Case de Sucesso: Saiba como foi a Implementação LGPD na Claro Blog Accurate

Implementação LGPD

Case de Sucesso: Saiba como foi a Implementação LGPD na Claro

Realizar a Implementação LGPD é uma ação que diversas empresas deverão realizar com uma certa urgência, tendo em vista que as sanções passam a ser aplicadas ainda este ano.

A Claro, uma das grandes parceiras da Accurate, já se adequou a esta nova lei e o processo de implementação das normas e parâmetros para a LGPD foi um sucesso. 

Dessa forma, diversas ferramentas da empresa foram otimizadas para cumprir a legislação e garantir a segurança de dados e da empresa. 

Assim, preparamos este conteúdo para que você possa acompanhar na prática como foi o processo de Implementação LGPD na Claro e os resultados obtidos.

Implementação LGPD na Claro: O que deveria ser feito?

Com a aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a aproximação da fiscalização de acordo com a Lei, muitas empresas estão buscando parceiros especializados para facilitar o processo de adequação às normas.

A Claro buscou a Accurate para executar a sua adequação, uma vez que temos uma parceria duradoura e de sucesso em diversos outros projetos de colaboração. 

Dessa forma, iniciamos o projeto de adequação dos portais de serviços da Claro, incluindo os serviços Claro Móvel, Claro Residencial e Now. 

A Claro possuía inicialmente uma seção informativa de sua política de privacidade em seu portal, o que por si só não é mais o suficiente de acordo com a nova lei.

Além da exposição completa dos dados armazenados e a possibilidade de solicitações desses dados, a nova lei também exige a preocupação com a segurança das informações do usuário final. 

Focando nisso, nossos especialistas em conjunto com a equipe de segurança da Claro, arquitetaram então um projeto com a aplicação de criptografia JWE e mascaramento de dados.

Adequação do Portal

Definido o plano de implementação da segurança dos dados, foi adequado também o portal já existente para garantir a conformidade com os pontos que a legislação exigem.

Entre eles, o fato de que o usuário deve ter fácil acesso aos dados compartilhados e coletados pela empresa, bem como o tratamento e compartilhamento deles com fornecedores e demais provedores, e solicitar alterações conforme previsto.

O portal desenvolvido expõe de forma concisa e organizada todas as informações necessárias e importantes:

  • as Políticas de Privacidade;
  • as Políticas de Cookies;
  • acesso para que o usuário realize as solicitações para seus dados. 

Isso tudo de forma segura e criptografada, diminuindo a possibilidade de ataques internos ou externos aos dados pessoais do usuário.

Ao acessar a página, o usuário pode gerenciar suas preferências de geolocalização, dos dados que podem ser utilizados para a criação de seu perfil como cliente, ter acesso aos seus dados armazenados pela Claro e como os mesmos são tratados.

Também é possível acompanhar todas as solicitações abertas e resolvidas em relação aos dados do usuário final, tudo na mesma tela. 

Com isso os pré-requisitos para o cumprimento da LGPD foram integrados no site: 

  1. todas as informações sobre seus direitos e o tratamento dos dados; 
  2. uma forma de realizar o consentimento;
  3. a possibilidade de abrir solicitações de acordo com os seus direitos; 
  4. e a garantia de preocupação com a segurança dos dados do usuário final.

Encurtando caminhos para consentimento na coleta de dados

De acordo com a legislação, a Claro só pode utilizar os dados de geolocalização e perfil de cliente após o consentimento do usuário.

Como era…

Seguindo dessa forma, com o acesso pelo Portal de Privacidade, seria necessário que o cliente seguisse sete passos para chegar à página de permissões de acordo com o esquema abaixo:

Modal Antigo

Esse extenso fluxo que o usuário deveria percorrer para conceder as permissões poderiam causar confusão ou falta de interesse no preenchimento das mesmas. 

O que poderia se tornar um possível contratempo para a Claro, que não poderia então direcionar as publicidades e ofertas de acordo com a localização e demais preferências do usuário.

A situação impactaria diretamente nas conversões. Para evitar isso, encurtamos o processo para adquirir as permissões do cliente com a criação de um modal. 

…Como ficou

Esse modal contém as principais solicitações de permissão: geolocalização e criação do perfil do cliente. 

Assim, logo quando o usuário realiza o login o modal já é aberto e ele escolhe se quer ou não dar a permissão para a Claro utilizar os seus dados. 

Dessa forma, diminuímos um processo que levaria sete etapas para apenas duas, conforme o apresentado abaixo:

Modal Atualizado

 A aplicação do modal é fácil de ser incluída em qualquer página ou portal da Claro, sendo simplesmente injetada via código na página já existente. 

Com isso, a Claro pode utilizá-la em qualquer página de acesso que tiver interesse para conseguir esses dados de seu usuário final. 

O layout e as cores do modal são alterados de acordo com cada site, para não destoar do layout e da identidade visual da marca. 

No caso abaixo, por exemplo, temos um modal branco e vermelho para os sites Claro, Claro Móvel e Claro Residencial, e outro modal preto para a utilização no Now Online.

Portal Claro_Tema BrancoPortal Claro_Tema Escuro

Configurações Adicionais

Outra configuração muito importante do modal para não causar desgaste ao usuário final, é para que ele apareça apenas caso nenhuma permissão tenha sido atualizada pelo usuário. 

Caso as permissões tenham sido preenchidas, sejam elas aceitas ou recusadas, o modal não aparece mais para o usuário ao realizar o login. 

No entanto, a permissão pode ser alterada a qualquer momento depois do preenchimento do modal, ao entrar pelo Portal de Privacidade. 

O mesmo processo foi desenvolvido para o Claro Pay, a carteira digital da Claro. 

Nesse caso, atualizamos o Portal de Privacidade, com todos os termos de privacidade e utilização de cookies, o acesso aos dados do usuário e a possibilidade de realizar solicitações de acordo com a legislação. 

O modal também foi incluso para obter as permissões mais rapidamente, tudo de acordo com a identidade visual da marca.

Construção do Portal dos Colaboradores

Por conta do sucesso na adequação da LGPD em seus portais, a Claro decidiu também realizar em parceria conosco um Portal de Colaboradores.

Tudo isso para garantir seus direitos em relação ao armazenamento e tratamento de seus dados.

 Dessa forma, desenvolvemos um Portal de Privacidade com as políticas de privacidade, cookies, e a possibilidade dos colaboradores de abrirem solicitações para alteração de seus dados. 

O acesso, nesse caso, é dividido entre subdivisões da Claro para garantir a precisão dos dados de políticas, de acordo com cada prestador de serviço.

Com este portal, os colaboradores têm acesso fácil a todos os seus dados armazenados, e podem solicitar alterações de forma mais ágil e sem grandes burocracias. 

Assim, o processo interno de atualização cadastral e solicitação de dados internos acontece de forma mais ágil e organizada, tanto para o colaborador quanto para a Claro. 

Com esse projeto e todas as ações, ao final de 2020 a Claro entrou para a lista de empresas completamente em conformidade com a LGPD.

Vale ressaltar também que o projeto final dos dois portais foi entregue quase cinco meses antes do prazo final estipulado em consultoria. 

Com o conhecimento adquirido no desenvolvimento do primeiro portal, a implementação se deu muito mais rápido do que o esperado.

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Implementação LGPD na Claro: mais um passo de uma parceria de sucesso da Accurate

E a parceria entre Claro e Accurate é duradoura! Novas melhorias estão sendo desenvolvidas por nossos arquitetos.

Tais soluções estão sendo feitas para suprir outras necessidades da Claro, de armazenamento e tratamento de dados.

Quer saber um pouco mais sobre esse relacionamento entre Claro e Accurate? Veja o artigo sobre o case Técnico Nota 10.

Acesse também o Blog e o Site da Accurate para conhecer mais sobre os nossos projetos e especialidades.

E caso seja um profissional da área e tenha interesse em fazer parte do time de colaboradores da Accurate, cadastre seu currículo na página de carreiras. 

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Autor

Aline Martins
Aline Martins
Profissional da área de Customer Success, no mercado de trabalho desde 2018. Atuo buscando melhorias na forma de se relacionar com o cliente, garantindo sempre a melhor experiência para todos os clientes e colaboradores envolvidos.

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