Como manter uma equipe de TI focada e eficiente - Blog Accurate Blog Accurate

equipe ti focada eficiente

Como manter uma equipe de TI focada e eficiente


Manter uma equipe focada e eficiente é fundamental para trazer bons resultados a qualquer empresa.

E na era da tecnologia, onde a integração de processos está cada dia mais presente, é essencial focar na formação de equipes para todos os setores do seu negócio.

Nesse meio, o setor de TI merece uma atenção dedicada, por ser uma área estratégica que influencia uma série de questões que podem impactar diretamente outros setores.

Uma equipe de TI focada e eficiente pode alavancar resultados nos setores de compra/venda, financeiro/contabilidade, otimizar a automação de processos e uma série de outros benefícios.

Assim, dada sua importância, é imprescindível saber como montar um time de TI eficiente.

Acompanhe este artigo e confira os principais pontos de atenção sobre este tema.

Antes de mais nada, você sabe qual a importância da gestão de equipes?

Da mesma forma que o conhecimento, informações e a redução de custos são essenciais para o sucesso dos negócios, a gestão das equipes também é fator de grande importância.

Colaboradores engajados e motivados por seus gestores são peças-chave e responsáveis pelo cumprimento de metas, impactando diretamente no desempenho das organizações frente ao mercado.

O gestor do time, que pode ser um supervisor, coordenador ou diretor, deve trabalhar de tal forma a criar um vínculo com os funcionários de modo que eles “vistam a camisa da empresa” e se comprometam com a cultura da mesma.

Mas tudo isso deve ocorrer naturalmente, sem cobrança ou imposição, para que o time se mantenha focado e contribua para a execução do planejamento estratégico da empresa, atingindo as metas com maior facilidade.

E qual a importância de ter uma equipe de TI focada e eficiente?

Uma equipe de TI que atua de forma eficiente, com foco e espírito de trabalho em equipe, traz inúmeros benefícios para as organizações.

Isso porque o trabalho cooperativo se torna uma poderosa ferramenta que estimula o desenvolvimento da criatividade e inovação, impactando diretamente na entrega de soluções diferenciadas.

Essa configuração colaborativa passa mais segurança aos membros do time, que encontram uns nos outros a capacidade de enfrentar situações desafiadoras com tranquilidade, além de permitir aos mesmos o aprendizado de novas habilidades e métodos.

Os resultados são evidentes: maior produtividade, melhores níveis de envolvimento com os projetos e com o sucesso da empresa, já que esse objetivo reflete inevitavelmente no reconhecimento de todos os integrantes do time.

Mas como manter a equipe de TI focada e eficiente?

Eis aqui a grande questão: como manter os integrantes da equipe de TI focados para alcançar os níveis de eficiência nos padrões adequados?

Os verdadeiros empreendedores sabem que o maior ativo de qualquer empreendimento está em seus funcionários. E qualquer esforço no recrutamento e seleção, visando compor um time de excelência, nunca impedirá o inevitável: com o passar do tempo, as pessoas se acomodam e os resultados caem.

Nesse momento cabe ao gestor tomar atitudes corretivas visando buscar o que é melhor para a empresa e para os colaboradores.
Confira abaixo algumas dicas para gerenciar seu time de TI.

1. Colaboradores adequados para cada função

A cultura e as necessidades da empresa ditam a estrutura e funções de cada equipe de TI: umas podem ser mais generalistas, quando trabalham com uma variedade de serviços e sistemas, enquanto outras são mais especialistas, trabalhando com tecnologias e sistemas específicos.

Tudo depende do que a empresa necessita. Mas um detalhe é imutável: colaboradores fora de seu cargo, desempenhando funções que não são de sua área de atuação, tendem a ficar desestimulados, ocasionando em perdas de tempo e dinheiro por parte da empresa.

Identifique o perfil do profissional e encaixe as pessoas nas funções certas, deixando claro o que espera delas em função de sua capacidade de entrega.

Isso aumentará muito a produtividade e a motivação.

2. Comunicação frequente, com clareza e objetividade

Engana-se quem acha que as equipes de TI só devem focar em questões técnicas. A capacidade de comunicação é de extrema importância, tanto na relação interna dos membros, quanto na comunicação de ações envolvendo público externo, que não tem domínio técnico sobre os temas.

A sinergia entre os membros tem grande importância para as funções serem executadas adequadamente, evitando retrabalhos, perda de tempo e de recursos da empresa, resultados direto das falhas na comunicação.

Cabe ao gestor encontrar a melhor solução para melhorar o contato e as relações entre os membros, por meio de reuniões ou uso de plataformas específicas.

3. Treinamento e capacitação

Mesmo sendo composta por membros com alto conhecimento técnico, o investimento em treinamento e capacitação da equipe é essencial, e vem de encontro a alinhar os times com base nos padrões e expectativas da empresa.

O aprendizado contínuo estimula o desenvolvimento individual, mas impacta positivamente em todos os membros da equipe, já que a informação é partilhada no processo de execução das rotinas.

Os treinamentos e capacitações elevam os sentimentos de motivação e propagam o desejo de aplicar as novas técnicas, procedimentos ou tecnologias aprendidas buscando reduzir os erros, o que melhora substancialmente a produtividade.

4. Feedbacks e reconhecimentos

Fundamentais para o crescimento profissional dos colaboradores e dos gestores, os feedbacks são os momentos de troca sobre o que está sendo bem feito e o que pode melhorar.

Isso é importante, pois deixa claro para cada membro da equipe o que fazer para que seu trabalho se torne ainda melhor.

O agendamento das sessões deve ser feito em intervalos mais curtos e com maior recorrência, não sendo adequado períodos de cadência muito elevados, como semestrais ou anuais.

E o principal: nunca deixe de elogiar os colaboradores, já que este é um combustível muito eficiente no processo de motivação das equipes.

5. Equipe com autonomia para tomadas de decisões

Uma equipe eficiente deve ter autonomia para realizar o que é necessário, principalmente em casos críticos e que exigem agilidade nas ações corretivas.

Quando há autonomia para os profissionais, a garantia de que os mesmos resolvam problemas prontamente minimiza qualquer tipo de erro.

E isso reflete diretamente no sentimento de confiança que a empresa transmite aos membros da equipe, o que também os torna mais motivados, engajados e eficientes em suas tarefas rotineiras.

Equipes de TI focadas e eficientes? Conte com a Accurate!

O trabalho dos gestores para selecionar e motivar as equipes que estão sob seus cuidados é crucial para o sucesso dos negócios.

Essa missão se torna bem mais simples quando seus comandados apresentam um perfil mais autônomo e autogerenciável.

Essas características, e outras mais, são facilmente encontradas no modelo de Squads Ágeis.

Pautadas no baixo custo de especialização e grande agilidade e qualidade na entrega de resultados, os times ágeis aceleram resultados!

E Squads Ágeis é com a Accurate!

Entendemos os seus desafios e alocamos uma equipe dedicada e pronta para atuar nos seus projetos estratégicos, permitindo que eles sejam executados de forma consistente, com visibilidade, gestão e na velocidade que você precisa.

Trazemos resultados com a alocação de squads ágeis em diversos clientes, e com diferentes formas de contratação conforme a sua necessidade.

squads ageis

Compartilhe com seus amigos esse conteúdo e continue acompanhando as atualizações do Blog da Accurate.

Se você for um profissional de T.I, ou áreas similares e desejar fazer parte da Accurate, acesse a página de carreiras, veja as vagas abertas e cadastre o seu currículo.

Não deixe também de acompanhar nossas Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube.

Autor

Accurate
Accurate
Inovação faz parte do nosso DNA, nascemos com a missão da “busca constante de domínio de novas tecnologias de informação para fornecermos as soluções mais adequadas às necessidades do negócio dos nossos clientes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *