Squads Ágeis: história, funcionamento e como ela pode auxiliar a gerar resultados - Blog Accurate Blog Accurate

squads ageis

Squads Ágeis: história, funcionamento e como ela pode auxiliar a gerar resultados

 

Squads ágeis são equipes multidisciplinares e autogerenciáveis que atuam segundo a metodologia ágil para entregar resultados com velocidade e precisão.

Atualmente, a metodologia de squads ágeis está sendo muito utilizada em projetos de tecnologia e inovação.

Existem inúmeros benefícios em utilizá-la, como a rapidez nas entregas e a autonomia da equipe em desenvolver pequenos incrementos para o produto.

No entanto, você sabe como a metodologia surgiu? Qual o principal problema que ela veio resolver? E qual a melhor forma de utilizá-la?

Se respondeu não para qualquer uma dessas perguntas, então acompanhe esse artigo e descubra como a metodologia de squads ágeis pode gerar resultados para sua empresa.

Primeiro, a história por trás dos Squads Ágeis 

Um squad é um pequeno grupo multidisciplinar, com o objetivo de entregar soluções para o cliente, de forma rápida e adaptativa.

Mas de onde surgiu essa ideia?

Há alguns anos, o desenvolvimento era feito apenas em modelo cascata. Isso significa que toda a solução era pensada inicialmente, depois passava pelo desenvolvimento do back-end, depois o front-end, e por fim os testes e entrega do produto.

Esse modelo ainda é utilizado e muito válido para algumas soluções. No entanto, o mundo vem se tornando cada vez mais conectado, e com isso, as mudanças ocorrem cada vez mais rápido.

Isso se mostrou um desafio para o desenvolvimento de soluções muito grandes e complexas, pois faz com que o produto entregue esteja desatualizado, devido a mudanças de mercado ou até de tecnologia que podem ter acontecido ao longo de seu desenvolvimento. 

Frente a esses desafios, alguns desenvolvedores escreveram o Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Softwares, trazendo doze princípios básicos para guiar o desenvolvimento de softwares de forma eficiente.

Dentre eles, temos a prioridade de um software com valor agregado para o cliente, envolvimento das áreas de negócio no desenvolvimento da solução, alterações de escopo para entregar o melhor produto possível, e busca pelo menor prazo. 

Baseado nesse, diversas metodologias de trabalho foram desenvolvidas, como o Kanban, Agile Scrum, e outras.

O que todas elas têm em comum é a entrega frequente de pequenos incrementos para melhorar a solução disponível. No entanto, todas as metodologias são estruturadas de forma diferente, com seus benefícios e limitações. 

Uma empresa que teve um impacto significativo na transformação dessas metodologias para o Agile Squads, que é a metodologia que trazemos como principal assunto aqui, foi o Spotify.

O Spotify trouxe a ideia de criar pequenas equipes, chamadas de squads, que seriam formadas não por profissionais do mesmo perfil, mas sim equipes multidisciplinares com um produto em comum.

Dessa forma, toda a equipe está focada e imersa no produto a ser desenvolvido, e podem trabalhar em conjunto em suas melhorias para garantir o melhor resultado.

Apesar de trabalharem em função dos objetivos da organização, os squads têm autonomia para definirem métodos, ferramentas e maneiras para chegar ao resultado desejado.

Inspirados nessa metodologia do Spotify e em seus resultados perceptíveis, diversas organizações em diferentes segmentos de mercado começaram a aplicar variações desse modelo ágil.

Como funciona no mercado de TI

Para uma empresa que trabalha no mercado de tecnologia da informação, a aplicação não é muito diferente da proposta inicial do manifesto ágil: descentralização, transparência, valor à diversidade e constante evolução do seu produto final.

O importante é lembrar de adaptar o que funciona no mercado para o cenário atual de sua organização. Não existe um molde que funcionará exatamente igual para todos, mas existem alguns princípios básicos que você pode seguir.

É necessário ter uma equipe completamente dedicada a um produto ou serviço ofertado, que seja incentivada e autogerenciável, o que permite mais adaptabilidade e velocidade na tomada de decisão.

Um squad é normalmente composto por: um grupo de desenvolvedores, QA’s, um Scrum Master, um Product Owner, e um Designer UX

Cada um desses perfis tem um papel essencial para a estrutura do squad, trazendo os resultados esperados pela adoção da metodologia: 

Product Owner

Profissional dedicado inteiramente ao sucesso de seu produto, responsável pela definição dos conceitos e direção do mesmo, alinhado com os objetivos finais de sua empresa. É o responsável por guiar o time na entrega de valor do seu produto ou serviço. 

Designer UX

Especialistas em prototipação e definição de personas, que utilizam ferramentas como testes A/B para garantir a melhor usabilidade e market fit da solução final.

Líder Técnico

Especialista que guiará as decisões técnicas, garantindo a definição da melhor arquitetura para o projeto e as boas práticas durante o desenvolvimento da equipe.

Scrum Master

Responsável por garantir a fluidez do trabalho no sprint, acompanhando as atividades em cada sprint para garantir que sejam desenvolvidas com qualidade e produtividade.

Desenvolvedores

Uma equipe completa de desenvolvedores de diferentes especialidades para executar a solução que você precisar: devs front-end, back-end, full stack e mobile para a composição de squads variados.

Quality Assurance

Profissionais dedicados para testes e verificações de qualidade para garantir excelência no produto entregue. 

Benefícios da Metodologia

Como todas as etapas do produto são feitas dentro da equipe, fica mais fácil enxergar pontos de melhoria no projeto, pois são eles que conhecem cada detalhe, desde a concepção até a entrega do produto.

Essa agilidade também se traduz em maior produtividade e na redução de custos. Menos reuniões são necessárias e um número reduzido de pessoas é envolvido na tomada de decisões.

Com isso, as respostas para as solicitações do cliente também serão mais rápidas e dinâmicas, uma vez que se têm autonomia para realizar as alterações necessárias e solucionar o problema rapidamente, diferentemente do modelo tradicional, no qual seria necessário passar por diversos setores e aprovações até retornar de forma adequada para o cliente.

Dessa forma, a metodologia ágil consegue trazer resultados melhores para seu cliente e sua organização. 

Possíveis desafios para implementar os Squads Ágeis

No entanto, como a experiência em gestão pode indicar, nem sempre é fácil adotar uma nova metodologia em toda a organização, de uma única vez.

Pode ser mais prudente, e também mais eficiente, a adoção da metodologia ágil apenas para produtos ou segmentos que façam sentido. 

São os produtos com foco em tecnologia, que precisam de constante inovação e melhorias contínuas que podem se beneficiar mais dessa metodologia.

Caso seja um aplicativo de vendas, uma plataforma, um sistema de gestão de recursos e pessoas, ou qualquer outro produto que exista no contexto de sua empresa, é melhor focar nesse produto tecnológico para conseguir resultados com a metodologia ágil. 

Um grande desafio que vem com essa metodologia é o conhecimento das estruturas e ritos que a fazem funcionar.

Por isso, é essencial que seu squad tenha um Scrum Master e um Product Owner de qualidade, capazes de guiar a equipe ao caminho do sucesso.

Outro desafio é a diversidade de perfis necessários para compor uma squad. Como precisam ser autossuficientes, devem ser compostos por todas as mãos e mentes necessárias para a construção do produto.

Dessa forma, contratar internamente todos os indivíduos para a formação de uma equipe ágil é outro ponto que as empresas precisam avaliar. Isso porque o processo tradicional de contratação pode levar alguns meses para conseguir montar seu squad, o que acaba impactando na agilidade do projeto. 

Uma boa alternativa pode ser a contratação de empresas especializadas nesse tipo de equipe, com squads já prontos que podem iniciar e acelerar seus projetos de tecnologia e desenvolvimento em dias.

Squads Ágeis? Vem com a Accurate!

Se você procura uma equipe autogerenciável, treinada, e capaz de acelerar os resultados do seu negócio, fale com um de nossos especialistas.

Entendemos os seus desafios e alocamos uma equipe dedicada e pronta para atuar nos seus projetos estratégicos, permitindo que eles sejam executados de forma consistente, com visibilidade, gestão e na velocidade que você precisa.

Trazemos resultados com a alocação de squads ágeis em diversos clientes, e com diferentes formas de contratação conforme a sua necessidade. 

squads ageis

Compartilhe com seus amigos esse conteúdo e continue acompanhando as atualizações do Blog da Accurate.

Se você for um profissional de T.I, ou áreas similares e desejar fazer parte da Accurate, acesse a página de carreiras, veja as vagas abertas e cadastre o seu currículo.

Não deixe também de acompanhar nossas Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube.

Autor

Aline Martins
Aline Martins
Profissional da área de Customer Success, no mercado de trabalho desde 2018. Atuo buscando melhorias na forma de se relacionar com o cliente, garantindo sempre a melhor experiência para todos os clientes e colaboradores envolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *