IoT, Internet das Coisas: Conheça sua Definição, Vantagens e Aplicações Blog Accurate

Internet das Coisas, IoT

IoT, Internet das Coisas: Conheça sua Definição, Vantagens e Aplicações

A Internet das Coisas ou IoT é uma das grandes tecnologias do momento e que tem cada dia mais se tornado comum no dia a dia das pessoas. 

Quando falamos de Internet das Coisas, estamos pensando nos objetos, softwares e aplicações que se conectam através da Internet, facilitando ações do dia a dia. 

Hoje já são inúmeras as possibilidades de IoT, entre elas: televisões de áudio e voz, lâmpadas, trancas eletrônicas e por aí vai, sem contar dispositivos para empresas.

Se liga então nesse post, entenda mais sobre IoT ou Internet das Coisas e saiba como ela pode te ajudar no dia a dia.

Conceituando Internet das Coisas

A Internet transformou as pessoas em seres conectados, celulares smartphones e redes sociais nos tornaram pessoas da internet. 

E como a tecnologia está sempre em evolução, era óbvio que ela caminharia para tornar nosso dia a dia cada vez mais conectado além de redes sociais e da navegação na internet. 

O desenvolvimento tecnológico propiciou então que equipamentos e objetos que nos rodeiam tornem-se conectados à internet.

Hoje, podemos conectar TVs, Câmeras de Seguranças, Equipamentos Eletroeletrônicos, Lâmpadas, Carros e tantas outras coisas.

Essa evolução é conhecida pelo seu termo em Inglês “Internet of Things (IoT)” que no português é tratado como Internet das Coisas e com a mesma abreviação do termo original.

A conexão, então, de dispositivos e objetos possibilita o controle simplificado dos equipamentos podendo ser realizado por comandos de voz ou direto pelo celular. 

Um grande exemplo é o Hub de Casa Inteligente que o dispositivo Alexa da Amazon traz, onde é possível conectar objetos da casa e ligá-los e desligá-los com apenas um comando de voz.

Mas não se engane, a Internet das Coisas não se limita a conectar equipamentos e objetos da casa, ela pode também conectar a produção de uma indústria e de uma empresa como um todo.

Mas onde podemos utilizar a Internet das Coisas?

Assim, como o conceito, a Internet das Coisas, IoT, tem justamente o objetivo de conectar o maior número de equipamentos e dispositivos ao nosso redor. 

E o melhor de tudo, é que ela pode ajudar não só com equipamentos e dispositivos do dia a dia, o mundo empresarial em diversas frentes pode se beneficiar da IoT.

As Indústrias podem garantir processos de fabricação conectados que conseguem controlar qualidade, quantidade e eficiência da produção, assim como emitir alertas sobre faltas de componentes e afins.

Se pensarmos no setor Automotivo, além da parte produtiva há também o investimento em sistemas integrados aos veículos que informem problemas, situações e particularidades do carro, garantindo sempre o melhor funcionamento para o usuário.

Já no campo de Transporte e Logística temos: controle de rotas, monitoramento total de velocidade e funcionamento dos veículos e das entregas.

A Agropecuária pode garantir  informações em tempo real sobre as plantações e as variáveis que podem atingir as mesmas, assim como controle de animais.

Lojas e Comércios varejistas ganham com controles de estoque, movimentações, contato com os clientes, envio de ofertas personalizadas, prateleiras inteligentes, e muito mais.

A IoT auxilia na Assistência Médica em diversas frentes, desde o processo de gestão de atendimento, como em aparelhos e equipamentos de medição de batimentos cardíacos, por exemplo.

Outro setor que pode-se beneficiar da tecnologia de IoT é a segurança em geral com câmeras conectadas diretamente com sistemas, celulares e afins.

Tudo isso, garantindo monitoramento 24 horas e inteligência suficiente para detectar movimentos suspeitos, emitir alertas e afins.

Outro benefício é monitorar trabalhadores em situações de risco, de saúde e afins também fazem parte do campo da segurança.

IoT mais acessível com Sistemas no modelo SaaS

Talvez agora acende-se um alerta: “poxa, mas investir nessa quantidade de possibilidades de conexões ficará muito caro”.

Calma, já há formas baratas e acessíveis de investir em Internet das Coisas nos empreendimentos e uma delas é através de Softwares no modelo SaaS. 

Ou seja, você pode contratar serviços de conexão e controle de equipamentos através de modelos de softwares prontos e que você assina pelo período que usa.

A única desvantagem nesse caso, é que esses softwares são modelos prontos e acabam sendo fechados às grandes alterações. 

Dessa forma, se o desejo é algo mais personalizado e aproximado com a realidade da sua empresa, somente desenvolvimento próprio poderá atender a demanda.

Mas já é uma opção para quem quer começar a investir na conexão para trazer maior produtividade para o dia a dia dos negócios.

E tem para onde evoluir?

Muita coisa já apresentada aqui nesse material já mostra um salto evolutivo na conectividade e tecnologia do dia a dia. 

Contudo, ainda é possível evoluir e muito em conectividade, utilizando-se assim dos dados obtidos para melhorar a produtividade e resultados de empresas.

Um dos grandes “empecilhos” para que a IoT ainda não seja tão popular como o desejado, é a conexão móvel no Brasil. 

Contudo, com a instalação do sinal 5G, especialistas acreditam que será mais comum do que nunca objetos e equipamentos com conexões. 

Dessa forma, no dia a dia a Internet das Coisas tende a se tornar mais comum do que nunca. 

Outro projeto que já vem sendo estudado e colocado em prática em diversos lugares do mundo, são as chamadas Cidades Inteligentes ou Conectadas. 

Nessa ideia, tudo na cidade é conectado, desde o semáforo, até sensores para prever com maior precisão temporais e situações climáticas assim como controle de movimentações e segurança. 

O conceito de Cidade Inteligente pode ser algo que faça evoluir o processo de gestão e administração dos municípios, garantindo não só maior eficiência como maior segurança.

Com tudo conectado, os dados chegam mais rápido às nossas mãos e o mundo corre mais rápido para o próximo estágio de evolução. 

Benefícios e Preocupações com a IoT

A conectividade é um dos grandes benefícios da IoT, mas principalmente os dados obtidos através delas. 

Com esses dados, empresas podem identificar com maior assertividade as principais falhas de seus negócios e assim iniciar um plano de melhorias. 

Outro ponto, que a Internet das Coisas levanta é a Segurança, tanto privada como pública, garantindo acompanhamento efetivo de ações criminosas. 

Além disso, o monitoramento frequente e a inteligência garante alertas frequentes e prevenção mais efetivas. 

Mas sem dúvidas, o maior benefício da IoT é a efetividade em ações consideradas demoradas e até difíceis. 

Contudo, é preciso atenção sempre para que não se perca o contato com o humano, garantindo que os “robôs” são só para melhorar a vida real.

Na Accurate, Tecnologia é sempre o centro das ações

Aqui na Accurate, além de sempre estarmos sempre antenados às principais novidades de tecnologia, garantimos isso em nossos projetos. 

Para confirmar isso, basta acessar nosso site e Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e YouTube, por lá apresentamos tudo. 

Não deixe também de compartilhar esse conteúdo e continuar acompanhando o Blog da Accurate. 

Ah, e se você é um profissional de Tecnologia e está à procura de uma oportunidade, acessa a nossa página de carreiras, lá sempre tem vagas em aberto.

Autor

Bruno Gualda
Bruno Gualda
Experiência de mais de 9 anos na área de gestão, desenvolvimento de tecnologia da informação e infraestrutura, atuando em pequenos, médios ou grandes projetos. Seja, gerenciando o projeto como também desenvolvendo sozinho ou integrando equipe de desenvolvimento, atuando desde o front-end como também back-end, assim como, liderança técnica, sem deixar de lado a visão macro e mercadologicamente do sistema ou processos envolvidos no desenvolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *