Nova documentação do React e as mudanças nas SPA's - Blog Accurate Blog Accurate

nova documentação do react

Nova documentação do React e as mudanças nas SPA’s

Publicada oficialmente em 17/03/2023, essa nova documentação traz melhorias e sinaliza uma mudança na criação das SPA's.

 

A nova documentação do React lançada recentemente gerou um grande burburinho na comunidade de frontend.

A documentação em si é de excelente qualidade e explica, de maneira muito mais completa, as possibilidades de uso do React. E o queridinho useEffect também ganhou explicações muito mais simples de entender e também muito mais completas.

O que tem gerado burburinho é que a nova documentação, que antes recomendava o uso do Create React App para iniciar novas aplicações, agora recomenda (fortemente) o uso de frameworks.

Acompanhe as novidades neste artigo e fique por dentro do assunto.

VITE e CRA

Nos últimos tempos a comunidade de desenvolvedores frontend começou a usar, em sua grande maioria, o VITE em vez do Create React App para iniciar suas novas aplicações. Por conta de uma série de benefícios como, por exemplo, um boilerplate mais enxuto e mais flexibilidade nos projetos e claro, performance.

Oficialmente, a documentação do React sempre aconselhou e deu exemplos de uso, utilizando o Create React App. Mas agora isso mudou.

A nova documentação do React aconselha fortemente o uso de frameworks.

Frameworks na nova documentação do React

Ao acessar a página que nos mostra como iniciar um projeto, a primeira opção que vemos é o Next.js.

nova documentação do react_frameworkreact_nextjs

Seguidos de Remix, Gatsby e para aplicativos com React Native, indica o Expo.

nova documentação do react_frameworkreact_expo

E caso você ainda não esteja totalmente convencido, quase que ao final da página ainda temos um bloco que eu fiz questão de traduzir, só para exemplificar melhor.

Esse bloco basicamente te mostra todos os problemas que você enfrentará ao usar React sem framework, e novamente tenta te convencer a escolher um.

No caso, percebemos que o queridinho para uso, segundo a documentação, é o Next.js.

nova documentação do react_framework

Next.js é uma bala de prata?

É fato que o framework Next.js possui amplas vantagens e eu particularmente sou um fã assíduo dele. Mas é preciso entender que o Next.js pode não servir para todos os projetos.

Entre as vantagens do Next cito as seguintes:

  • Possui roteamento de maneira simplificada. Você basicamente precisa apenas utilizar uma pasta e os próprios arquivos que estiverem lá dentro, servirão como rota;
  • Otimização de Imagens;
  • Injeção de scripts externos otimizada e com várias opções de uso;
  • Possibilidade de utilizar API’s no próprio framework, onde você pode facilmente utilizar para configurar um BFF (Backend For Frontend), por exemplo.

Enfim, a lista de vantagens é maior, mas esses são os pontos que eu mais admiro. Porém, cada aplicação tem sua própria necessidade.

A nova documentação do React parte do princípio de que se você quer utilizar os Server Components, que são os componentes renderizados do lado do servidor, fazer isso tendo um framework como base será muito mais fácil.

Não é um movimento apenas do React

Outras linguagens de programação utilizam-se da estratégia de recomendar frameworks, aproveitando-se do hype da comunidade e da ampla documentação do próprio framework, com o principal intuito de disseminar ainda mais o seu uso.

Na comunidade backend, por exemplo, se você cria algo com JAVA, é interessante o uso do framework Spring. Se você cria algo de backend com Node.js, é interessante fazer isso utilizando Nest.js, Express ou algum outro…

Conclusão

A Accurate Software entende que cada projeto é único e cada decisão de uso de uma determinada tecnologia é pensada minuciosamente, focando em atender com maestria as necessidades do projeto.

Ao iniciar um novo projeto, antes de sair criando algo, faça reuniões decisivas com sua equipe para que vocês consigam discutir sobre todas as necessidades do mesmo e assim, chegar a uma narrativa capaz de ajudar a decidir qual caminho seguir.

E se precisar de Soluções tecnológicas inovadoras, o melhor caminho é com a Accurate!

Seja qual for a tecnologia, ou o ramo de atividade de seu negócio, trabalhamos sempre para entregar soluções que vão de encontro a sua necessidade, com excelência e resultados.

Ficou interessado? Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas e saiba como a Accurate pode desenvolver seu projeto com segurança, qualidade e escalabilidade.

soluções tech

Compartilhe esse conteúdo e continue acompanhando as atualizações do Blog da Accurate.

Se você for um profissional de T.I, ou áreas similares e desejar fazer parte da Accurate, acesse a página de carreiras, veja as vagas abertas e cadastre o seu currículo.

Não deixe também de acompanhar nossas Redes Sociais: FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

Autor

Daniel Lima
Daniel Lima
Um cara que cria interfaces para aplicações, desde a época em que isso daqui era tudo mato. Amante de boa gastronomia, filmes de heróis e passeios ao ar livre. Pai, marido e piloto de fogão nas horas vagas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *