Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, Conheça tudo sobre a Data Blog Accurate

Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos

Dia do Quadrinho Nacional, Conheça tudo sobre a Data

Você sabia que o Brasil tem um Dia do Quadrinho Nacional? Pois é, esse dia é comemorado no dia 30 de Janeiro. 

A data em questão faz alusão à publicação da primeira HQ – História em Quadrinhos no país. 

Esse gênero literário com origem no final do século XIX, tornou-se mais do que uma leitura esporádica tornando-se para muitos casos um item colecionável. 

Por isso, a Accurate sabendo que seu time e muitos profissionais de tecnologia são fissurados nessa cultura, preparou esse conteúdo contando um pouco de história. Acompanhe!

Quando surgiu as Histórias em Quadrinhos, HQ’s?

Muito se discute sobre a Origem do gênero de Histórias em Quadrinhos, a grande maioria aponta os Estados Unidos como berço dessa cultura. 

Para ser mais específico, estamos falando de Richard Outcault em 1895 com a tirinha The Yellow Kid publicada em jornais de Nova York.

Yellow_Kid_1898-01-09The Yellow Kid, primeira HQ que se tem conhecimento no mundo. Fonte: Wikipédia

Este é o pontapé para o modelo atual de HQ’s que lida com personagens fixos, dispostos em caixas, com balões de falas, uso de onomatopeias, etc.

Contudo, foi na virada do século XIX para o XX que o gênero se popularizou no mundo, tomando formas locais de cada país ou região do Globo. 

Além disso, cada local foi dando nomes às suas produções de quadrinhos: nos EUA, chamam de “comic”, no Brasil de “gibi” por muito tempo, no Japão temos o “mangá”, etc.

Esse gênero tornou-se tão popular que, além de conquistar crianças, arrebatou adultos e colecionadores ao redor de todo o mundo. 

A popularização dessa forma lúdica de contar estórias se deu de uma vez por todas em 1930, com as publicações em jornais e revistas.

Histórias em Quadrinhos no Brasil

No Brasil as primeiras HQ’s que se tem notícia são datadas de 1869 e foram escritas e desenhadas por Ângelo Agostini, um imigrante italiano.

Em 30 de janeiro do ano em questão foi publicado no periódico “Vida Fluminense” a primeira edição de “As Aventuras de Nhô Quim”.

A publicação em questão é tida como a primeira história em quadrinhos genuinamente brasileira.

Nessa história é apresentada a imagem de um caipira, que se tornou um dos principais símbolos da cidade de Piracicaba, no estado de São Paulo.


Nhô_QuimAs Aventuras de Nhô-Quim, primeira HQ brasileira. Fonte: Wikipedia

Foi o trabalho desenvolvido por Agostini que pautou o desenvolvimento do formato em terras brasileiras, com histórias contínuas, comicidade e crítica política.

Além de ser tido como o patrono das HQ’s brasileiras, Ângelo foi um dos fundadores da Revista Tico-Tico, uma das mais importantes do gênero em quadrinhos na época.

Em 1960 surge a primeira revista em quadrinhos colorida, que no Brasil se popularizou com o nome de Gibi.

A Turma do Pererê é essa primeira publicação, desenvolvida pelo cartunista Ziraldo, trazia elementos do folclore e cultura nacional.

Paralelamente, no mesmo período surge o Gibi de maior sucesso do Brasil: A Turma da Mônica, criada por Mauricio de Sousa e que hoje chega a mais de 40 países.

Dia do Quadrinho Nacional, quando surgiu?

No Brasil, o Dia do Quadrinho Nacional (ou Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos) é celebrado no dia 30 de janeiro.

A data em questão recorda a publicação da primeira história em quadrinho, feita por Ângelo Agostini no final do Século XIX.

Por conta disso, a Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo, em 1984, instituiu tal celebração.

Paralelamente a isso foi criado o Prêmio Ângelo Agostini que premia e prestigia profissionais da área.

Dessa forma, a Academia Brasileira de Letras e a Associação Brasileira de Imprensa, adotou 30 de janeiro como o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos.

Histórias em Quadrinhos, Febre Mundial

Por ser de fácil compreensão e assimilação das histórias ali contadas, as HQ’s se tornaram uma febre mundial. 

Sua linguagem coloquial, disposição de desenhos e utilização de elementos textuais simples cativou o público e transportou uma legião de fãs. 

De Mafalda a Hagar o Incrível e passando por Asterix e Obelix temos exemplares famosos, que em muitos casos tornaram-se itens de colecionadores. 

Um gênero que tem uma legião de leitores são as HQ’s de super-heróis, assim como os mangás japoneses.

Exemplo claro desse sucesso, são as adaptações cinematográficas de HQ’s como as do X-Men, Os Vingadores, entre outros. 

Assim como os animes japoneses que em sua grande maioria são adaptações de mangás famosos.

Seja em seus modelos infantis que tem o objetivo de entreter ou nas grandes histórias de super-heróis, as HQ’s são uma febre longe de acabar o seu reinado.

Conheça a Accurate

A Accurate é uma empresa de tecnologia que busca sempre entregar inovação e as melhores soluções aos seus clientes. 

Tudo isso investindo em um time de colaboradores que além de antenados a todas as novidades do mercado, são apaixonados por cultura geek, como HQ’s. 

Se você é um profissional da área e tem interesse em saber mais ou fazer parte da equipe Accurate, acesse a página de carreiras. Temos sempre vagas abertas.

E se você gostou desse conteúdo, compartilhe-o com seus amigos e deixe seu comentário dando sugestões de novos posts para o Blog da Accurate.

Não deixe também de acompanhar as nossas Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e YouTube.

Autor

Accurate
Accurate
Inovação faz parte do nosso DNA, nascemos com a missão da “busca constante de domínio de novas tecnologias de informação para fornecermos as soluções mais adequadas às necessidades do negócio dos nossos clientes”.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *