua natureza ágil, elástica e escalável”, disse Sid Nag, vice-presidente e analista do Gartner, sobre o crescimento da área.

Este é um segmento do mercado de TI que merece atenção em 2023.

Blockchain

mercado de ti 2023 blockchain

O sucesso do Bitcoin desencadeou o estabelecimento de quase 1000 novas criptomoedas, levando à ilusão de que a única aplicação da tecnologia blockchain é para a criação das mesmas.

No entanto, a tecnologia blockchain é capaz de muito mais do que apenas criar criptomoedas e pode suportar transações como as que exigem identificação pessoal, revisão por pares, eleições e outros tipos de decisões democráticas e trilhas de auditoria.

Em 2023 devemos chamar a atenção para esta tecnologia, que possui relação direta com o mercado financeiro e envolve transações de dinheiro virtual ou criptomoedas através de um sistema criptografado.

O foco estará na regulamentação que exigirá a segregação dos prestadores de serviço de negociação e custódia, e transparência no mercado.

Conectividade

conectividade

Seja você uma indústria, um pequeno varejo, uma corporação internacional ou usuário final, não importa: é preciso estar conectado!

A conectividade é e continua sendo o grande fator que permeia todas as soluções e inovações, presente em todos os segmentos da economia e da sociedade.

Aqui destacamos a implantação do 5G, mais uma evolução de padrão da internet, que viabiliza soluções que antes não eram possíveis, agregando mais velocidade para internet e permitindo assim uma capacidade mais ampla de processamento dos dispositivos conectados.

Internet das coisas (IoT), automação industrial, agronegócios e uma infinidade de outras áreas ganharão vantagem competitiva, abrindo possibilidades para investimentos e lugar de destaque no mercado de TI para 2023.

Demanda por profissionais de TI

mercado de ti 2023 profissionais

Segundo um estudo divulgado pela Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais, a demanda por profissionais nas áreas de software, serviços de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e TI In-House (Tecnologia da Informação Interna) no Brasil deve chegar a 797 mil vagas nos próximos três anos.

Acompanhar este ritmo de crescimento acelerado é um desafio para todas as companhias, independente de seu porte ou ramo de atuação, e irão continuar ditando os rumos do mercado de trabalho neste ano.

Além disso, o modelo de trabalho puramente remoto ou híbrido chegou para ficar, e essa tendência deverá acelerar em 2023.

Contratações facilitadas por meio da quebra de barreiras físicas, economia de custos, ganhos de produtividade e maior satisfação dos trabalhadores.

Se você é desenvolvedor, ou outro profissional da área, essa é uma ótima notícia, não é mesmo?

Soluções tecnológicas vencedoras é com a Accurate!

Como vimos ao longo deste artigo, muitas das tendências do mercado de TI em 2023estão em nossas mãos!

Presentes na maior parte das operações do dia a dia, movimentando recursos e equipes por todo o planeta e em muitas empresas.

A diferença é que a partir do ano que vem passaremos a vê-las com mais clareza e, por meio delas, seguiremos inovando durante muitos e muitos anos.

E inovação é com a gente!

Seja qual for a tecnologia, ou o ramo de atividade de seu negócio, trabalhamos sempre para entregar soluções que vão de encontro a sua necessidade, com excelência e resultados.

Ficou interessado? Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas e saiba como a Accurate pode desenvolver seu projeto com segurança, qualidade e escalabilidade.

soluções tech

Compartilhe esse conteúdo e continue acompanhando as atualizações do Blog da Accurate.

Se você for um profissional de T.I, ou áreas similares e desejar fazer parte da Accurate, acesse a página de carreiras, veja as vagas abertas e cadastre o seu currículo.

Não deixe também de acompanhar nossas Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube.

Autor

Accurate
Accurate
Inovação faz parte do nosso DNA, nascemos com a missão da “busca constante de domínio de novas tecnologias de informação para fornecermos as soluções mais adequadas às necessidades do negócio dos nossos clientes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *