Desenvolvimento de software Low Code: o que é, como funciona e quais são as tendências - Blog Accurate Blog Accurate

Desenvolvimento de software Low Code: o que é, como funciona e quais são as tendências

O desenvolvimento de software é uma atividade que envolve a criação de programas, aplicativos, sistemas e soluções digitais para diversos fins.

Para desenvolver um software, é preciso usar uma linguagem de programação, um conjunto de regras e símbolos que permite ao programador comunicar com o computador.

No entanto, aprender uma linguagem de programação não é uma tarefa fácil.

É preciso dedicar tempo, esforço e dinheiro para dominar os conceitos, as sintaxes e as ferramentas necessárias para criar um software de qualidade.

Além disso, o desenvolvimento de software tradicional é um processo complexo, que envolve várias etapas, como planejamento, análise, design, codificação, teste, implantação e manutenção.

Diante desses desafios, surge uma alternativa que promete simplificar e agilizar o desenvolvimento de software: o desenvolvimento de software Low Code.

Mas o que é o desenvolvimento de software Low Code? Como ele funciona? Quais são as suas vantagens e desvantagens? Como ele se relaciona com a inteligência artificial e os X-Apps? E quais são as tendências para o futuro? É o que veremos neste artigo.

O que é o desenvolvimento de software Low Code?

O desenvolvimento de software Low Code é uma abordagem que permite criar softwares com pouco ou nenhum código, usando interfaces gráficas, blocos lógicos, modelos prontos e outras ferramentas que facilitam a construção e a personalização de soluções digitais.

É baseado em plataformas que oferecem recursos visuais e intuitivos para o usuário criar o seu software sem precisar escrever linhas de código ou ter conhecimentos avançados de programação.

Essas plataformas são chamadas de plataformas de desenvolvimento Low Code ou low code development platforms (LCDP).

As plataformas de desenvolvimento Low Code permitem que o usuário arraste e solte componentes, configure propriedades, defina fluxos de trabalho, integre dados e funcionalidades, e publique o seu software em diferentes dispositivos e plataformas, como web, mobile, desktop e cloud.

Como funciona o desenvolvimento de software Low Code?

O desenvolvimento de software Low Code funciona de forma simples e rápida.

O usuário acessa uma plataforma de desenvolvimento Low Code, escolhe um modelo ou um projeto em branco, e começa a criar o seu software usando os recursos disponíveis na plataforma.

O usuário pode definir o layout, o design, a navegação, a lógica, os dados e as funcionalidades do seu software, usando elementos visuais e interativos que representam os componentes e as ações do software.

Ele também pode testar, depurar e otimizar o seu software, usando ferramentas de análise e monitoramento que a plataforma oferece.

Quando o usuário termina de criar o seu software, ele pode publicá-lo em um ambiente de produção, que pode ser na própria plataforma ou em um servidor externo.

O mesmo também pode atualizar e manter o seu software, usando as mesmas ferramentas que usou para criá-lo.

Quais são as vantagens e desvantagens do desenvolvimento de software Low Code?

O desenvolvimento de software Low Code oferece diversas vantagens, tanto para os desenvolvedores quanto para os usuários finais. Algumas das principais vantagens são:

  • Agilidade: o desenvolvimento de software Low Code permite criar softwares em um tempo muito menor do que o desenvolvimento tradicional, pois elimina ou reduz a necessidade de codificação, documentação e testes manuais. Além disso, o desenvolvimento de software Low Code facilita a implementação de mudanças e melhorias, permitindo alterar o software de forma visual e instantânea;
  • Produtividade: permite criar mais softwares com menos recursos, pois aproveita os componentes, os modelos e as funcionalidades já existentes na plataforma, evitando a repetição de tarefas e o desperdício de tempo. Além disso, o desenvolvimento de software Low Code permite que mais pessoas participem do processo de criação de software, pois não exige conhecimentos avançados de programação;
  • Qualidade: possibilita a criação de softwares com mais qualidade, reduzindo os erros, as falhas e as inconsistências, pois usa componentes e funcionalidades testados e validados pela plataforma. Além disso, o desenvolvimento de software Low Code permite criar softwares com mais segurança, seguindo os padrões e as normas de proteção de dados e de privacidade da plataforma;
  • Inovação: o desenvolvimento de software Low Code permite criar softwares com mais inovação, pois estimula a criatividade, a experimentação e a personalização, oferecendo recursos visuais e interativos que permitem ao usuário explorar diferentes possibilidades e soluções. Além disso, o desenvolvimento de software Low Code permite criar softwares com mais funcionalidades, além de integrar dados e serviços de outras fontes e plataformas, como redes sociais, APIs, IoT, etc.

No entanto, o desenvolvimento de software Low Code também apresenta algumas desvantagens, que devem ser consideradas antes de adotar essa abordagem.

Algumas das principais desvantagens são:

  • Dependência: este tipo de desenvolvimento depende da plataforma que é usada para criar o software, pois o software é construído com os recursos que a plataforma oferece. Isso significa que o usuário pode ficar limitado pelas funcionalidades, pelas atualizações e pelas regras da plataforma, e pode ter dificuldades para migrar ou integrar o seu software com outras plataformas ou sistemas;
  • Complexidade: pode se tornar complexo quando o software é muito grande, muito personalizado ou muito integrado, pois pode exigir mais codificação, mais configuração e mais manutenção. Além disso, o desenvolvimento de software Low Code pode gerar problemas de performance, de escalabilidade e de segurança, se o software não for bem projetado, bem testado e bem monitorado;
  • Qualificação: o desenvolvimento de software Low Code requer uma qualificação mínima do usuário, pois ele precisa ter conhecimentos básicos de lógica, de design, de negócios e de tecnologia para criar um software de qualidade. Além disso, o desenvolvimento de software Low Code requer uma qualificação contínua do usuário, pois ele precisa se atualizar sobre as novidades, as tendências e as melhores práticas da plataforma e do mercado.

Como o desenvolvimento de software Low Code se relaciona com a inteligência artificial e os X-Apps?

O desenvolvimento de software Low Code está relacionado com a inteligência artificial e os X-Apps, pois são tecnologias que podem potencializar e complementar o desenvolvimento de software Low Code.

A inteligência artificial é a capacidade de máquinas e sistemas de realizar tarefas que normalmente exigem inteligência humana, como reconhecimento de padrões, aprendizado, raciocínio, tomada de decisão, etc.

Ela pode ser aplicada ao desenvolvimento de software Low Code de duas formas:

  • Como ferramenta: a inteligência artificial pode ser usada como uma ferramenta para auxiliar o usuário no desenvolvimento de software Low Code, oferecendo sugestões, correções, otimizações, personalizações e automações, baseadas em dados, algoritmos e modelos de aprendizado de máquina. Por exemplo, a plataforma Mendix usa a inteligência artificial para gerar automaticamente o código a partir do design visual do software, e para recomendar os melhores componentes, modelos e funcionalidades para o usuário;
  • Como resultado: a IA pode ser usada como um resultado do desenvolvimento de software Low Code, permitindo que o usuário crie softwares inteligentes, que se adaptem, aprendam e evoluam com o tempo, usando dados, algoritmos e modelos de aprendizado de máquina. Por exemplo, a plataforma OutSystems permite que o usuário integre facilmente o seu software com serviços de inteligência artificial, como o Azure Cognitive Services, o Google Cloud AI e o Amazon AI.

Os X-Apps são aplicativos que combinam diferentes tipos de tecnologias, como realidade aumentada, realidade virtual, internet das coisas, blockchain, etc., para criar experiências imersivas, interativas e inovadoras para os usuários.

Podem ser criados com o desenvolvimento de software Low Code, pois as plataformas de desenvolvimento Low Code oferecem recursos e integrações que facilitam a incorporação dessas tecnologias nos softwares.

Por exemplo, a plataforma Appian permite que o usuário crie X-Apps com realidade aumentada, usando a ferramenta Appian AR, que possibilita a visualização de dados e processos em um ambiente tridimensional.

Quais são as tendências para o futuro do Low Code?

O desenvolvimento de software Low Code é uma tendência que vem crescendo e se consolidando no mercado de tecnologia, pois oferece uma solução prática, rápida e eficiente para a criação de softwares.

Segundo a empresa de pesquisa Gartner, o mercado de plataformas de desenvolvimento Low Code deve movimentar cerca de US$ 13,8 bilhões em 2021, um aumento de 22,6% em relação a 2020.

Além disso, a Gartner prevê que até 2024, 65% dos aplicativos serão desenvolvidos com Low Code.

Algumas das tendências para o futuro do desenvolvimento de software Low Code são:

  • Mais democratização: deve se tornar cada vez mais acessível e popular, permitindo que mais pessoas, de diferentes perfis, áreas e níveis de conhecimento, possam criar softwares sem depender de programadores profissionais. Isso deve gerar mais diversidade, inclusão e colaboração no desenvolvimento de software, e também mais inovação, produtividade e competitividade no mercado;
  • Mais especialização: o desenvolvimento Low Code deve se tornar cada vez mais especializado, oferecendo plataformas e recursos específicos para diferentes tipos, segmentos e necessidades de software. Isso deve gerar mais qualidade, eficiência e satisfação no desenvolvimento de software, e também mais personalização, diferenciação e fidelização no mercado;
  • Mais integração: o desenvolvimento de software Low Code deve se tornar cada vez mais integrado, permitindo que os softwares criados com Low Code se comuniquem, compartilhem e interajam com outros softwares, plataformas, sistemas e dispositivos. Isso deve gerar mais funcionalidade, conectividade e interoperabilidade no desenvolvimento de software, e também mais valor, experiência e engajamento no mercado.

Conclusão

O desenvolvimento de software Low Code é uma abordagem que permite criar softwares com pouco ou nenhum código, usando interfaces gráficas, blocos lógicos, modelos prontos e outras ferramentas que facilitam a construção e a personalização de soluções digitais.

Oferece diversas vantagens, como agilidade, produtividade, qualidade e inovação, mas também apresenta algumas desvantagens, como dependência, complexidade e qualificação.

Também está relacionado com a inteligência artificial e os X-Apps, pois são tecnologias que podem potencializar e complementar o desenvolvimento de software Low Code.

É uma tendência que vem crescendo e se consolidando no mercado de tecnologia, e que deve se tornar cada vez mais democrático, especializado e integrado no futuro.

Se você quer saber mais sobre o desenvolvimento de software Low Code, ou se você quer criar o seu próprio software com Low Code, entre em contato conosco.

Somos uma empresa especializada em desenvolvimento de software Low Code, e podemos ajudá-lo a transformar a sua ideia em realidade.

Quer conhecer nosso serviço?

Experimente nossa SPRINT DEMO exclusiva. Desenvolvemos uma Prova de Conceito em um ambiente OCI APEX tier gratuito em apenas 2 semanas.

Não perca a oportunidade de testar as capacidades do Low Code em seu contexto empresarial.

O futuro é agora, e a transformação do seu negócio começa com o Low Code. Entre em contato agora mesmo, descubra como essa abordagem pode impulsionar sua empresa e agende sua SPRINT DEMO.

Estamos prontos para impulsionar sua empresa em uma jornada rumo à inovação e sucesso!

soluções em low code

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a aprenderem mais sobre a Evolução do desenvolvimento de Software!

Continue acompanhando as atualizações do Blog da Accurate. E se você for um profissional de T.I, ou áreas similares e desejar fazer parte da Accurate, acesse a página de carreiras, veja as vagas abertas e cadastre o seu currículo.

Não deixe também de acompanhar as Redes Sociais: Facebook, Instagram, X, Linkedin e YouTube.

Autor

Accurate
Accurate
Inovação faz parte do nosso DNA, nascemos com a missão da “busca constante de domínio de novas tecnologias de informação para fornecermos as soluções mais adequadas às necessidades do negócio dos nossos clientes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *