Sem categoria

UX e Scrum: Saiba aqui como eles se relacionam

Realizar o encaixe do UX e Scrum é um dos grandes desafios do mercado atual de desenvolvimento.

Isso porque estamos em tempos em que a alta complexidade sobrevoa a construção de produtos digitais.

E por conta disso há um grande movimento de adequação das equipes às propostas ágeis.

Para que este contexto onde complexo e ágil caminham juntos se faz necessário, devemos lançar um olhar mais clínico e focado ao público usuário.

Acompanhe esse conteúdo e entenda como encaixar o UX no Scrum pode facilitar esses processos.

Nossas Metodologias Ágeis: Scrum e Kanban

Hoje o Scrum, junto com o Kanban são as metodologias ágeis que mais utilizamos dentro da Accurate.

Isso por conta de sua eficiência e benefícios. Se você tem o interesse em saber um pouco mais sobre o assunto, temos no nosso blog um artigo dedicado.

UX e Scrum: Qual a Relação?

É de suma importância esclarecer que UX é sobre a criação de soluções que irão impactar positivamente o usuário. 

O Desenvolvimento é produção, UX não. São dois processos completamente diferentes projetados para saídas específicas.

Onde o UX deve atuar em uma Metodologia Ágil?

Jeff Gothelf em seu livro Lean UX, define alguns pontos fundamentais em que o UX deve atuar dentro de uma metodologia ágil, como Lean e o Scrum, sendo eles:

  • O backlog do produto, Itens de alto nível que não serão tratados na sprint atual, visão ampla e suposições.

Para informar o backlog do produto, atividades como: Design Sprints, Pesquisa (qualitativa, todos os tipos) e escrita de hipóteses ajudam a injetar a realidade e um foco centrado no cliente nesses itens.

  • O planejamento da Sprint é o esforço de planejamento de nível diário para a equipe.

Perguntas do tipo “Como será?”, “Como o produto fluirá de tela para tela?”, “Quais são as exceções com as quais precisaremos lidar?”, podem ser respondidas com ferramentas de design.

Por exemplo: Desenho Colaborativo (também conhecido como “Estúdios de design”, “charettes” etc) e outras atividades de brainstorming de grupo que os designers de UX são particularmente bons em facilitar.

  • O trabalho tático de Design (capital D para servir como guarda-chuva para as várias facetas do design do produto) tem que ir para o backlog tático.

O backlog sprint é executado por designers, principalmente, mas também em colaboração com o resto da equipe de scrum. 

A chave é priorizar esse trabalho para permitir que todos os membros da equipe trabalhem em paralelo.

  • Criticamente ausente da equipe core scrum, e necessário para a integração do design UX, é um designer em tempo integral na equipe.

A única maneira das táticas do tópico acima acontecerem em colaboração paralela com desenvolvedores, gerentes de produtos e scrum masters é se houver um designer em tempo integral na equipe.

  • A revisão da Sprint é uma oportunidade de dar uma olhada, juntos como uma equipe, na saída que a equipe gerou durante o sprint.

Esta também é uma oportunidade para rever o que aprendemos durante o sprint (também conhecido como os resultados). 

Atividades como revisão de design, discussão e debate sobre síntese de pesquisas e análise quantitativa informam o trabalho que estamos considerando impulsionar ao vivo e nos ajudam a focar nossa próxima rodada de priorização de produtos e backlog sprint.

Para que a relação seja positiva entre UX e Scrum é preciso mais

É fundamental ressaltar que nada do que foi apontado pode acontecer sem um designer dedicado designado para a equipe de scrum. 

Sua presença é que garante que as atividades relevantes sejam propostas, priorizadas e executadas. 

Em outras palavras, UX designer também pode auxiliar na definição do trabalho futuro e pode ajudar a rever o trabalho concluído pela equipe, sempre mantendo o foco na experiência do usuário.

Outro ponto importante de se ressaltar é que nada do que foi citado acima é imutável.

Existem sempre pontos como a variável do tempo que será dedicado ao projeto, estratégias de negócio, por exemplo.

Além é claro do fato que metodologias ágeis, podem ser mutáveis e adequadas para atender da melhor forma o time, projeto e empresa, visando sempre entregas com qualidade e eficiência.

A visão de um UX Designer

A minha visão como Ux designer na empresa é de que o Scrum, Kanban, ou qualquer outra metodologia ágil usada segundo o escopo do projeto, é sempre benéfica para times ágeis e multifuncionais. 

Pois, assim conseguimos agregar valor de entrega em um curto espaço de tempo, e ainda podemos utilizar alguma outra metodologia ou processo para resolver algum problema mais específico.

Então hoje em dia, projetos sem essas metodologias acabam não funcionando de uma forma otimizada e acaba perdendo valor de entrega ao cliente.

Aqui na Accurate nós UX Designers trabalhamos nos projetos de ponta a ponta, desde o processo de Discovery até entrega da solução e acompanhamento de métricas para novas features.

Conheça mais sobre a Accurate e seus projetos

Para saber mais sobre a Accurate e até para visualizar as vagas disponíveis, acesse o nosso site e a página de carreiras.

Além do Blog, também temos as Redes Sociais:  Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e YouTube.

Lá você pode acompanhar tudo sobre a nossa empresa, projetos, assim como dicas de tecnologia.

Não deixe também de compartilhar esse conteúdo!

Referência: https://brasil.uxdesign.cc/como-ux-design-se-integra-no-framework-de-scrum-b86c6dc11c47

Autor

Rafael Crestani
Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Conheceu o universo de UX e acabou migrando para esta área. Gosta de ler nas horas vagas, escutar música, praticar esportes e ama o universo Geek, Star Wars, Marvel, DC.
Rafael Crestani

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Conheceu o universo de UX e acabou migrando para esta área. Gosta de ler nas horas vagas, escutar música, praticar esportes e ama o universo Geek, Star Wars, Marvel, DC.

Postagens recentes

Processo inovativo em TI: Como implementar e alcançar resultados transformadores em sua Infraestrutura

A transformação digital acelerou a necessidade de inovação em Tecnologia da Informação (TI). No ambiente…

1 semana atrás

Como o desenvolvimento de FAQBots inteligentes pode otimizar Atendimentos e Operações

  O desenvolvimento de FAQBots inteligentes é uma solução que vem ganhando espaço, permitindo que…

2 semanas atrás

Força de Trabalho conectada à IA: Velocidade e eficiência nas operações

  O avanço da Inteligência Artificial (IA) está remodelando a maneira como empresas conduzem suas…

3 semanas atrás

Estratégia multicloud: Reduza custos e otimize investimentos

  Adotar uma estratégia multicloud para redução de custos é essencial para empresas que buscam…

1 mês atrás

Dashboards para indicadores de negócio: A chave para decisões estratégicas inteligentes

No cenário atual, onde a transformação digital não é mais uma opção, mas uma necessidade,…

2 meses atrás

E-commerce 5.0 e IA: O futuro inteligente das compras online

O comércio eletrônico tem evoluído de maneira acelerada nas últimas décadas, e estamos agora às…

2 meses atrás