Case Stratolit: Saiba Como Utilizamos o ELK para essa Solução Blog Accurate

Case Stratolit: Saiba Como Utilizamos o ELK (Elasticsearch, Logstash e Kibana) para essa Solução

Tecnologias e técnicas modernas como ELK (Elasticsearch, Logstash e Kibana) podem auxiliar muito em projetos dos mais diversos tipos. 

E mais do que uma desenvolvedora de soluções tecnológicas, nós da Accurate nos preocupamos com o desenvolvimento do mundo através dessa tecnologia. 

Por esse motivo, entramos em parceria com a Stratolit com o seu produto Sentinel, voltado para melhorar a acessibilidade à informação precisa no agronegócio. 

Continue acompanhando esse conteúdo e saiba tudo sobre como foi desenvolvido esse projeto.

Mas primeiro, qual é o problema que está sendo solucionado? 

O produtor rural precisa de formas de monitorar as condições ambientais, com as informações necessárias para auxiliar em suas tomadas de decisão ao longo do processo de cultivo. 

Essas informações são essenciais para aumentar o custo benefício da cadeia produtiva, evitando grandes perdas que poderiam ser previstas. 

A maioria das soluções apresentadas para aumentar os dados colhidos nessa frente depende de um ponto de acesso à internet, utilizando a Internet das Coisas (IoT). 

Esse fator inviabiliza a instalação desses equipamentos em locais remotos, onde a conectividade convencional não está disponível, como é o caso de muitas áreas rurais. 

Como forma de viabilizar o envio de dados a partir de locais sem nenhuma cobertura de internet convencional, a Stratolit desenvolve soluções independentes e de baixo custo via satélite.

O primeiro produto desenvolvido é a Sentinel, um equipamento dedicado à coleta de dados meteorológicos e ambientais.

O produto serve tanto de ponto de coleta de dados como Gateway para envio via satélite de dados de sensores que antes precisavam de um ponto exclusivo de internet. 

Segue abaixo uma foto da primeira estação ambiental instalada, a Sentinel 1: 

sentinel_instalado

Os dados coletados diretamente no dispositivo são: temperatura, pressão, umidade, ponto de orvalho, velocidade e direção do vento, irradiação solar e chuva acumulada. 

Já exemplos de sensores remotos que podem fazer conexão com a plataforma são sensores de umidade do solo, nível de reservatórios, detectores de incêndio, entre outros. 

Além disso, conta com um painel solar como fonte de energia e sensores ambientais que não possuem partes móveis, requerendo virtualmente nenhum tipo de manutenção.

Os dados ambientais coletados são então utilizados em algoritmos para correção de modelos meteorológicos, reduzindo drasticamente os erros de previsão do tempo para a localidade da estação. 

É aí que entra a atuação da Accurate com o ELK…

Nós desenvolvemos uma dashboard para apresentar os dados coletados em cada uma dessas estações meteorológicas, que se tornará um site com o andamento do projeto. 

Nessa página, apresentamos primeiro um mapa que tem marcações para todas as estações meteorológicas, que são clicáveis. 

Ao selecionar uma estação, você visualiza os últimos dados recebidos daquela estação, que são atualizados a cada 15 minutos. 

É possível selecionar também uma visualização histórica de cada estação, dando a opção de observar os padrões de cada região. 

Para desenvolver o Produto Mínimo Viável (MVP) nesse projeto, utilizamos a ELK – junção das ferramentas Elasticsearch, Logstash e Kibana. 

O Elasticsearch atua como o banco de dados, armazenando todas as informações recebidas, o Logstash é o receptor desses dados, e por fim o Kibana é a interface que apresenta todas essas informações. 

Além disso, um módulo de ingestão foi desenvolvido utilizando um microsserviço com o framework Spring Boot em Java. 

Tais informações são recebidas via satélite, tratadas e enviadas para o Logstash que são apresentadas na interface. 

“Fomos surpreendidos. O pessoal da Accurate entendeu exatamente onde estávamos, e como poderiam nos ajudar. “ – Francesco Lena, Co-fundador da Stratolit.

…. veja como ficou:

Abaixo segue como está a primeira versão dessa dash, ainda em constante evolução:

Dashboard Stratolit

As informações exibidas são: temperatura, umidade, pressão, velocidade do vento, precipitação, incidência de raios UV, e temperatura de orvalho. 

Com a coleta de dados a cada 15 minutos, o banco é extenso e com isso temos informações suficientes para realizar previsões com maior precisão utilizando algoritmos e modelos de inteligência artificial. 

Assim, o agricultor tem informações detalhadas e confiáveis sobre cada região próxima a uma dessas estações, auxiliando no processo de tomada de decisão e melhoria do custo benefício do cultivo. 

“A Accurate foi a primeira empresa a investir na ideia da Stratolit e Sentinel. E deu certo. Hoje estamos finalizando os testes com os protótipos e seguindo para o projeto piloto. Em breve vamos começar o desenvolvimento das outras plataformas com a Accurate, claro, porém com novos investidores.” – Franceso Lena, Co-fundador da Stratolit.

Accurate e Stratolit, mais uma parceria de sucesso!

Estamos sempre buscando soluções inovadoras em vários segmentos de mercado. 

Portanto, seja você também um parceiro de sucesso da Accurate e deixe que as nossas soluções façam do seu negócio um sucesso. 

Compartilhe com seus amigos esse conteúdo e continue acompanhando as atualizações do Blog da Accurate.

Se você for um profissional de T.I, ou áreas similares e desejar fazer parte da Accurate, acesse a página de carreiras, veja as vagas abertas e cadastre o seu currículo.

Não deixe também de acompanhar as Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e YouTube.

Autor

Aline Martins
Aline Martins
Profissional da área de Customer Success, no mercado de trabalho desde 2018. Atuo buscando melhorias na forma de se relacionar com o cliente, garantindo sempre a melhor experiência para todos os clientes e colaboradores envolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *