Cloud computing, ou computação em nuvem, é a tecnologia que possibilita a entrega de recursos computacionais sob demanda através da internet, permitindo acessar dados a partir de qualquer computador, em qualquer lugar.
Assim, é possível utilizar remotamente softwares, armazenar arquivos e processar dados por meio da internet, sem se preocupar com a compra e manutenção de datacenters e servidores físicos, características do tradicional modelo On Premise.
Gerenciamento mínimo, flexibilidade no acesso a dados/informações e definição de preço conforme o uso. A computação em nuvem pode ser o divisor de águas na transformação digital de qualquer empresa.
Se você deseja saber mais sobre o assunto ou busca maneiras de aplicar essa tecnologia ao seu negócio, então chegou ao lugar certo. Neste artigo você descobrirá tudo sobre cloud computing. Acompanhe!
O que é cloud computing?
Cloud computing é um modelo de computação onde são oferecidos recursos de TI sob demanda, que podem ser acessados por meio da internet, independente de plataforma.
Dessa forma, permite-se acesso a serviços como máquinas virtuais, servidores, armazenamento de dados, redes, segurança e aplicações.
A definição de preço é pautada pelo uso: paga conforme o consumo. Mas os benefícios da cloud computing vão muito além da redução de custos com servidores locais, pois os recursos computacionais podem ser ajustados ao seu negócio de maneira simples e segura.
Como funciona a Computação em Nuvem?
A nuvem é composta por diversos servidores interligados pela rede ao redor do mundo que agrupam os recursos de armazenamento, processamento, comunicação de rede, memória e outros recursos computacionais.
O consumidor pode provisionar recursos por conta própria, como quantidade de processadores, memória, tamanho de armazenamento e comunicação de redes.
É possível também gerenciar o backup e outros recursos facilmente, com pouca ou nenhuma interação com o provedor.
O gerenciamento elástico e sob demanda dessa infraestrutura aumenta a capacidade computacional das máquinas virtuais ou a quantidade de máquinas para atender sua aplicação ou software.
Existem 4 tipos de computação em nuvem: o privado, o público, o comunitário e o híbrido. Se você tem uma empresa e deseja começar a utilizar o serviço de cloud computing, deverá escolher um dos tipos apresentados aqui. Veja abaixo mais detalhes de cada nuvem:
- Nuvem Privada:
É um modelo de nuvem provisionado por uma organização ou por terceiros para uso exclusivo de um grupo restrito de usuários selecionados, como parceiros ou funcionários.
Aqui a segurança da infraestrutura e dos dados armazenados são de responsabilidade da organização. Essa infraestrutura pode estar nas instalações da mesma ou fora dela.
- Nuvem Pública:
Modelo de nuvem em que os provedores disponibilizam o acesso aos seus serviços ao consumidor, por meio da internet.
Neste modelo, o provisionamento da infraestrutura de servidores e recursos de TI e a segurança dos dados na nuvem é uma responsabilidade do provedor.
- Nuvem Comunitária:
Temos aqui um modelo de infraestrutura de nuvem provisionado exclusivamente para uma comunidade de consumidores com interesses em comum de segurança ou políticas de uso.
Sendo que a manutenção e provisionamento dessa infraestrutura podem ser gerenciados por uma ou mais organizações dessa comunidade e podem estar dentro ou fora das instalações das organizações que participam dessa comunidade.
- Nuvem Híbrida:
Como o próprio nome sugere é a composição de duas ou mais infraestruturas de nuvens públicas, privadas ou comunitárias.
Podem participar organizações distintas que utilizam tecnologias padronizadas ou proprietárias, permitindo a comunicação de dados.
Quais os modelos de serviços de Cloud Computing?
Existem 3 principais modelos de serviços relacionados a computação em nuvem, cada qual oferecendo diferentes níveis de controle e gerenciamento, com flexibilidade para seleção dos serviços conforme suas necessidades. Conheça abaixo os modelos disponíveis:
- IaaS – Infrastructure as a Service (Infraestrutura como Serviço):
Neste modelo de serviço é oferecido ao consumidor acesso ao provisionamento de processamento, memória, comunicação de rede, armazenamento de dados e outros recursos computacionais.
Possibilitando assim a instalação e execução de softwares e sistemas operacionais, atualização e manutenção dos mesmos.
A segurança neste modelo de nuvem é compartilhada, onde a parte de segurança da aplicação, regras de firewall e rotas é por conta do consumidor e a segurança dos servidores e datacenters é por conta do provedor.
- PaaS – Platform as a Service (Plataforma como Serviço):
Com o PaaS, o usuário não tem mais a necessidade de gerenciar a infraestrutura, sendo assim, ele poderá se concentrar na implantação dos softwares e aplicações desenvolvidos.
Isso porque parte da infraestrutura e segurança também é compartilhada.
O consumidor ainda terá de gerenciar a segurança de sua aplicação ou software, e o provedor cuidará da segurança da infraestrutura.
- SaaS – Software as a Service (Software como Serviço):
O SaaS fornece ao consumidor um produto completo, sendo o mesmo executado numa infraestrutura de nuvem.
Neste modelo não é necessário se preocupar com a manutenção do software ou da infraestrutura, se preocupando apenas em usar o produto.
Alguns exemplos de SaaS são: Adobe, Gmail, Paypal, Netsuite, Slack, entre outros.
Benefícios da Computação em Nuvem
Se comparada ao modelo tradicional de computação, que demanda investimentos em hardwares, softwares e licenças de utilização, fica fácil compreender porque a tecnologia cloud se tornou tão popular nos últimos anos.
A Cloud Computing possui uma série de benefícios, que vão desde os baixos custos de aquisição e armazenamento, até a segurança. Confira os principais:
– Serviço sob demanda: O consumidor pode provisionar recursos computacionais por conta própria e sob demanda manualmente ou de forma automática.
– Elasticidade: Provisionar recursos conforme a necessidade e sem excesso, podendo aumentar ou diminuir de forma instantânea a capacidade computacional.
– Custo: O custo da nuvem se torna menor do que a infraestrutura tradicional (on premises) devido a não necessidade de aquisição de equipamentos de TI. Outro ponto importante é a economia, seja ela relacionada ao consumo de energia utilizada pelo datacenter ou investimentos em segurança.
– Amplo acesso por rede: Todos os recursos da nuvem estão acessíveis através da rede e por qualquer plataforma, como: Tablets, smartphones, notebooks e desktops.
– Confiabilidade: Os provedores de nuvem garantem a disponibilidade do seu serviço 24×7, 365 dias por ano. Em caso de falha de um servidor ou datacenter, o consumidor poderá facilmente migrar sua aplicação ou software para outro datacenter que poderá estar distante fisicamente.
– Armazenamento: Armazenamento para acesso rápido, backup e restauração de dados de gerenciamento de maneira simplificada, segundo a necessidade do consumidor.
Quer saber mais sobre Cloud Computing?
Pensando em esclarecer diversos pontos que envolvem o tema Cloud Computing, a Accurate promoveu um Webinar exclusivo.
Conduzido por Pedro Arruda, Diretor Comercial/MKT/CS da Accurate, este bate-papo conta com a participação de Allex Lima, Arquiteto de Soluções (AWS), e André Guedes, Head de Infraestrutura e Operações (Accurate).
Confira na íntegra como foi esse encontro:
Cloud Computing é especialidade na Accurate
Se chegou até aqui, parabéns! Agora você entende o conceito de cloud computing.
Recomendamos que, antes mesmo de pensar sobre o modelo que melhor se ajusta ao seu negócio, você reflita e pontue as necessidades e prioridades relacionadas a sua empresa.
Analise recursos, defina orçamentos e pesquise fornecedores que oferecem os serviços de computação em nuvem.
E se necessitar de ajuda em seu processo de transformação digital, saiba que pode contar com a gente!
Somo especialistas na entrega de soluções em cloud computing, desde o desenho até os projetos de migração de aplicação e ambientes para a cloud, com a máxima segurança dos dados.
Conheça mais sobre os nossos serviços e, se por acaso for um profissional da área de TI, de uma olhada na página de carreiras. Tem sempre vaga em aberto!
Não deixe de acompanhar também as novidades do Blog da Accurate, e compartilhe esse conteúdo.
Dá uma olhadinha também em nossas Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e YouTube.
Autor
- Inovação faz parte do nosso DNA, nascemos com a missão da “busca constante de domínio de novas tecnologias de informação para fornecermos as soluções mais adequadas às necessidades do negócio dos nossos clientes”.
Artigos do mesmo autor
- Análise04/12/2024Como se preparar para 2025 com tecnologia: IA, cloud, mobile e mais
- Serviços27/11/2024Como alcançar eficiência em sua estrutura de TI
- Serviços21/11/2024O que são Progressive Web Apps (PWAs) e como podem transformar sua estratégia digital?
- Serviços13/11/2024Processo inovativo em TI: Como implementar e alcançar resultados transformadores em sua Infraestrutura