OKR ou Objectives and Key Results é uma metodologia de gestão utilizada para definir e rastrear os objetivos e resultados de uma empresa.
Sua função é simplificar a definição de metas, objetivos e resultados chave de uma empresa.
Portanto, é uma excelente ferramenta de gestão que garante o foco nos resultados esperados e planejados para o negócio.
E esse fator faz do OKR uma metodologia de gestão essencial para os empreendimentos em geral e portanto, é essencial que o conhecimento acerca do mesmo seja geral.
Assim, a Accurate preparou esse conteúdo para explicar o que é essa metodologia de gestão, e porque a sua organização precisa inserir no seu dia a dia.
OKR é a sigla para “Objectives and Key Results” (Objetivos e Resultados-chave) e designa um sistema de gestão para definição e rastreamento de objetivos e os resultados esperados.
Diferente de metodologias tradicionais, é um modelo não sistemático, sem regras inflexíveis e rigorosas.
Esse sistema é uma metodologia de gestão focada em simplificar a definição e rastreamento dos objetivos e resultados-chave de uma empresa.
Com a utilização do OKR é possível dar uma direção clara e parâmetros mensuráveis para a conquista dos números ideais.
A origem do sistema se deu na Intel com a criação de um framework de definição de metas que se espalhou nas empresas do Vale do Silício.
Hoje, são inúmeras as empresas que utilizam o sistema, como Google, Twitter, Linkedin, Dropbox e GoPro.
Esse sistema descende de uma série de Modelos de Gestão de Metas, começando em 1950 com Peter Drucker com a sua Administração por Objetivos em Du Pont na Geórgia.
Contudo, Drucker foi refutado por diversos estudiosos, e em 1970 Andy Grove, considerado pai do OKR, passa a empregar o método na Intel.
Grove trabalha o método de maneira mais humana, fazendo com que os colaboradores alinhassem os seus objetivos com o da empresa.
Em 1999, John Doerr dá nome de OKR ao método, aplicando-o no Google e abrindo o caminho para que o mesmo fosse empregado a partir dos anos 2000 no Vale do Silício.
O conceito VUCA (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade) é algo que permeia o mundo, tanto o empresarial como o pessoal.
É preciso então trabalhar com o colaborador, para que ele não só entenda como seja capaz de estar em consonância com os objetivos da empresa.
Quando todos falam a mesma língua diminui-se espaços para inseguranças e grandes problemas na organização.
Os Métodos Ágeis como o Scrum e Kanban, estão cada dia mais sendo utilizados nas empresas, no entanto, somente como um mecanismo de entrega.
Estes métodos não são capazes então de planejar o projeto como um todo pois trabalha em pequenos ciclos e foca nas melhorias dos produtos.
As avaliações também rodam em torno dos ciclos e faz com o método seja ágil para aumentar a eficiência do trabalho.
Métodos Ágeis, são então, alicerce para a Transformação Digital, contudo, entra-se o questionamento: “Onde está a base da execução da Transformação Digital?”
E é justamente para responder e preencher essa lacuna que entra o OKR nas organizações.
Anualmente as empresas fazem levantamentos para o Planejamento Estratégico que acaba por ser algo com muitas informações e decisões a serem tomadas.
Sem contar, que normalmente trata-se de um efeito em cascata com o dono passando o objetivo, a equipe realizando os levantamentos de custos operacionais, processos e afins, e depois passando para o operacional.
Contudo, já não faz mais sentido realizar planejamento de longos espaços de tempos, devido à dinamicidade do tempo.
Ou seja, um planejamento realizado para 6 meses de empresa pode chegar ao fim do ciclo sem fazer sentido nenhum com a realidade do momento.
Nesse sentido, entram os métodos ágeis para planejamentos mais curtos e que sejam capazes de criar uma melhoria em geral.
Mas, essa mudança ainda não atingiu a todos o que faz que ainda se mantenham os relatórios anuais, análises de resultados de todo o período, entre outros pontos.
No entanto, não dá mais para esperar 6 meses para mudar o que não está dando certo, é preciso agir de maneira ágil.
Implementar técnicas como MVP’s e Hipóteses nas estratégias, por exemplo, irá fazer com que toda a empresa caminhe na mesma cultura.
E é claro que para garantir que o operacional esteja de acordo e entregando as melhores soluções utiliza-se o Scrum.
Para se realizar a conceituação do OKR, podemos seguir pelos seguintes pontos:
O OKR é então uma ferramenta de planejamento e alinhamento que facilita o pensamento crítico e impõe uma disciplina contínua.
Isso tudo garante que os funcionários trabalhem em colaboração, concentrando sua energia e esforços em contribuições quantificáveis que impulsionam os objetivos organizacionais.
Para garantir que o OKR tenha o resultado esperado é preciso então entender os atributos dos componentes chave da ferramenta.
Primeiramente, entram os Objetivos que busca responder o seguinte: “O que queremos alcançar? Para que estamos trabalhando sem focar nas tarefas que levam até esse lugar?”
Importante salientar, que o objetivo deve ser qualitativo, inspiracional e motivador, ambicioso (sonho grande) e geralmente definido para um período curto, como 3 meses.
Em segundo têm-se os Key Results, KR que buscam saber: “Como medir o progresso em relação ao objetivo?”.
Neste, deve-se buscar uma análise quantitativa, definir de 2 a 5 por Objetivo, e lembrar-se que eles podem ser métricas ou milestones.
Além disso os KR, podem seguir o critério SMART (Específico, Mensurável, Atingível, Relevante e Ter prazo).
Por fim, eles devem ser difíceis, mas não impossíveis e é preciso estar claro na mente que eles são o resultado final de uma série de tarefas, mas não as próprias tarefas.
Na Accurate para garantir que o OKR seja aplicado de forma eficiente na organização, projetos e afins a Accurate utiliza o seguinte modelo:
Para escrever um bom OKR, há um modelo muito eficiente mostrado abaixo:
“Vamos (objetivo). E saberemos se fomos bem sucedidos se conseguirmos (Resultado-chave), (Resultado-chave) e (Resultado-chave)”.
Por exemplo: Vamos crescer em participação no Mercado Brasileiro, e saberemos se fomos bem sucedidos se conseguirmos gerar R$2 milhões em vendas globais, Iniciar vendas no Nordeste e Reduzir número de devoluções de produtos de 10% para 5%.
Outros exemplos:
Objetivo 1: Gerar brand awareness
Key Result 1: criar uma identidade visual marcante;
Key Result 2: anunciar nas redes sociais;
Key Result 3: aumentar a memória de marca nas pessoas através de patrocínios de eventos, projetos e celebridades.Objetivo 2: Escalar as vendas
Key Result 1: dobrar o número de leads que foram gerados mensalmente;
Key Result 2: enviar 80% dos leads qualificados para o fundo do funil;
Key Result 3: aplicar estratégias de up selling e cross selling.
Há 3 níveis de OKR que podem ser aplicados, são eles: nível organizacional, departamental e individual.
Cada um desses abrange respectivamente as áreas da empresa como um todo, depois áreas, times e departamentos específicos e por fim, os colaboradores um a um.
OKR’s organizacionais fazem com que toda a empresa esteja de acordo com os objetivos a serem alcançados.
Normalmente são definidos de forma estratégica e anualmente, podendo englobar departamentos e unidades muito grandes na empresa.
Já os OKR’s departamentais são direcionados para a atuação de cada time, contudo, não pode deixar de estar alinhado com o objetivo geral da empresa.
O recomendável é que estes OKR’s chamados de táticos para equipes sejam definidos trimestralmente, havendo uma revisão no meio desse período.
Por último, mas não menos importante, os OKR’s individuais focam na performance e nas entregas que se esperam de cada colaborador.
Estes últimos são administrados através de Check-ins semanais com o intuito de rastrear os resultados esperados.
Dessa forma, podem se realizar as seguintes ações de acordo com o período:
É realizada uma avaliação de execução das KR’s e o planejamento do trimestre seguinte com a criação dos objetivos com suas respectivas chaves de resultado.
Se for o início do processo de implementação da técnica, realiza-se apenas a criação das metas.
Deve ser avaliado e registrado o progresso da semana que passou e criar uma lista de atividades com base nas KR’s pendentes para a próxima semana.
Realiza-se o bloqueio de um tempo na agenda para a execução de algumas das atividades da lista da semana.
O acompanhamento de resultados é essencial para garantir que o método está funcionando e para controlar os prazos das metas. Você pode, por exemplo, fazer esse monitoramento semanalmente.
A Linha do Tempo de acompanhamento de OKR, segue o modelo apresentado na imagem abaixo:
O Brainstorming (reunião de ideias) é realizado entre o final de novembro e início de dezembro.
Dessa forma, antes do fim de dezembro é realizada a comunicação dos OKR’s de nível empresarial, definidos juntos aos gestores da empresa.
Os OKR’s de nível departamental e individual definidos juntos aos coordenadores e colaboradores, são comunicados respectivamente, na primeira e na terceira semana de janeiro.
Com isso definido, segue-se o processo com check-ins individuais sendo realizados semanalmente até a última semana de março.
No fim do primeiro trimestre é realizada a revisão de resultados departamentais e a apresentação dos novos OKR’s departamentais e individuais.
Este processo de check-ins semanais, revisão e apresentação de novos OKR’s departamentais segue-se nos trimestres seguintes até o fim de novembro.
Ao fim do ano é realizada a revisão dos resultados e aberto um novo ciclo para o próximo ano.
Os Check-ins podem ser realizados por meio de uma planilha, onde se identificam os KR, e como estão os resultados, lembrando sempre que deve ser um processo rápido.
O princípio central do OKR é que ele preza pela transparência, pois, sem ela a estratégia não será bem sucedida.
Portanto, garanta que todos na empresa fiquem à par dos objetivos e dos key results, assim como das métricas e resultados.
E lembre-se de que o intuito não é colocar pressão nos colaboradores para que eles atinjam as metas, mas sim garantir que eles se mantenham informados sobre todos os processos e entendam como podem colaborar.
O primeiro passo ou Passo 1 para se implementar o OKR em uma organização é a definição dos objetivos a nível geral por parte do CEO com apoio dos gestores de cada área.
A partir do OKR geral, segue-se para o Passo 2 onde é realizado um rascunho dos objetivos para os departamentos e indivíduos.
E no passo 3 diretores e gestores de cada área definem os OKR’s junto aos líderes dos times, esses servirão no passo 4 como rascunho para os OKR’s do time.
Já no passo 5 cada time desenvolve os objetivos do time com o auxílio e acompanhamento de todos os membros e estes servirão de rascunho no passo 6 para os objetivos individuais.
Seguindo para o Passo 7 é o momento de definir os objetivos individuais e isso é realizado por cada um.
O passo 8 é aquele em que todos os OKR’s definidos são divulgados, e assim entra no passo 9 de acompanhamento.
É um passo onde se analisa como está o andamento para alcançar o objetivo e se necessário de adaptações e mudanças.
Com o tempo é possível realizar o desdobramento, onde os objetivos podem se entrelaçar e ser levado a outros lugares.
Por exemplo, o objetivo da empresa é levado até as áreas que levam até os times e depois aos indivíduos.
No entanto, é preciso que os objetivos façam sentido não só para a empresa como para todos os outros níveis, caso contrário é desnecessária essa ação.
Sendo que muitos estudiosos, em especial no Google, apontam que os objetivos devem vir de baixo para cima, ou seja, dos indivíduos para a organização.
Em algumas metodologias mais tradicionais, é natural que apenas os líderes e gestores se envolvam nas definições das metas.
Esse certamente não é o caso do OKR. Para uma empresa alcançar o topo, é preciso da colaboração de todos, então por que não incluir todos no OKR?
Faça o seguinte: deixe 40% do trabalho de definição à cargo dos líderes e o restante com as equipes. O objetivo é fazer com que a visão de todos seja útil no processo.
A conclusão que tiramos disso tudo é que vale a pena sim aplicar o OKR na sua empresa, especialmente se você anda com dificuldades na gestão.
Seja a sua empresa de pequeno, médio ou grande porte e seja a cultura dela mais moderna ou não, o OKR serve porque ele foi feito para todas as organizações.
E além de contribuir com a inclusão de todos os colaboradores, a metodologia é altamente flexível.
Existem diversas ferramentas para realizar o acompanhamento e gestão dos OKR’s definidos para a empresa.
Logo abaixo você encontrará algumas sugestões muito eficientes:
O Trello é uma ferramenta onde podem se criar quadros e dashboards de acompanhamentos das atividades e objetivos definidos.
No Google Drive é possível criar planilhas de acompanhamento, que podem ser acessadas por todos os envolvidos.
Por fim, há uma série de aplicativos específicos com ferramentas para a gestão de OKR da sua empresa.
Acompanhe esse treinamento exclusivo e descubra como definir e rastrear os objetivos e resultados de uma empresa utilizando a metodologia OKR.
Na Accurate há sempre a preocupação, não só de entregar as melhores soluções como garantir que os objetivos sejam alcançados, tanto para a empresa como para os indivíduos.
E isso se dá com a utilização do OKR e tantos outros métodos para garantir que todos os processos sejam eficientes.
Se você é da área de tecnologia ou semelhantes e quer fazer parte de um time que busca melhoria e inovação sempre, dê uma olhada na página de vagas da Accurate.
E se quiser saber mais sobre as soluções desenvolvidas pela empresa acesse o site.
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