Soft Skills em UX: Saiba Quais são Importantes para Trabalhar na área Blog Accurate

Soft Skills em UX

Soft Skills em UX: Saiba Quais são Importantes para Trabalhar na área

Conhecer as Soft Skills em UX mais importantes para atuar na área é de extrema importância para o profissional. 

Uma vez que entendendo o que o mercado espera dele enquanto especialista da área, o profissional tem maiores chances de se destacar. 

Tal desenvolvimento favorece não só o profissional, como o mercado como um todo, garantindo sempre os melhores na área.

Continue acompanhando esse conteúdo para conhecer as Soft Skills mais importantes em UX.

O que são as soft skills?

Soft skills é um termo em inglês usado por profissionais de recursos humanos para definir habilidades comportamentais, competências subjetivas difíceis de avaliar.

Geralmente são analisadas com as hard skills (habilidades técnicas) na seleção e contratação de profissionais pelos departamentos de RH, ou responsáveis pelo processo seletivo de cada empresa.

Segundo uma pesquisa realizada no LinkedIn no ano de 2020, as soft skills mais procuradas foram: criatividade, persuasão, adaptabilidade e inteligência emocional. 

E inserido no nosso contexto de globalização onde existe muita informação e avanço tecnológico, arrisco dizer que adaptabilidade se enquadra perfeitamente no contexto de soft skill obrigatória.

Quais as mais importantes no contexto de UX?

Pela minha experiência do dia a dia, atuando como UX, as que eu mais sinto a importância e necessidade são:

  • Comunicação: 

Precisamos muito argumentar as nossas decisões estratégicas que impacte positivamente o produto/serviço (visão de negócio) e que, ao mesmo tempo, resolva o problema do usuário agregando valor em ambas as partes.

Vale ressaltar que essa comunicação deve existir de forma limpa e clara, e que também devemos saber ouvir, escrever e negociar.

Portanto, qualifico essa como a Soft Skill mais importante no nosso contexto.

  • Empatia: 

Quando se fala em UX, automaticamente já vem empatia com o próximo.

E é exatamente isso, saber nos colocar no lugar do outro, pois desenvolvemos produtos/serviços, e não apenas empatia com o nosso usuário final, precisamos lembrar que devemos também corresponder com a visão de negócio dos nossos Stakeholders.

Dessa forma, devemos ter empatia com todas as pessoas envolvidas no contexto dos produtos/serviços, afinal não trabalhamos sozinhos e todo mundo tem uma dor diferente.

Por isso, é importante ouvirmos para conseguir entregar algo que agregue valor para ambas as partes.

  • Colaboração: 

Vivemos em um contexto onde as metodologias ágeis são muito bem estruturadas e aplicadas de forma correta.

Portanto, é extremamente necessário saber trabalhar em grupo, seja para identificar um ponto de melhoria, ou pedir a colaboração de algum outro membro do time para resolver algum problema e até mesmo buscar soluções melhores.

Dessa forma conseguimos atingir um nível de excelência na entrega, ou seja, nos tornamos mais eficientes.

  • Ética: 

Basicamente uma obrigação que toda a sociedade deveria ter, respeito com seus companheiros e pessoas ao seu redor.

Em um contexto empresarial não é diferente, precisamos manter sigilo de informação e dados, além de cumprir com nossas responsabilidades, e praticar a política de boa vizinhança.

Porque é Importante possuir Soft Skills em UX?

Podemos concluir que se você quer ingressar na carreira de UX, ou em qualquer outra carreira, é necessário possuir soft skills, independentemente de quais forem.

Isso porque as hard skills (habilidades técnicas) são moldadas e adquiridas com o tempo de experiência.

Já as Soft Skills são mais difíceis de serem trabalhadas e moldadas, por isso várias empresas têm focado nas contratações de pessoas que já as possuem além é claro se enquadrem melhor ao contexto da vaga e/ou empresa.

Na minha visão essa tendência faz todo o sentido, pois só como excelentes pessoas conseguimos nos tornar excelentes profissionais.

Na Accurate valorizamos talentos e estamos de olho nas Soft Skills

Aqui na Accurate, não só valorizamos os talentos e conhecimentos técnicos dos colaboradores como estamos de olho nas Soft Skills, garantindo sempre o melhor para todos. 

Se você é um profissional da área de Tecnologia e deseja fazer parte de nosso time, acesse a página de carreiras, veja as vagas em aberto e envie-nos seu currículo.

Não deixe também de compartilhar esse conteúdo com seus amigos e continuar acompanhando o Blog da Accurate. 

Lá nas nossas Redes Sociais você encontra conteúdos novos e interessantes, siga: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e YouTube.

Autor

Rafael Crestani
Rafael Crestani
Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Conheceu o universo de UX e acabou migrando para esta área. Gosta de ler nas horas vagas, escutar música, praticar esportes e ama o universo Geek, Star Wars, Marvel, DC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *