Home Office: Desafios e Mudanças dessa nova Realidade de Trabalho? Blog Accurate

Home Office

Home Office: Quais os Desafios e Mudanças dessa nova Realidade de Trabalho?

2020 fez com que o sonhado Home Office se estabelecesse de uma vez por todas em todo o mundo, assim como no Brasil.

O modelo de trabalho desejado por todos chegou. Mas era isso mesmo que imaginávamos? Era o que queríamos? 

Pois é, para muitas pessoas e inclusive para você essa nova realidade pode ter trazido uma série de dúvidas e problemas, mas não se preocupe.

Aqui você vai encontrar uma análise dos prós, contras, problemas enfrentados, adaptação e principalmente da surpresa de transformar uma parte da casa em um escritório.

Entenda o modelo de Trabalho Home Office

O Home Office pode ter chegado com maior força no mercado de trabalho brasileiro agora em 2020, mas ele já é uma realidade um pouco antiga.

Seu estabelecimento se deu por conta da pandemia do novo coronavírus, causador da covid-19, que levou ao distanciamento social e quarentenas ao redor do globo.

Com essa nova realidade então, o trabalho Home Office ou teletrabalho, como é chamado legalmente no Brasil, foi instituído na grande maioria das empresas.

Este modelo vinha desde 2018 apresentando um grande crescimento de acordo com a pesquisa realizada pela Sobratt (Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades).

Trabalhar em Home Office ou Teletrabalho, consiste em manter os colaboradores de uma empresa trabalhando de suas próprias casas.

Ou seja, ele não precisa se deslocar até a empresa diariamente para desempenhar a sua função, realizando tudo de sua casa, e tendo reuniões online, por exemplo.

Esse modelo é defendido por muitos especialistas, como sendo o futuro de muitos escritórios para aumentar a produtividade e flexibilizar as formas e espaços de trabalho.

Isso porque, em grandes cidades, por exemplo, o funcionário pode passar horas no trânsito até chegar no local de trabalho, o que pode influenciar diretamente em sua produtividade.

Contudo, é preciso muito cuidado, pois ainda existe uma série de peculiaridades acerca do teletrabalho no Brasil.

Sobre o Home Office Atual

O primeiro ponto que precisamos entender do Home Office atual é que todos foram pegos de surpresa, empresas e colaboradores.

Nessa realidade, o setor de tecnologia da informação com uso de Internet e algumas medidas de segurança consegue realizar seu trabalho sem problemas.

E por conta disso o setor vê o Home Office com naturalidade para a execução de seu trabalho.

No entanto, outros setores nunca nem sonharam com isso, devido ao tipo de trabalho estar sempre atrelado a estar em um local físico de uma empresa para exercer o trabalho. 

E o que é possível observar de tudo isso, é que não é bem um Home Office e sim uma “adaptação Office”.

Mas o que então é um Home Office? 

A resposta a essa pergunta não é simples, e depende de algumas definições.

O Home Office deve ter alguns elementos, como um espaço dedicado em casa com mesa e cadeiras adequadas, senão continua sendo uma adaptação e não um escritório. 

É preciso que crianças estejam na escola ou estudando em outro ambiente para evitar grandes distrações.

Além disso, se houver outros familiares em casa é preciso fazer com que eles entendam e respeitem o tempo de trabalho.

Por que, apesar de a pessoa estar em casa, ela não deve ser incomodada para que a atenção não seja dividia com essas pessoas.

E se possível uma ajuda de custo da empresa é sempre bem-vinda para custear parte das despesas com energia e Internet.

Algumas dicas para um trabalho em casa produtivo

Você deve ser uma das pessoas que foram pegas de surpresa por essa nova realidade e ainda está tentando se adaptar a ele. 

Mas não se desespere, há uma série de coisas que podem lhe ajudar a manter uma produtividade e tornar o home office mais tranquilo. Confira abaixo:

Respeite os Horários como se estivesse na empresa       

Há uma tendência, principalmente de jovens, em fazer horários malucos de trabalho, porque está em casa e isso não é recomendável.

Portanto, respeite e cumpra o horário de acordo com o estabelecido com a empresa, assim como horários de almoço e se possível algumas paradas de café.

Fazendo isso, já é um meio caminho andado para garantir uma boa produtividade trabalhando de casa. 

Vista-se para trabalhar

Eu sei, a tentação de ficar de pijama o dia todo é enorme, mas não caia nela!

A nossa mente responde muito aos estímulos externos que recebemos, portanto, você deve se vestir para trabalhar com roupas específicas.

Esse fator fará com que você divida corretamente o momento de lazer com o de trabalho e assim garantir organização no home office.

Esteja sempre em contato com gerentes e os outros colaboradores

O contato com os outros funcionários e/ou supervisores e gerentes é essencial para que você não se feche somente no seu espaço. 

Pois, se isso acontecer poderá prejudicar o desenvolvimento do seu trabalho diário e consequentemente, os seus resultados. 

Converse sempre, tenha comunicação direta e clara para garantir que a empresa existe e atua normalmente, mesmo com cada um atuando da sua casa.

A Accurate

Na Accurate já havia a prática de Home Office mesmo que para alguns colaboradores e somente alguns dias da semana.

Agora, todos os colaboradores estão de Home Office e todos os dias buscamos entender os prós e contras, garantindo que a produtividade seja a mesma. 

Tudo isso para assegurar que continuaremos a entregar as nossas soluções com a mesma qualidade de sempre. 

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo. Não deixe de acompanhar o Blog e fique por dentro de diversos assuntos sobre tecnologia, novas realidades e muito mais. 

Nos acompanhe também nas Redes Sociais:  Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e YouTube.

Autor

Accurate
Accurate
Inovação faz parte do nosso DNA, nascemos com a missão da “busca constante de domínio de novas tecnologias de informação para fornecermos as soluções mais adequadas às necessidades do negócio dos nossos clientes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *