Case de Sucesso: Alocação de Squads Ágeis na Claro - Blog Accurate Blog Accurate

squads-ágeis-claro

Case de Sucesso: Alocação de Squads Ágeis na Claro

Veja como entregamos resultados para a Claro com nossas squads ágeis há mais de cinco anos.

 

O modelo de squads ágeis é uma tendência nas empresas que desenvolvem tecnologia, pelo baixo custo de especialização e grande agilidade e qualidade na entrega de resultados. 

Baseado em equipes auto gerenciáveis, trabalhando em sprints curtas, possibilitando o acompanhamento gradual do produto, e também mudanças dinâmicas conforme as necessidades do mercado.

Podemos oferecer squads completas, modelos de composição cooperativa entre profissionais do cliente e da nossa equipe, ou até a alocação de profissionais individuais de Scrum Master e Product Owner, segundo a necessidade de cada cliente.

Acompanhe este artigo e confira como entregamos resultados para a Claro com nossas squads ágeis há mais de cinco anos.

O que são Squads Ágeis?

O modelo de squads ágeis é uma tendência nas empresas que desenvolvem tecnologia, por oferecer diversos benefícios.

O primeiro deles é o baixo custo de especialização, uma vez que se contrata uma equipe já formada, com todos os perfis necessários para o desenvolvimento de soluções de qualidade.

Além disso, existe a confiabilidade para cumprir prazos, facilitada pela metodologia, e o foco em resultados de forma eficaz, com a possibilidade de alterações de prioridades e escopo ao longo das entregas. 

Hoje mostraremos como nossas squads ágeis entregam resultados para a Claro há mais de cinco anos.

A proposta de aplicação das Squads Ágeis

A proposta foi para o desenvolvimento e melhoria constante de soluções digitais para seus clientes, aumentando a quantidade de usuários que conseguem resolver seus problemas via autoatendimento online, uma vez que o custo por atendimento humano via telefone é muito elevado para a operação.

A solução escolhida foi a alocação de squads ágeis, composta por uma equipe pronta e com sinergia para entregas rápidas e confiáveis.

Este modelo ágil considera em média seis desenvolvedores, dois QAs, um Scrum Master, um Product Owner e um Designer UX. 

Na Accurate oferecemos squads completas, modelos de composição cooperativa entre profissionais do cliente e da nossa equipe, ou até a alocação de profissionais individuais de Scrum Master e Product Owner, de acordo com a necessidade do cliente.

No caso da Claro, a composição das squads varia entre profissionais da Accurate e demais empresas, trabalhando em conjunto com as demais squads que compõem a equipe de tecnologia da Claro. 

O time trabalha para entregar partes do escopo de desenvolvimento a cada duas semanas. Dessa forma o cliente consegue acompanhar o produto gradualmente, sem precisar esperar uma única entrega.

A grande diferença que esse modelo traz é a possibilidade de mudanças dinâmicas. É possível validar se o produto está aderente às necessidades do momento, ou se é preciso realizar adequações rapidamente às alterações de estratégia e mercado. 

A cada três meses, as squads se reúnem e escolhem as histórias com mais ganhos, conforme o objetivo estabelecido de aumento do uso de ferramentas de autoatendimento online.

A partir do evento, são definidas seis sprints com tarefas e prazos de entrega definidos, incluindo o processo de teste de qualidade para garantir que o produto disponibilizado ao cliente final seja eficaz.

Durante esse período de três meses, as seis sprints ocorrem com o desenvolvimento da solução a partir de análises de UX, e com o acompanhamento de resultados de cada entrega. 

Atualmente, depois de cinco anos de trabalho mútuo entre Accurate e Claro, temos três squads na equipe, que através do desenvolvimento e aprimoramento de soluções digitais atingimos o objetivo de atender 7 a cada 10 clientes pelo meio digital, trabalhando para alcançar a meta de atender 9 via esse meio.

Conte com a Accurate para inovar o seu negócio

O modelo de alocação de squads ágeis tem trazido resultados em várias empresas onde a tecnologia e a inovação são a base do negócio. 

Se você precisa de uma equipe treinada, que segue a metodologia ágil, de custo fixo, com monitoramento e acompanhamento por sprint e com garantia de qualidade, entre em contato conosco da Accurate.

Nosso propósito com a alocação de squads ágeis é levar inovação e soluções para seu negócio, com uma equipe qualificada e colaborativa.

Ficou interessado? Entra em contato agora mesmo com um de nossos especialistas e saiba como a Accurate pode desenvolver seu projeto com segurança, qualidade e escalabilidade.

squads-ágeis
Compartilhe com seus amigos esse conteúdo e continue acompanhando as atualizações do Blog da Accurate.

Se você for um profissional de T.I, ou áreas similares e desejar fazer parte da Accurate, acesse a página de carreiras, veja as vagas abertas e cadastre o seu currículo.

Não deixe também de acompanhar as Redes Sociais: FacebookInstagramTwitter e Linkedin.

Autor

Aline Martins
Aline Martins
Profissional da área de Customer Success, no mercado de trabalho desde 2018. Atuo buscando melhorias na forma de se relacionar com o cliente, garantindo sempre a melhor experiência para todos os clientes e colaboradores envolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *