Entenda o que é SOA, e os seus Benefícios para o Desenvolvimento Blog Accurate

SOA

Entenda o que é SOA, e os seus Benefícios para o Processo de Desenvolvimento

Economia de tempo, desenvolvimento e recursos em um projeto, pode torná-lo muito mais eficiente e rentável. É o caso da utilização de SOA para os projetos. 

A sigla SOA, apresenta um modelo de projeto onde as ferramentas e componentes de um projetos podem ser comercializadas e reutilizadas em outros projetos. 

Isso faz com que o desenvolvimento de novos projetos possam se tornar não só menos custosos, como também mais eficientes. 

Para entender melhor os benefícios da utilização de SOA no processo de Desenvolvimento, continue acompanhando esse conteúdo.

SOA, o que quer dizer?

Quando se fala SOA, estamos falando uma sigla para o termo em inglês: Service Oriented Architectures que em tradução direta significa, Arquitetura Orientada como Serviços. 

Esse termo visa explicitar o desenvolvimento ou arquitetura de funcionalidades e/ou componentes de um projeto que podem ser reutilizados em outros projetos. 

Utilizando-se de uma linguagem mais técnica, esses componentes são desenvolvidos em uma chamada interface de serviço. 

As interfaces de serviços, por sua vez, utilizam-se um modelo de comunicação com a aplicação que pode facilmente ser utilizada e interligada a um outro projeto, que não o seu original. 

Na prática, estamos falando de migrar funcionalidades de um projeto para outros, facilitando assim o desenvolvimento de novos projetos. 

Por exemplo, digamos que para um projeto foi desenvolvida uma funcionalidade de contagem e identificação de usuários de uma plataforma de loja virtual.

Essa mesma funcionalidade pode ser reutilizada em um outro projeto, que não seja necessariamente uma loja virtual, ajudando assim tal projeto. 

A integração dessas funcionalidades só é possível porque o SOA possui o que chama-se de EBS, barramento de serviços corporativos. 

O ESB é o que possibilita a fácil integração da interface de serviços com um outro projeto sem ser necessário muito trabalho ou até mesmo conhecimento profundo dos elementos da programação. 

Benefícios e Vantagens da SOA

O grande trunfo da utilização de SOA, é que de modo geral o desenvolvimento e comercialização de ferramentas torna-se mais ágil. 

Sem contar que em uma visão empresarial, é possível adentrar novas áreas mercadológicas com maior facilidade a partir da SOA.

Além disso, há de modo geral um ganho econômico ao não ser necessário o desenvolvimento de funcionalidades existentes. 

Uma ferramenta criada com SOA, permite uma maior facilidade na correção de erros ou falhas das partes do projeto, uma vez que elas são isoladas.

SOA e outras tecnologias

A SOA é um excelente caminho para quem quer escalar o desenvolvimento de soluções, mas não se pode confundi-la com microsserviços, por exemplo. 

Uma vez que os microsserviços por mais que possua uma premissa muito próxima da SOA, seu funcionamento se dá de outra forma. 

Ou seja, o microsserviços por mais que trabalhe as partes de um projeto de forma isolada e independente, não possibilita a fácil integração e comunicação com outras aplicações. 

Portanto, é preciso sempre entender cada particularidade de uma tecnologia ou método de desenvolvimento para saber qual a melhor para ser implementada em seu projeto. 

Metodologias e Conceitos Novos nos projetos é com a Accurate

Na Accurate, estamos sempre antenados à técnicas, metodologias e/ou conceitos de desenvolvimentos modernos e atuais para sempre oferecer o melhor. 

Saiba mais sobre isso, acessando sempre o Blog da Accurate ou o site da empresa

Você é um profissional da área de T.I.? Quer fazer parte do nosso time, acesse a página de carreiras, veja as vagas disponíveis e cadastre seu currículo. 

Não se esqueça também de nos seguir nas Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e YouTube.

Autor

Accurate
Accurate
Inovação faz parte do nosso DNA, nascemos com a missão da “busca constante de domínio de novas tecnologias de informação para fornecermos as soluções mais adequadas às necessidades do negócio dos nossos clientes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *