Dia da Informática: Importância, Evolução e muito mais sobre a Data Blog Accurate

Dia da Informática: Importância, Evolução e muito mais sobre a Data

O Dia da Informática é comemorado em 15 de agosto, data que marca a apresentação do primeiro equipamento nomeado de computador em 1943 nos EUA. 

De lá pra cá, muita coisa aconteceu e a evolução tecnológica iniciada com esses primeiros equipamentos permitiu um salto não só tecnológico como humano no mundo.

Hoje, a informática e seus equipamentos permeiam a vivência da grande maioria das pessoas sendo não só ferramentas de trabalho como facilitadores de atividades diárias. 

Do primeiro equipamento lançado até hoje muita coisa mudou, e para isso preparamos esse conteúdo para contar um pouco da importância dessa data, a evolução da informática, e muito mais. Acompanhe!!

O Surgimento do Dia da Informática

No dia 15 de agosto de 1943 os cientistas John Atanasoff e Clifford Berry apresentaram o chamado ENIAC (Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer).

O Computador Integrador numérico Eletrônico, por mais que não fosse necessariamente o primeiro computador, foi o primeiro equipamento de grande escala. 

Sua criação se deu em atendimento a um pedido do exército dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial.

As especificações eram a seguinte: capacidade de processamento de 5 mil operações por segundo e 17.468 válvulas termiônicas de 160W de potência.

Somado a isso, o equipamento era enorme, tinha 30 toneladas e ocupava uma área de 180m², sendo necessária uma sala só para sua instalação.

O ENIAC, primeiro computador, entrou em operação no ano de 1947. Um ano depois era necessária toda uma equipe para colocá-lo em funcionamento.

Pessoas operando o ENIACFigura 1: Pessoas operando o ENIAC
Fonte:https://www.tecmundo.com.br/mercado/135693-historia-eniac-pais-dos-computadores-video.htm

Contudo, é preciso ser justo e se lembrar de que o ENIAC não é o primeiro computador, antes dele em 1939 os cientistas John Atanasoff e Clifford Berry, criaram o ABC.

ABC é a sigla para Atanasoff-Berry Computer, ou seja, Computador Atanasoff-Berry e foi criado com o objetivo de solucionar equações lineares e utilizando válvulas termiônicas.

Atansoff-Berry ComputerFigura 2: Computador Atanasoff-Berry
Fonte: https://www.computerhistory.org/revolution/birth-of-the-computer/4/99

Por mais que o ENIAC não seja necessariamente o primeiro computador criado, a data de sua apresentação foi escolhida como Dia da Informática justamente por conta da evolução que ele iniciou. 

A Evolução Tecnológica

O surgimento do ENIAC foi o pontapé inicial para o desenvolvimento de ferramentas mais modernas e que fossem além da realização de cálculos.

Por muitas décadas os computadores e equipamentos similares ficaram restritos a governos e empresas fechadas, sendo de difícil acesso para a população em geral. 

Anos 1970 e os primeiros PCs (Personal Computers)

Contudo, nos anos de 1970 começaram a surgir os primeiros PC (Personal Computer). Os computadores pessoais viraram mais uma chave na evolução tecnológica.

O maior consenso é de que o primeiro PC seja o Kenbak-1, que se utilizava de um mecanismo onde os dados eram acionados por interruptores, sendo bem rústico.

kenbak-1 e seu criado John BlankenbakerFigura 3: O Kenbak-1 nas mãos de seu criador John Blankenbaker
Fonte: https://adwaterandstir.com/kenbak/

A partir da segunda metade da década de 1970 os equipamentos foram evoluindo e PCs mais compactos foram surgindo, contudo, o fator preço complicou a popularização dos mesmos.

Nesse período equipamentos como Commodore PET, Apple II e Altair 8800 surgiram, sendo base para muitos equipamentos de hoje em dia como os processadores Intel 8080 (no caso do último citado).

IBM PC e o Salto na Evolução dos Computadores

O IBM PC foi criado pela empresa de mesmo nome como uma nova proposta de computador para o mercado, com diversas peças: teclado, tela, sistema operacional rodando em cassete e CPU Intel 8088 de 4,77 MHz. 

Apresentado em 1981 o IBM PC tinha como objetivo ser uma opção mais barata para pequenos negócios, começando assim um movimento de popularização dos computadores.

Esse modelo de computador inaugurado pela IBM é seguido até hoje, e permitiu que o mercado pudesse expandir e assim apresentar novas possibilidades. 

Neste mesmo período surgem os primeiros laptops, sendo que nesse período surge também o Macintosh Portable da Apple com um alto valor e já mostrando que a marca se tornaria o topo do mercado. 

De toda forma, os anos de 1980 foram de grande desenvolvimento para os computadores dando um pequeno sabor do que viria em seguida na próxima década. 

O surgimento da Internet e a Salto Tecnológico dos anos 90

Nos anos 90 a evolução instaurada pela IBM encontrou um novo caminho com o surgimento dos computadores compostos por gabinetes, tela, teclado e mouse. 

Além disso, o surgimento do sistema operacional Windows 95 desenvolvido pela Microsoft possibilitou a popularização do computador pessoal. 

No final da década surgem os componentes adicionais como placas aceleradoras de vídeo que traziam mais potência para os equipamentos.

Em 1992 com a criação do World Wide Web (www) a Internet, que havia sido criada em 1962 e utilizada exclusivamente em espaços acadêmicos, se abre ao mundo. 

A criação do Laboratório Europeu de Física de Partículas (Cern) inaugurou um novo tempo para os computadores e a informática. 

Isso porque, a partir disso, as máquinas passariam de meros equipamentos de cálculos para conectores mundiais possibilitando a troca de informações, dados e comunicação entre as pessoas. 

Anos 2000, novo milênio e nova revolução na Informática

A chegada do novo milênio trouxe um salto revolucionário da Informática, a Internet encontrava-se em plena expansão e empresas como Microsoft e Apple se esforçaram pelo domínio do mercado. 

Em especial a Apple que durante a década anterior ficou para trás no desenvolvimento de computadores e equipamentos, nos anos 2000 assumiu um protagonismo.

Com o desenvolvimento de processadores cada vez mais potentes, as telas de alta resolução e notebooks com baterias, novas possibilidades foram surgindo.

É nesse período que começam a aparecer os primeiros smartphones e tablets que seriam o estopim de uma nova revolução e popularização total da informática e da internet. 

Com modelos de notebooks cada vez mais finos, a criação do iPods e a criação do iPhone em 2007 a Apple foi a grande responsável pela abertura de um novo tempo na informática. 

Steve Jobs e o Primeiro iPhoneFigura 4: Steve Jobs, fundador da Apple, com o primeiro Iphone
Fonte: https://veja.abril.com.br/tecnologia/o-mundo-criado-pelo-iphone/

O iPhone é até hoje um dos principais smartphones do mundo e suas funcionalidades influenciaram e influenciam novos modelos que são criados.

A Informática nos Tempos de Hoje: Conectividade Total

O que se iniciou nos anos 2000 culminou no que temos hoje: uma popularização dos smartphones sendo utilizados como computadores portáteis. 

Além disso, a Internet das Coisas (IoT) e a Gestão de Arquivos em Nuvem traz uma conectividade total entre dispositivos. 

Vemos casas inteligentes, carros sendo acionados por comando de voz, relógios inteligentes, assistentes por voz e por aí vai. Sendo todos esses dispositivos conectados ao celular, tablet e computador. 

Essa conexão entre dispositivos propicia até mesmo uma maior inteligência na publicidade, que se utiliza dos algoritmos para mapear comportamentos e assim impactar o usuário com ofertas.

Importância do Dia da Informática

Nessa altura do campeonato você deve estar pensando: mas porque é tão importante ter um Dia da Informática?

Justamente por conta de toda essa história e evolução citada acima, assim como a presença massiva de equipamentos tecnológicos e de informática no nosso dia a dia. 

Manter a história viva é essencial para a evolução e refletir a realidade essencial para o futuro. 

Dessa forma, possuir um Dia da Informática torna-se relevante para comemorar esse elemento essencial da realidade moderna. 

Tecnologia e Inovação na Informática é com a Accurate

A tecnologia é um dos pontos fortes do trabalho da Accurate, assim como a inovação na Informática e suas diversas possibilidades.

Conheça hoje mesmo a Accurate e as soluções que podemos criar para o seu negócio.

soluções tecnológicas

É um profissional da área de TI? Dá uma olhada na página de carreiras e veja as vagas disponíveis. Venha fazer parte do nosso time!

Não deixe também de acompanhar nossas Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e YouTube e todas as novidades do Blog da Accurate. 

Deixe também seu comentário abaixo caso tenha dúvidas, elogios ou sugestões de conteúdos!

Autor

Accurate
Accurate
Inovação faz parte do nosso DNA, nascemos com a missão da “busca constante de domínio de novas tecnologias de informação para fornecermos as soluções mais adequadas às necessidades do negócio dos nossos clientes”.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *