Conhecer as Soft Skills em UX mais importantes para atuar na área é de extrema importância para o profissional.
Uma vez que entendendo o que o mercado espera dele enquanto especialista da área, o profissional tem maiores chances de se destacar.
Tal desenvolvimento favorece não só o profissional, como o mercado como um todo, garantindo sempre os melhores na área.
Continue acompanhando esse conteúdo para conhecer as Soft Skills mais importantes em UX.
Soft skills é um termo em inglês usado por profissionais de recursos humanos para definir habilidades comportamentais, competências subjetivas difíceis de avaliar.
Geralmente são analisadas com as hard skills (habilidades técnicas) na seleção e contratação de profissionais pelos departamentos de RH, ou responsáveis pelo processo seletivo de cada empresa.
Segundo uma pesquisa realizada no LinkedIn no ano de 2020, as soft skills mais procuradas foram: criatividade, persuasão, adaptabilidade e inteligência emocional.
E inserido no nosso contexto de globalização onde existe muita informação e avanço tecnológico, arrisco dizer que adaptabilidade se enquadra perfeitamente no contexto de soft skill obrigatória.
Pela minha experiência do dia a dia, atuando como UX, as que eu mais sinto a importância e necessidade são:
Precisamos muito argumentar as nossas decisões estratégicas que impacte positivamente o produto/serviço (visão de negócio) e que, ao mesmo tempo, resolva o problema do usuário agregando valor em ambas as partes.
Vale ressaltar que essa comunicação deve existir de forma limpa e clara, e que também devemos saber ouvir, escrever e negociar.
Portanto, qualifico essa como a Soft Skill mais importante no nosso contexto.
Quando se fala em UX, automaticamente já vem empatia com o próximo.
E é exatamente isso, saber nos colocar no lugar do outro, pois desenvolvemos produtos/serviços, e não apenas empatia com o nosso usuário final, precisamos lembrar que devemos também corresponder com a visão de negócio dos nossos Stakeholders.
Dessa forma, devemos ter empatia com todas as pessoas envolvidas no contexto dos produtos/serviços, afinal não trabalhamos sozinhos e todo mundo tem uma dor diferente.
Por isso, é importante ouvirmos para conseguir entregar algo que agregue valor para ambas as partes.
Vivemos em um contexto onde as metodologias ágeis são muito bem estruturadas e aplicadas de forma correta.
Portanto, é extremamente necessário saber trabalhar em grupo, seja para identificar um ponto de melhoria, ou pedir a colaboração de algum outro membro do time para resolver algum problema e até mesmo buscar soluções melhores.
Dessa forma conseguimos atingir um nível de excelência na entrega, ou seja, nos tornamos mais eficientes.
Basicamente uma obrigação que toda a sociedade deveria ter, respeito com seus companheiros e pessoas ao seu redor.
Em um contexto empresarial não é diferente, precisamos manter sigilo de informação e dados, além de cumprir com nossas responsabilidades, e praticar a política de boa vizinhança.
Podemos concluir que se você quer ingressar na carreira de UX, ou em qualquer outra carreira, é necessário possuir soft skills, independentemente de quais forem.
Isso porque as hard skills (habilidades técnicas) são moldadas e adquiridas com o tempo de experiência.
Já as Soft Skills são mais difíceis de serem trabalhadas e moldadas, por isso várias empresas têm focado nas contratações de pessoas que já as possuem além é claro se enquadrem melhor ao contexto da vaga e/ou empresa.
Na minha visão essa tendência faz todo o sentido, pois só como excelentes pessoas conseguimos nos tornar excelentes profissionais.
Aqui na Accurate, não só valorizamos os talentos e conhecimentos técnicos dos colaboradores como estamos de olho nas Soft Skills, garantindo sempre o melhor para todos.
Se você é um profissional da área de Tecnologia e deseja fazer parte de nosso time, acesse a página de carreiras, veja as vagas em aberto e envie-nos seu currículo.
Não deixe também de compartilhar esse conteúdo com seus amigos e continuar acompanhando o Blog da Accurate.
Lá nas nossas Redes Sociais você encontra conteúdos novos e interessantes, siga: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e YouTube.
A transformação digital acelerou a necessidade de inovação em Tecnologia da Informação (TI). No ambiente…
O desenvolvimento de FAQBots inteligentes é uma solução que vem ganhando espaço, permitindo que…
O avanço da Inteligência Artificial (IA) está remodelando a maneira como empresas conduzem suas…
Adotar uma estratégia multicloud para redução de custos é essencial para empresas que buscam…
No cenário atual, onde a transformação digital não é mais uma opção, mas uma necessidade,…
O comércio eletrônico tem evoluído de maneira acelerada nas últimas décadas, e estamos agora às…