O comércio eletrônico, ou e-commerce, é uma modalidade de negócio que consiste em vender produtos e serviços pela internet.
O e-commerce vem se expandindo cada vez mais no mundo todo, graças aos avanços tecnológicos e às mudanças nos hábitos de consumo.
Segundo um relatório da eMarketer, as vendas globais de e-commerce devem crescer 14,3% em 2021, atingindo 4,92 trilhões de dólares.
Dentro do e-commerce, existe uma tendência que se destaca: o e-commerce mobile.
O e-commerce mobile é o comércio eletrônico realizado por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
Esses dispositivos permitem que os consumidores acessem as lojas virtuais a qualquer hora e lugar, com praticidade e conveniência.
Segundo um relatório da Statista, as vendas globais por meio de dispositivos móveis devem alcançar 3,56 trilhões de dólares em 2021, representando 72,9% do total de vendas online.
Isso mostra que os consumidores estão cada vez mais usando seus smartphones e tablets para comprar produtos e serviços na internet.
Mas como as empresas podem aproveitar essa oportunidade e se destacar no mercado?
Uma das estratégias mais eficazes é investir em aplicativos próprios para e-commerce mobile.
Os aplicativos são programas que podem ser baixados e instalados nos dispositivos móveis dos usuários, permitindo que eles acessem a loja virtual de forma rápida e prática.
Além disso, os aplicativos oferecem diversas vantagens para os lojistas e para os clientes, como veremos a seguir.
Os aplicativos para e-commerce mobile são uma forma de se diferenciar da concorrência e de oferecer uma experiência de compra superior aos clientes.
Os aplicativos têm características que os tornam mais atrativos do que os sites responsivos, que são aqueles que se adaptam ao tamanho da tela dos dispositivos móveis.
Veja algumas das vantagens dos aplicativos para e-commerce mobile:
Uma das principais vantagens dos aplicativos para e-commerce mobile é que eles permitem que os lojistas criem um relacionamento mais próximo e duradouro com os clientes.
Isso acontece porque os aplicativos ficam sempre visíveis na tela do celular ou tablet dos usuários, o que aumenta a lembrança da marca e a frequência de acesso.
Além disso, os aplicativos podem enviar notificações personalizadas para os usuários, informando sobre promoções, novidades, lembretes de carrinho abandonado, avaliações de produtos, etc.
Essas notificações são uma forma de manter o contato com os clientes e de estimular o interesse pelos produtos da loja.
Segundo um estudo da Localytics, os usuários de aplicativos que recebem notificações têm uma taxa de retenção 3 vezes maior do que os que não recebem.
Outra vantagem dos aplicativos para e-commerce mobile é que eles são projetados para oferecer uma melhor experiência do usuário, pois eles são adaptados às características e preferências dos dispositivos móveis.
Por exemplo, os aplicativos podem usar recursos como câmera, GPS, biometria, reconhecimento de voz, etc., para facilitar a navegação, a busca, o cadastro e o pagamento dos clientes.
Esses recursos permitem que os usuários interajam com a loja de forma mais natural e intuitiva, sem precisar digitar muitos dados ou passar por muitas telas.
Além disso, os aplicativos são mais rápidos e estáveis do que os sites responsivos, pois eles armazenam dados localmente e consomem menos dados móveis.
Isso evita problemas como lentidão, travamento ou erro de conexão, que podem frustrar os usuários e fazer com que eles desistam da compra.
Os aplicativos para e-commerce mobile também podem aumentar a taxa de conversão dos lojistas, ou seja, a proporção de visitantes que se tornam compradores.
Isso se deve ao fato de que os aplicativos oferecem um checkout mais simples e seguro, com opções de pagamento integradas e salvas no dispositivo.
Isso reduz as etapas e os obstáculos para a compra, como preenchimento de formulários, confirmação de dados, escolha de frete, etc.
Segundo um estudo da Criteo, os aplicativos têm uma taxa de conversão 3 vezes maior do que os sites móveis e 1,5 vezes maior do que os sites desktop.
Isso significa que os usuários de aplicativos são mais propensos a finalizar a compra do que os usuários de sites.
Para criar um aplicativo para e-commerce mobile, é preciso seguir alguns passos, como:
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O desafio era criar uma experiência de compra integrada ao site, com várias plataformas e interação com a assistente virtual Alexa.
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O e-commerce mobile é uma realidade que não pode ser ignorada pelos lojistas que querem aumentar suas vendas e melhorar a experiência do cliente.
Os aplicativos para e-commerce mobile são ferramentas poderosas que podem trazer diversos benefícios para os negócios online, como maior fidelização dos clientes, melhor experiência do usuário e maior taxa de conversão.
Por isso, é importante investir em aplicativos próprios para e-commerce mobile, seguindo as melhores práticas de desenvolvimento e de marketing.
Assim, é possível se diferenciar da concorrência e conquistar mais clientes satisfeitos e fiéis.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Se você gostou, compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário abaixo.
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