O que é Middleware e Quais as Suas Vantagens? - Blog Accurate Blog Accurate

middleware

O que é Middleware e Quais as Suas Vantagens?

Middleware é uma aplicação que funciona como um conector entre diferentes meios de comunicação, possibilitando a troca  e gerenciamento de informações, acesso aos bancos de dados, comunicação entre aplicações, mensagerias, além do gerenciamento de APIs. 

Tal tecnologia tem se tornado cada dia mais essencial no dia a dia das empresas para garantir que a troca de informações entre sistemas e bancos de dados seja segura e ágil.

Dessa forma, torna-se imprescindível investir nessa tecnologia para garantir que a sua empresa tenha o melhor em infraestrutura em gerenciamento e compartilhamento de dados.

Acompanhe esse material e entenda mais sobre o Middleware, assim como as suas vantagens para a empresa.

Entendendo do que se trata o Middleware

Middleware trata-se de um software que atua como uma ponte entre os sistemas e aplicações da empresa, facilitando a comunicação e troca de dados. 

Fazendo uma alusão para entender melhor, podemos pensar em um tradutor simultâneo que facilita a comunicação e troca de mensagens entre pessoas de diferentes nacionalidades. 

A utilização de um software middleware então, garante que uma empresa que se utiliza de diversas aplicações e sistemas para o gerenciamento diário consiga comunicação simples e rápida entre os mesmos. 

Isso porque, o middleware consegue realizar essa comunicação de forma rápida e simples, mesmo com aplicações de diferentes linguagens e estruturas. 

Diversos serviços de middleware podem ser acessados por meio de APIs, e por isso, muita gente se confunde chamando essa tecnologia, também de API – Enterprise Application Integration

Para saber mais sobre APIs, visite no blog https://blog.accurate.com.br/api-e-web-service/.

Tipos Comuns de Middleware

São diversas as possibilidades de softwares middleware e todos ligados às funcionalidades esperadas de cada um, entre os mais comuns temos:

  • Os de banco ou transmissão de dados, que visão comunicação e troca de informações com bancos de dados de diferentes aplicações, centralizando os mesmos;
  • Para servidor de aplicativos ou as famosas API’s, que visa garantir a comunicação rápida e direta de diversas aplicações; 
  • Os orientados ou direcionados a mensagens, que como o nome diz visa a simples comunicação direta e troca de mensagens;
  • Middlewares de Web ou Online, especiais para aplicações e sistemas web;
  • E os de processamento de transações, que visa centralizar o processamento de transações de diferentes aplicações.

Como percebido, são inúmeras as possibilidades de Middlewares para as empresas, com diferentes funcionalidades e altamente eficientes.

Vantagens e Benefícios

Neste ponto, acredito que já esteja claro na sua cabeça que o principal e maior benefício de um software middleware é a Comunicação Simples e Rápida entre diferentes Aplicações.

Seguido disso, temos o Fácil Acesso a diferentes Bancos de Dados, assim como Gerenciamento Eficiente de Informações da Empresa.

Pensando nisso, o Middleware possibilita então, que a empresa Possua diferentes Aplicações sem preocupação de descentralização de Dados em Informações.

Esse benefício permite então que a empresa invista e tenha contato com diferentes Ferramentas Tecnológicas para a maior eficiência e produtividade diária.

São inúmeras então as vantagens de se investir nessa tecnologia tão importante, e todas elas voltadas ao processamento de dados e informações da empresa.

E é claro, tudo isso voltado ao melhor funcionamento diário dos negócios ancorados em tecnologias de ponta.

Aqui na Accurate trabalhamos sempre com o Melhor da Tecnologia

Além do Middleware, aqui na Accurate estamos sempre preocupados em oferecer o melhor da tecnologia para os clientes, através dos nossos projetos. 

Conheça mais deles, acessando nosso site, e acompanhando também o nosso Blog.

Não deixe também de compartilhar esse conteúdo, e deixe seu comentário caso tenha dúvidas ou sugestões.

Ah, e se você é um profissional da área de T.I ou similares, acesse a nossa página de carreiras tem sempre vaga aberta por lá.

Siga as nossas Redes Sociais e fique ligado nas dicas que damos por lá: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e YouTube.

Autor

Bruno Gualda
Bruno Gualda
Experiência de mais de 9 anos na área de gestão, desenvolvimento de tecnologia da informação e infraestrutura, atuando em pequenos, médios ou grandes projetos. Seja, gerenciando o projeto como também desenvolvendo sozinho ou integrando equipe de desenvolvimento, atuando desde o front-end como também back-end, assim como, liderança técnica, sem deixar de lado a visão macro e mercadologicamente do sistema ou processos envolvidos no desenvolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *