Projeto RNI: Saiba como a Accurate está trabalhando nesse projeto Blog Accurate

Projeto RNI

Projeto RNI: Saiba como a Accurate tem desenvolvido a Plataforma E-commerce da empresa do Grupo Rodobens

O Projeto RNI é mais uma empreitada de sucesso da Accurate em parceria com a empresa de negócios imobiliários do Grupo Rodobens.

No projeto em questão, o objetivo era realizar o desenvolvimento de uma Plataforma E-commerce para a empresa.

Tudo isso fazendo parte do plano de digitalização dos processos iniciado em 2019 pela RNI, e que culminou na plataforma como etapa final. 

Para saber mais de como se deu esse projeto, o que foi desenvolvido e os processos envolvidos, continue acompanhando esse material. 

Por que um E-commerce?

O e-commerce é a etapa final de um plano de digitalização da jornada do cliente iniciado há dois anos pela companhia, que deu prioridade aos sistemas de backoffice e investiu na integração de sistemas. 

Nesse período, a empresa também adotou o contrato eletrônico e adotou ferramentas de análise e automação de marketing digital que foram essenciais para o seu desempenho comercial em 2020. 

O volume de vendas da RNI Negócios Imobiliários no primeiro semestre de 2020 alcançou R$ 243 milhões, superando o desempenho verificado em todo o ano de 2019.

A nova plataforma de vendas online permitirá que os clientes visualizem unidades disponíveis na planta dos empreendimentos, façam simulações de financiamento e obtenham informações detalhadas dos imóveis desejados. 

Além disso, os tours virtuais, hoje padronizados, serão adaptados a partir das escolhas de cada comprador, que também poderão marcar visitas virtuais em tempo real.

O atendimento por meio da ferramenta será vinculado ao ID de um corretor, que passará a exercer um papel fundamental como consultor de vendas. 

A entrega de documentos e a geração de propostas, contratos e boletos ocorrerão em um ambiente criptografado e responsivo, com agilidade na interlocução com instituições financeiras. 

Todo o acompanhamento do processo de aquisição será realizado a distância, de forma automatizada.

Essa nova plataforma reforça a estratégia comercial da companhia, ampliando as possibilidades de geração de receita para o negócio. 

A RNI está alinhada com as tendências de consumo no ambiente digital e está certa de que a experiência de compra online estará cada vez mais presente no mercado imobiliário brasileiro, com benefícios diretos para os clientes.

Vender mais Imóveis, esse é o objetivo: 

“A ferramenta representará uma inovação no setor ao conferir maior autonomia aos compradores de imóveis no ambiente digital e ao criar formas individualizadas para a experiência de aquisição a distância – funcionalidades ainda inéditas. A RNI está alinhada com as tendências de consumo no ambiente digital e está certa de que a experiência de compra online estará cada vez mais presente no mercado imobiliário brasileiro, com benefícios diretos para os clientes”.

É o que aponta Henrique Cerqueira, diretor de Marketing, Vendas e Novos Negócios da RNI, que salienta que a empresa está qualificando ainda mais o atendimento online no setor. 

Fases do Projeto

Na primeira fase da novidade, apresentada na última Black Friday, a plataforma utiliza a geolocalização para apresentar ao cliente os empreendimentos disponíveis na região.

Além dos imóveis, a ferramenta apresenta os preços, fotos, vídeos, tour virtual, agenda de visitas, plantas e características técnicas do imóvel. 

Já na segunda fase do projeto, que vai ao ar no início do mês de março de 2021, o cliente terá acesso à simulação de financiamento rápida e personalizada do imóvel.

E para isso será utilizada tecnologias como RPA (Robotics Process Automation), que em segundos, entregará a simulação personalizada do financiamento do imóvel ao cliente.

Isso tudo saindo direto do banco financiador da construção do empreendimento. 

Nesta etapa, o e-commerce da RNI também trará uma funcionalidade poderosa para a força de vendas da companhia, com personalização de Foto, Nome, Telefone e WhatsApp do Corretor Especialista. 

Dessa forma, o cliente terá a segurança de pedir ajuda a qualquer tempo, se assim desejar, a seu especialista de confiança.

Segundo reportagem do Money Times, também é possível fazer um agendamento de visita presencial ou virtual ao projeto, clicando na opção correspondente que irá automaticamente notificar à empresa quanto ao dia e hora escolhidos:

“Estamos qualificando ainda mais o atendimento online no setor. Quando todas as funções de nosso e-commerce estiverem finalizadas, nossos clientes terão a possibilidade de fazer a jornada completa da compra do imóvel no meio digital de forma segura, de qualquer lugar do mundo, desde a visita virtual, simulação do financiamento, formalização da proposta, documentação, contrato e pagamento”, explica Nilson Neves, Gerente de TI da RNI.

A parceria com a Accurate no Projeto RNI

A Accurate contribui no projeto plataforma e-commerce da RNI, no aspecto de tecnologia e inovação.

Assim como no entendimento de como o comportamento do consumidor virtual difere do presencial e dessa forma oferecer ferramentas e soluções para ambas situações. 

No portfólio da Accurate, é possível encontrar experiência para criação de:

  • Plataforma própria de e-commerce com experiência de Americanas.com e Walmart;
  • Ferramenta de marketplace; e
  • Soluções de análise de vendas.

Como foi a Concepção do Produto?

O Lean Inception foi usado, e funcionou como um workshop colaborativo para alinhar um grupo de pessoas da RNI representando todas as áreas de negócio, tomadores de decisões e influenciadores, sobre o MVP, ou seja, o produto mínimo viável a ser construído. 

Um momento utilizado para alinhar pessoas e construir o produto certo. E deu certo!

Foram 5 dias de atividades em que responderam todas essas questões: Por onde começar? Onde e por quem será usado o produto? O que é realmente útil para o utilizador? Quais destas funções são possíveis?

Utilizou-se as técnicas de facilitação e no estilo de cada atividade.

Assim como foram escolhidas ferramentas para que os participantes colaborassem visualmente e produzissem algo de valor. 

Citando como exemplo: Miro.com, Office.com, Microsoft Teams e EasyRetro.io. 

Tais ferramentas foram essenciais para o senso comum sobre o objetivo do produto, priorização do valor entregue ao negócio em cada MVP, e demais resultados, como:

  • Visão do produto;
  • É – Não é – Faz – Não faz;
  • Personas;
  • Jornada de usuários;
  • Brainstorming de funcionalidades;
  • Revisão Técnica, de UX e de Negócio;
  • Sequenciamento das Funcionalidades;
  • Canvas MVP.

Construção de MVP à 4 mãos

A construção do MVP foi a quatro mãos, entre a RNI e Accurate, com riqueza de coleta de informações nas discussões e compreensão dos dados mapeados.

Sempre classificando é claro o valor agregado ao negócio, visualizando o objetivo definido do produto e a jornada do cliente mais espetacular possível.

Simplicidade, segurança e usabilidade na experiência do usuário foram altamente priorizadas, como base da construção do produto mínimo viável, na Web e Mobile. 

Os debates sobre os conceitos na separação das entregas em MVP foram sempre usados como alicerce na definição mais original do MVP buscando o UAU “WOW” para os clientes.

Isso tudo para que no final fosse obtido: “O produto mínimo viável. Não, o produto mínimo adorável. Não, o produto mínimo testável. Não, produto mínimo comerciável. Não, …”.

Ao final, as métricas foram definidas, e medições para acompanhar o incremento das vendas, dos acessos, das conversões de clientes, e o mais importante: o resultado do alcance aos clientes novos, atendendo às Personas mapeadas.

Como foi a condução do projeto?

Scrum foi o framework escolhido para conduzir o projeto. 

Todos os papéis foram muito bem executados pelo Product Owner (PO), Scrum Master (SM) e do DevTeam (time de desenvolvimento). 

Os três artefatos foram utilizados: Product Backlog, Sprint Backlog e o Incremento, seguidos das cerimônias que permitem transparência e segurança através de muita comunicação.

    scrum 

O time da RNI prepara a criação de estórias de usuários, apresenta com muita riqueza de detalhes as funcionalidades esperadas e as prioriza. 

Segue-se com as jornadas das personas mapeadas, entrega para o time de UX da Accurate as ideias, as regras de negócio, todas as simulações e as soluções ficam na prototipação. 

Depois, levam as estórias das Sprints como prontas, para a Sprint Planning (Planejamento da Sprint).

Em seguida o DevTeam da Accurate ouve a estória da sprint com o PO, planeja as atividades e as pontua promovendo as estimativas. 

Nesta cerimônia de Sprint Planning todos os envolvidos interagem e participam das discussões.

Reuniões diárias denominadas Daily Meeting apontam as demandas finalizadas e previstas assim como seus impedimentos, permitindo um acompanhamento da execução da Sprint. 

Há também reuniões de revisão, onde o time apresenta as entregas da Sprint e o PO sempre faz aprovações e considerações. 

Nesta cerimonia de Sprint Review é o momento de realizar uma demonstração do sistema funcionando.

A Sprint encerra com a cerimônia de Sprint Retrospective com avaliação do que foi bom, do que foi ruim, e monta-se um plano de ação para resolver pontos de interesse comum para a melhoria contínua e usufruto nas próximas Sprints.

Conclusão

A plataforma de e-commerce da RNI está ai! Disponível para você ter uma excelente navegação em busca de seu imóvel para moradia ou investimento. 

Os resultados da MVPs já somam sucesso, com um produto novo, valioso, usável, factível e Uau!

Quer saber mais sobre o Projeto?

Confira o depoimento do Nilson Neves, Gerente de TI da RNI, sobre esta parceria de sucesso com a Accurate.

Referências:

Accurate e Projeto RNI, mais uma Parceria de Sucesso

Conforme o apresentado neste conteúdo, é possível perceber que a parceria entre a RNI e a Accurate é mais uma de sucesso.

Isso porque, a solução entregue tem tornado possível à empresa atingir os seus objetivos definidos para o projeto. 

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Autor

Mauricio Tadini
Mauricio Tadini
Gerente de Projetos e Scrum Master. Perfil profissional construído nas diversas áreas de Tecnologia da Informação, com foco na otimização do negócio. Atuei como Gerente de TI aprimorando a minha experiência na organização de processos e recursos para otimizar a prestação de serviços de TI, controle orçamentário e indicadores de resultado. Comprometido com resultados e entregas no prazo e com qualidade de projetos em tecnologia com Oracle Cloud, E-Commerce, Mobile, CRM, ERP, SCM. Busco eficiência e trabalho apoiando-se em tecnologias emergentes com foco em inovação, prática PMI e metodologias Ágeis, OKR, Lean, Scrum e Kanban para os alcances das metas. Líder experiente na coordenação, formação e desenvolvimento da equipe com forte visão para alcançar reconhecidos resultados. Vivência em vários projetos da iniciativa privada e de setores públicos.

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