O futuro do mercado de TI em 2024: crescimento ou desaquecimento? - Blog Accurate Blog Accurate

O futuro do mercado de TI em 2024: crescimento ou desaquecimento?

O mercado de tecnologia da informação (TI) é um dos setores que mais crescem e se inovam no mundo.

Segundo a Gartner, o gasto global com TI deve alcançar US$ 5,2 trilhões em 2024, um aumento de 6,2% em relação a 2023.

No entanto, alguns analistas e especialistas apontam que esse crescimento pode ser afetado por diversos fatores, como a escassez de mão de obra qualificada, a concorrência acirrada, a regulamentação governamental, a segurança cibernética e a sustentabilidade ambiental.

Neste artigo, exploraremos esses desafios e discutiremos se o mercado de TI pode enfrentar um desaquecimento em 2024.

A escassez de talentos em TI

Um dos principais problemas que o mercado de TI enfrenta é a falta de profissionais capacitados para atender à demanda crescente por soluções tecnológicas.

Impulsionada pela pandemia de COVID-19, a transformação digital de vários setores foi acelerada, aumentando ainda mais a necessidade de profissionais de TI.

Segundo a Gartner, até 2024, 75% das empresas irão aumentar o investimento em tecnologias digitais, como nuvem, inteligência artificial, internet das coisas e blockchain.

No entanto, a oferta de talentos em TI não acompanha essa demanda.

Segundo o relatório Education at Glance da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), apenas 17% dos graduados brasileiros são dos cursos da área de STEM – Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, na sigla em inglês. A média dos países ricos é de 24%. 

Segundo a UNESCO, apenas 28% dos pesquisadores em ciência e tecnologia são mulheres, ou seja, há uma baixa participação de mulheres e minorias nesse campo, reduzindo a diversidade e a inclusão.

Essa escassez de talentos em TI pode gerar vários problemas para o mercado, como a dificuldade de recrutamento e retenção de profissionais, o aumento dos custos de contratação e treinamento, a queda da qualidade e da inovação dos produtos e serviços, e a perda de competitividade e de oportunidades de negócios. 

Para enfrentar esse desafio, as empresas de TI precisam investir em estratégias de atração, desenvolvimento e engajamento de talentos, como oferecer salários e benefícios atrativos, criar uma cultura organizacional positiva, promover a diversidade e a equidade, estimular o aprendizado contínuo e a colaboração, e apoiar a mobilidade e a flexibilidade dos profissionais.

A concorrência acirrada no mercado de TI em 2024

Outro fator que pode impactar o crescimento do mercado de TI é a concorrência acirrada entre as empresas que atuam nesse setor.

Com a rápida evolução das tecnologias e das demandas dos clientes, as empresas de TI precisam se adaptar constantemente e se diferenciar dos seus concorrentes. 

No entanto, nem todas as empresas conseguem acompanhar esse ritmo e se destacar no mercado.

Algumas das principais barreiras para a inovação no mercado de TI são a falta de recursos financeiros, humanos e tecnológicos, a resistência à mudança, a burocracia, a falta de visão estratégica, a falta de alinhamento entre as áreas de negócio e de TI, e a falta de feedback dos clientes.

Além disso, apenas uma pequena porcentagem das empresas globalmente podem ser consideradas inovadoras, ou seja, capazes de lançar novos produtos ou serviços que geram valor significativo para os clientes e para a empresa.

A concorrência acirrada no mercado de TI em 2024 pode levar a uma redução das margens de lucro, a uma perda de participação de mercado, a uma obsolescência dos produtos e serviços, e a uma desvantagem competitiva.

Para superar esse desafio, as empresas de TI precisam investir em estratégias de inovação, como incentivar a criatividade e a experimentação, adotar metodologias ágeis e lean, integrar as tecnologias emergentes, focar nas necessidades e nas expectativas dos clientes, e monitorar as tendências e as oportunidades do mercado.

A regulamentação governamental do mercado de TI

Um terceiro fator que pode influenciar o desempenho do mercado de TI é a regulamentação governamental desse setor.

Com o aumento do uso e do impacto das tecnologias na sociedade, os governos têm buscado estabelecer normas e leis para proteger os direitos e os interesses dos cidadãos, das empresas e do meio ambiente.

Alguns dos temas mais regulados no mercado de TI são a privacidade e a segurança dos dados, a tributação, a propriedade intelectual, a concorrência, a responsabilidade social e a sustentabilidade.

No entanto, a regulamentação governamental do mercado de TI pode trazer vários desafios para as empresas que atuam nesse setor, como a dificuldade de adequação às normas e leis, o aumento dos custos operacionais e legais, a limitação da liberdade e da inovação, a perda de competitividade e de mercado, e a exposição a sanções e penalidades.

Para enfrentar esse desafio, as empresas de TI precisam investir em estratégias de conformidade, como monitorar e entender as regulamentações vigentes e futuras, adaptar os seus processos e sistemas às exigências legais, capacitar os seus profissionais e parceiros sobre as boas práticas de governança, e dialogar com os órgãos reguladores e os stakeholders sobre os benefícios e os riscos das tecnologias.

A conclusão: o mercado de TI pode desaquecer em 2024?

Diante dos fatores apresentados, podemos concluir que o mercado de TI pode enfrentar um desaquecimento em 2024, caso não consiga superar os desafios impostos pela escassez de talentos, pela concorrência acirrada e pela regulamentação governamental.

No entanto, isso não significa que o mercado de TI entrará em crise ou irá perder a sua relevância.

Pelo contrário, o mercado de TI pode se fortalecer e se renovar, se souber aproveitar as oportunidades e as soluções que as próprias tecnologias oferecem. 

Para isso, as empresas de TI precisam se preparar para o futuro, investindo em estratégias de atração, desenvolvimento e engajamento de talentos, de inovação, de conformidade e de sustentabilidade, que garantam o seu crescimento e a sua competitividade no mercado.

Mas afinal, sua empresa está preparada para os desafios e as oportunidades que 2024 reserva?

Se você deseja ter uma jornada tranquila em seu processo de transformação digital, precisa conhecer a Accurate, uma software house com mais de 30 anos de experiência e excelência no mercado tech.

A Accurate é uma empresa especializada em desenvolvimento de software sob medida, consultoria em TI, alocação de squads ágeis e gestão de projetos.

Contamos com uma equipe de profissionais altamente qualificados, capacitados e engajados, que utilizam as melhores práticas e as tecnologias mais avançadas para entregar soluções inovadoras, eficientes e personalizadas para nossos clientes.

Nossos projetos são pautados em inovação, conformidade e sustentabilidade.

Por isso, investimos constantemente em pesquisa e desenvolvimento, em certificações de qualidade, em segurança da informação, não esquecendo da responsabilidade social e preservação ambiental.

A Accurate é uma empresa que se adapta às mudanças e às tendências do mercado de TI, buscando sempre superar as expectativas dos seus clientes e dos seus parceiros.

Fale com um de nossos especialistas, conheça mais sobre nossos serviços, cases de sucesso e diferenciais, e confira porque a Accurate é a sua melhor escolha para o mercado de TI em 2024.

cta - transformação digital

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe-o em suas redes sociais.

Continue acompanhando as atualizações do Blog da Accurate. E se você for um profissional de T.I, ou áreas similares e desejar fazer parte da Accurate, acesse a página de carreiras, veja as vagas abertas e cadastre o seu currículo.

Não deixe também de acompanhar as Redes Sociais: Facebook, Instagram, X, Linkedin e YouTube.

Autor

Accurate
Accurate
Inovação faz parte do nosso DNA, nascemos com a missão da “busca constante de domínio de novas tecnologias de informação para fornecermos as soluções mais adequadas às necessidades do negócio dos nossos clientes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *