Analista de BI X Cientista de Dados: Saiba a Diferença entre os dois Blog Accurate

Analista de BI X Cientista de Dados

Analista de BI X Cientista de Dados: Conheça as Diferenças entre esses Profissionais

Analista de BI e Cientista de Dados ou Data Scientist são dois perfis que atuam na análise de dados para tomada de decisões nos negócios. 

No entanto, mesmo que similares em alguns aspectos, atuam de maneiras distintas dentro das empresas. 

Por esse motivo é essencial entender as diferenças, e assim ter bem desenhadas as funções de cada um dentro do negócio. 

Continue acompanhando esse artigo, entenda mais sobre esses profissionais. 

Analista de BI – Business Intelligence, o que é?

Uma Analista de BI Business Inteligence ou Inteligência de Negócios, é alguém especializado em analisar e propor melhorias aos negócios 

No entanto, essas análises são realizadas em duas frentes: Descritiva e Diagnóstica que buscam responder: o quê, por quê, como, onde, quando, e com quem aconteceu 

Tais análises são realizadas a partir de relatórios, KPIs, tendências entre tantos outros dados sobre os acontecimentos no negócio. 

A área de Business Inteligence existe há cerca de trinta anos no mercado e ganhou ainda mais força com a expansão da internet que trouxe um aumento significativo do uso da tecnologia no dia a dia das pessoas. 

Consequentemente, houve um aumento de dados e resultados coletados. Essa quantidade imensa de dados é chamada de Big Data.

Um profissional capaz de analisar e decodificar esses dados traz excelentes informações e bases para tomadas de decisões na empresa. 

Nesse caso em especial, o trabalho do Analista de BI dentro da empresa irá ser decisivo para o processo de melhorias de processos e atividades em geral que não estão dando resultados positivos;

Mas também identificando pontos que estejam dando certo e que podem receber algum tipo de melhoria para potencializar seus resultados.

Como trabalha um Analista de BI?

Acima de tudo, enquanto analista de dados e informações, um profissional BI precisa ser capaz de decodificar aquilo que ele analisa. 

Com essa análise ele irá contribuir para a criação de produtos e/ou soluções que não só auxiliem a tomada de decisão como a melhoria do trabalho da empresa.

O Engenheiro de Dados utiliza uma série de ferramentas tecnológicas, como: DW (Data Warehouse), ETL (Extract, Transformation and Loading) e OLAP (Online Analytical Process), para produzir os dados para o BI.

E dessa forma poderá analisar dados de diversas áreas, como: Operação, Performance de Colaboradores, Atendimento ao Cliente, Marketing e Vendas. 

Seu trabalho é, então, identificar padrões dentro dos dados históricos coletados para descobrir o que causou os problemas, e porque ele aconteceu. 

Mas não somente problemas, o Analista de BI pode propor também potencialização de algumas áreas que já estejam dando resultados positivos aos negócios.

Cientista de Dados ou Data Scientist, o que é?

Enquanto o profissional de BI, analisa dados históricos na busca de entender como os mesmos impactam o trabalho da empresa e o seu futuro o Cientista de Dados vai além.

Eles vão além do correlacionamento dos dados históricos, gerando informações e simulações de dados e cenários futuros através de análises preditiva e prescritiva. 

Tais análises buscam responder, às seguintes questões: O que acontecerá? e O que deve ser feito?

O Cientista de Dados precisa possuir muito mais que habilidades de decodificação e análise de dados, é preciso ter visão de negócios. 

O apoio fornecido por este tipo de profissional pode se tornar crucial para a tomada de decisões futuras da empresa e a definição do caminho que ela irá trilhar. 

Como trabalha um Cientista de Dados?

Um cientista de dados, antes de tudo é um profissional que precisa ter capacidade avançada de análise de dados quantitativos e conhecimento de negócio. 

Além disso, habilidades em linguagens de programação é outro fator essencial visto o volume de dados que deverá ser analisado. 

Quando se debruça sobre os dados que devem ser analisados, temos: Mídias Sociais, Máquinas e Operações de Negócio e também dados em geral sobre a empresa e a área que atua. 

Para extrair e analisar esses dados, são diversas as ferramentas e tecnologias de apoio, como linguagens de programação (Python, JAVA ou Scala), algoritmos estatísticos e de aprendizado de máquina.

Há também diversas plataformas em nuvem tanto para visualização como análise dos dados.

O Cientista de Dados é então a união da análise histórica do BI com o trabalho de previsões futuras para os negócios. 

Qual o melhor profissional para o meu negócio?

Já tendo conhecido o que cada profissional, a dúvida de qual profissional a sua empresa precisa com certeza paira em sua mente. 

A empresa que busca crescer e alcançar grandes êxitos precisa ter os dois profissionais, o BI para estruturar os dados e indicadores e o Cientista de Dados para mapear possibilidades e apoiar estratégias. 

No entanto, dependendo da necessidade imediata da empresa e a sua capacidade financeira e estrutural pode ser realizada a escolha entre um deles. 

Para isso tenha sempre em mente o que apresenta a tabela abaixo:

Analista de BI
Análises históricas e Insights de Melhorias

Cientista de Dados
Análises Preditivas Previsíveis e Projetos de Negócios

Análise Descritiva
“O que aconteceu?”

IDEM
Análise Diagnóstica
“Por que Aconteceu?”

IDEM

Análise Preditiva
“O que pode acontecer ou acontecerá?”

Análise Prescritiva
“O que pode/deve ser feito?”

Sua empresa pode contar com a Accurate para estruturar a análise de seus dados e alavancar seus negócios.

Os projetos de dados da Accurate são sempre amparados pelos melhores profissionais de análise para garantir o melhor caminho para os negócios. 

Conheça mais dos nossos projetos, acessando o nosso site e acompanhando nosso Blog. 

Se você é um profissional da área de tecnologia e está em busca de uma oportunidade, visite nossa página de carreiras e se cadastre. 

Não deixe também de nos seguir nas Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e YouTube.

Artigo escrito por: Ciel Lukota e Rubens Mau.

Autor

Accurate
Accurate
Inovação faz parte do nosso DNA, nascemos com a missão da “busca constante de domínio de novas tecnologias de informação para fornecermos as soluções mais adequadas às necessidades do negócio dos nossos clientes”.
Nenhum artigo depois

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *