UX

Design Thinking e UX: Veja como essa Relação melhora a Experiência do Usuário

Design Thinking e UX são dois caminhos para que o desenvolvimento de soluções e ofertas de produtos e/ou serviços seja a mais eficiente possível ao cliente. 

O centro das ações sempre foi, é e sempre será o que o cliente deseja e consome, e portanto, ele deve ser o centro no momento de desenvolver o que será oferecido ao mesmo. 

Por esse motivo ter como foco a Experiência do Usuário UX é essencial nos dias de hoje, melhor ainda se essa for construída com o auxílio de metodologias como o Design Thinking.

Então vem com a gente, e entenda como a relação entre essas duas coisas podem favorecer a melhor Experiência do Usuário. 

Entendendo o UX Design

O UX Design ou design da experiência do usuário é o processo que visa melhorar a satisfação do usuário com um produto ou serviço, melhorando a usabilidade, a acessibilidade e até mesmo a satisfação proporcionada na interação, indo de encontro às necessidades do usuário e/ou cliente.

Falamos então, do Design seja digital ou físico dos produtos realizado de acordo com as necessidades e expectativas do usuário.

Por mais que a tecnologia esteja altamente evoluída, o humano sempre deve ser a base das ações, ou seja, é preciso entender o que o cliente deseja, seus hábitos e tudo mais que possa influenciar na usabilidade da solução. 

Neste sentido, o UX serve para estudar, criar, testar e oferecer soluções assertivas e que garantam a melhor usabilidade ao público. 

… e qual a Diferença entre UX e Design Thinking?

Enquanto o UX é uma técnica de desenvolvimento como um todo, que pensa no Design da solução por completo, o Design Thinking busca solucionar problemas específicos. 

Design Thinking é definida como uma metodologia, cuja tradução significa desenvolver pensando e buscando através da troca de ideias solucionar problemas complexos para os clientes. 

Essa metodologia consiste na inserção de uma Cultura Organizacional nas empresas cujo princípio é a criação compartilhada de soluções para solucionar problemas específicos. 

Tudo isso através da intuição, testes e criatividade por parte dos usuários, buscando assim a resolução de problemas. 

De forma geral então, o UX está mais ligado ao todo do produto e seu desenvolvimento, enquanto o Design Thinking é uma das técnicas para o processo de desenvolvimento. 

Suponhamos que o objetivo é desenvolver um e-commerce, porém, identificou-se que a principal dificuldade dos usuários é finalizar a compra depois de colocar no carrinho. 

O UX, vai pensar a usabilidade como um todo desse e-commerce, enquanto o Design Thinking pode ser usado somente para solucionar a dificuldade de finalização de vendas. 

Portanto, o Design Thinking está contido no UX, porém este cai além daquele e aquele também pode ser usado fora do UX.

Os 5 estágios ou passos do Design Thinking

O Design Thinking se desenvolve em cinco passos, o primeiro é a Empatia onde se entende as necessidades e desejos do público, em especial o desafio a ser solucionado. 

Seguindo, temos a Definição que é o passo onde se transforma as informações coletadas no passo anterior em bases de ideias e insights. 

Nesse segundo passo pode-se realizar definições de Persona, Mapa Mental, Jornada de Consumidor e outras ações que favoreçam a criação de ideias para a solução do problema.

Chegando ao terceiro passo é o momento da Ideação ou como é comumente conhecido o Brainstorming, onde se realiza a coleta e troca de ideias com todos os envolvidos. 

Depois é o momento de Prototipação das ideias, entregando protótipos com funções mínimas e essenciais para a solução do problema. 

Por fim, o último passo é a Validação através dos testes com clientes ou usuários reais, e assim validando ou não a ideia e a solução do problema. 

Como UX e Design Thinking se relacionam?

Como dito e mostrado, UX e Design Thinking são duas coisas diferentes porém são similares e complementares.

O Design Thinking e UX se relacionam então quando o primeiro proporciona ao segundo a criação de soluções que além de resolver problemas garantem a melhor usabilidade das ferramentas. 

Ou seja, é a junção dos dois mundos: solução de problemas com a melhor usabilidade para o usuário. 

Utilizando-se do Design Thinking, o UX pode garantir experiências e soluções cada vez mais personalizadas e eficientes aos usuários e clientes. 

A necessidade do usuário é o centro das ações das empresas e precisa sempre estar no foco do desenvolvimento dos negócios. 

Utilizando-se do Design Thinking o UX pode garantir que o cliente esteja cada vez mais próximo do negócio, garantindo que os investimentos e ações vão de encontro a ele.

Ou seja, há uma melhor gestão de investimentos, garantindo que ele vá para o lugar certo e também que a equipe trabalhe com alta performance focada no objetivo. 

Vem com a Accurate e as melhores técnicas de Desenvolvimento

Na Accurate, além de oferecer as melhores soluções ao mercado, buscamos utilizar as mais recentes e eficientes técnicas para isso. 

Se você quer conhecer mais disso, acesse o nosso site e acompanhe as nossas Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e YouTube.

E se for um profissional da área, veja as nossas vagas em aberto na página de carreiras e venha fazer parte da nossa equipe; 

Não deixe também de comentar e continuar acompanhando o Blog da Accurate.

Autor

Accurate
Inovação faz parte do nosso DNA, nascemos com a missão da “busca constante de domínio de novas tecnologias de informação para fornecermos as soluções mais adequadas às necessidades do negócio dos nossos clientes”.
Accurate

Inovação faz parte do nosso DNA, nascemos com a missão da “busca constante de domínio de novas tecnologias de informação para fornecermos as soluções mais adequadas às necessidades do negócio dos nossos clientes”.

Ver comentários

Postagens recentes

Como alcançar eficiência em sua estrutura de TI

A eficiência de uma estrutura de TI é um dos pilares para garantir o sucesso…

6 dias atrás

O que são Progressive Web Apps (PWAs) e como podem transformar sua estratégia digital?

Nos últimos anos, a necessidade de soluções digitais que aliem eficiência, alcance e custo-benefício impulsionou…

2 semanas atrás

Processo inovativo em TI: Como implementar e alcançar resultados transformadores em sua Infraestrutura

  A transformação digital acelerou a necessidade de inovação em Tecnologia da Informação (TI). No…

3 semanas atrás

Como o desenvolvimento de FAQBots inteligentes pode otimizar Atendimentos e Operações

  O desenvolvimento de FAQBots inteligentes é uma solução que vem ganhando espaço, permitindo que…

4 semanas atrás

Força de Trabalho conectada à IA: Velocidade e eficiência nas operações

  O avanço da Inteligência Artificial (IA) está remodelando a maneira como empresas conduzem suas…

1 mês atrás

Estratégia multicloud: Reduza custos e otimize investimentos

  Adotar uma estratégia multicloud para redução de custos é essencial para empresas que buscam…

2 meses atrás