Design Thinking e UX são dois caminhos para que o desenvolvimento de soluções e ofertas de produtos e/ou serviços seja a mais eficiente possível ao cliente.
O centro das ações sempre foi, é e sempre será o que o cliente deseja e consome, e portanto, ele deve ser o centro no momento de desenvolver o que será oferecido ao mesmo.
Por esse motivo ter como foco a Experiência do Usuário UX é essencial nos dias de hoje, melhor ainda se essa for construída com o auxílio de metodologias como o Design Thinking.
Então vem com a gente, e entenda como a relação entre essas duas coisas podem favorecer a melhor Experiência do Usuário.
O UX Design ou design da experiência do usuário é o processo que visa melhorar a satisfação do usuário com um produto ou serviço, melhorando a usabilidade, a acessibilidade e até mesmo a satisfação proporcionada na interação, indo de encontro às necessidades do usuário e/ou cliente.
Falamos então, do Design seja digital ou físico dos produtos realizado de acordo com as necessidades e expectativas do usuário.
Por mais que a tecnologia esteja altamente evoluída, o humano sempre deve ser a base das ações, ou seja, é preciso entender o que o cliente deseja, seus hábitos e tudo mais que possa influenciar na usabilidade da solução.
Neste sentido, o UX serve para estudar, criar, testar e oferecer soluções assertivas e que garantam a melhor usabilidade ao público.
Enquanto o UX é uma técnica de desenvolvimento como um todo, que pensa no Design da solução por completo, o Design Thinking busca solucionar problemas específicos.
Design Thinking é definida como uma metodologia, cuja tradução significa desenvolver pensando e buscando através da troca de ideias solucionar problemas complexos para os clientes.
Essa metodologia consiste na inserção de uma Cultura Organizacional nas empresas cujo princípio é a criação compartilhada de soluções para solucionar problemas específicos.
Tudo isso através da intuição, testes e criatividade por parte dos usuários, buscando assim a resolução de problemas.
De forma geral então, o UX está mais ligado ao todo do produto e seu desenvolvimento, enquanto o Design Thinking é uma das técnicas para o processo de desenvolvimento.
Suponhamos que o objetivo é desenvolver um e-commerce, porém, identificou-se que a principal dificuldade dos usuários é finalizar a compra depois de colocar no carrinho.
O UX, vai pensar a usabilidade como um todo desse e-commerce, enquanto o Design Thinking pode ser usado somente para solucionar a dificuldade de finalização de vendas.
Portanto, o Design Thinking está contido no UX, porém este cai além daquele e aquele também pode ser usado fora do UX.
O Design Thinking se desenvolve em cinco passos, o primeiro é a Empatia onde se entende as necessidades e desejos do público, em especial o desafio a ser solucionado.
Seguindo, temos a Definição que é o passo onde se transforma as informações coletadas no passo anterior em bases de ideias e insights.
Nesse segundo passo pode-se realizar definições de Persona, Mapa Mental, Jornada de Consumidor e outras ações que favoreçam a criação de ideias para a solução do problema.
Chegando ao terceiro passo é o momento da Ideação ou como é comumente conhecido o Brainstorming, onde se realiza a coleta e troca de ideias com todos os envolvidos.
Depois é o momento de Prototipação das ideias, entregando protótipos com funções mínimas e essenciais para a solução do problema.
Por fim, o último passo é a Validação através dos testes com clientes ou usuários reais, e assim validando ou não a ideia e a solução do problema.
Como dito e mostrado, UX e Design Thinking são duas coisas diferentes porém são similares e complementares.
O Design Thinking e UX se relacionam então quando o primeiro proporciona ao segundo a criação de soluções que além de resolver problemas garantem a melhor usabilidade das ferramentas.
Ou seja, é a junção dos dois mundos: solução de problemas com a melhor usabilidade para o usuário.
Utilizando-se do Design Thinking, o UX pode garantir experiências e soluções cada vez mais personalizadas e eficientes aos usuários e clientes.
A necessidade do usuário é o centro das ações das empresas e precisa sempre estar no foco do desenvolvimento dos negócios.
Utilizando-se do Design Thinking o UX pode garantir que o cliente esteja cada vez mais próximo do negócio, garantindo que os investimentos e ações vão de encontro a ele.
Ou seja, há uma melhor gestão de investimentos, garantindo que ele vá para o lugar certo e também que a equipe trabalhe com alta performance focada no objetivo.
Na Accurate, além de oferecer as melhores soluções ao mercado, buscamos utilizar as mais recentes e eficientes técnicas para isso.
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Muitooo bom esse artigo :) Parabéns André.