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CTO e CIO: definições e importância nas organizações

 

CTO e CIO são cargos executivos de posições em “C-level”, por conta das siglas que iniciam sempre com essa letra referenciando a palavra “Chief,” e costumam ser os mais almejados dentro de uma organização.

O mundo corporativo é composto por uma série de siglas e abreviações, que podem confundir a cabeça de quem não está diretamente relacionado a esse meio.

Aqui focaremos nestes dois cargos relacionados com tecnologia e desenvolvimento, o CTO (Chief Technology Officer) e CIO (Chief Information Officer).

Continue acompanhando esse artigo para entender o que são, qual a diferença entre eles, e a importância de cada um desses papéis em uma organização.

Primeiramente, o que significam as siglas CTO e CIO?

Começando então pela definição, um CTO, que pode também ser chamado no Brasil de Diretor de Tecnologia, é o executivo responsável pela inovação tecnológica do produto vendido ao cliente final.

Esse profissional normalmente tem uma formação em desenvolvimento ou engenharia de softwares, e pode muitas vezes ser considerado o “dono” das tecnologias ou soluções vendidas por uma empresa. 

Já o CIO, considerado o Diretor de TI em algumas empresas brasileiras, é o executivo responsável por manter as tecnologias e processos internos da empresa os mais eficientes possíveis, baseado na aplicação de inovações tecnológicas internamente. 

Enquanto o CIO está preocupado em diminuir os custos e melhorar a eficiência de processos internos, o CTO está olhando para o produto vendido, e como otimizá-lo para gerar melhores vendas e aumentar o valor do produto final

Aqui explicaremos mais a fundo as distinções e a importância de cada uma dessas funções para uma empresa. 

Em detalhe, o que é um CIO? 

Como mencionamos inicialmente, o CIO é responsável pelo funcionamento dos processos e sistemas internos, relacionados à tecnologia da informação.

Isso significa que ele está garantindo que os processos do negócio funcionem de forma eficiente, além de promover a produtividade dos funcionários da área de tecnologia e desenvolvimento, e das áreas de uma empresa como um todo. 

Ele também é responsável por definir um planejamento quanto à segurança de dados e informação quando se trata de sistemas e softwares, planos de disaster recovery ou qualquer outra questão relacionada à segurança das tecnologias utilizadas internamente na empresa. 

Ou seja, ele olha para todos os sistemas disponíveis na organização analisando o seu custo benefício em relação à produtividade e eficiência de cada um deles.

Dessa forma, ele consegue então definir quais são os pontos que precisam de atenção para uma inovação ou transformação digital na empresa, diminuindo os custos e melhorando o bottom line da mesma. 

Mas um bom CIO não pode ser focado apenas em tecnologia, ele precisa conseguir integrar todas as áreas em diferentes processos de transformação digital, tendo como guia nesse processo a missão e os objetivos da empresa sempre.

Algumas habilidades interpessoais são indispensáveis, como a comunicação assertiva, habilidades de persuasão e também paciência e compreensão quando o seu argumento é vencido. 

Por fazer parte de um cargo C-level, ele é responsável pela visão estratégica dessas mudanças tecnológicas para garantir que estão em alinhamento com os objetivos gerais da empresa.

Ou seja, também é necessário ter um conhecimento organizacional mais profundo para ocupar esse cargo.

O CIO é então o principal impulsionador de tecnologias e inovações digitais internamente.

 As principais funções de um CIO podem incluir:

  • Gestão do departamento de TI e suas operações;
  • Alinhamento e implementação de novas tecnologias para garantir a fluidez de operação do negócio como um todo;
  • Melhorar o bottom line da empresa; 
  • Foco em melhorias que aumentam a produtividade de funcionários e unidades organizacionais.

É necessário que, além de um conhecimento geral das tecnologias do mercado, o CIO tenha também uma boa visão de gestão de pessoas e recursos, boa habilidade de comunicação e entendimento de estratégias organizacionais para que ele cumpra a sua função dentro de uma organização. 

E qual a diferença para o CTO?

Já o CTO é o executivo responsável pelo produto ou serviço vendido ao cliente final.

Ele está preocupado então em garantir que a oferta da empresa seja um produto de qualidade, fácil de usar, fácil de vender e mais fácil ainda de reter seus usuários. 

Ele avalia o produto disponível, utilizando seu know-how das tecnologias mais aderentes do mercado, para desenvolver melhorias que vão gerar resultado para o cliente final.

Além disso, ele também pode se voltar para pesquisas de mercado, mapeando as necessidades para garantir o melhor produto final.

Esse profissional está sempre de olho no futuro e nas tendências do mercado, buscando qual inovação trará o melhor resultado ao produto ou serviço ofertado, visando melhorar o top line de uma empresa. 

Como ele está intrinsecamente conectado nas decisões da tecnologia e do produto final, o CTO costuma ser responsável pelos recursos de tecnologia e desenvolvimento, buscando manter uma equipe qualificada e voltada para a inovação.

Ele pode ser considerado o responsável por impulsionar a transformação digital em uma empresa, buscando quais são as inovações necessárias e disponíveis no mercado para otimizar e revolucionar o produto ou serviço entregue ao cliente. 

As principais funções de um CTO podem incluir:

  • Ser o PO de produtos ou serviços da empresa;
  • Ajustar continuamente o produto entregue através de inovações tecnológicas;
  • Gerenciar o time de desenvolvedores e engenheiros de software;
  • Alinhar o produto com as expectativas mapeadas de mercado e cliente; 
  • Melhorar o top line da empresa. 

O CTO é um perfil mais focado em tecnologia, precisando, sim, de um conhecimento mais profundo de toda a tecnologia disponível na empresa.

Mas a garantia de sucesso em sua função também depende de criatividade e flexibilidade, pré-requisitos para a inovação. 

Conclusão sobre CTO e CIO

Com essa visão mais aprofundada, conseguimos visualizar que o CTO e o CIO são dois papéis bem distintos, com focos diferentes em seu trabalho dentro de uma organização.

Enquanto o CIO olha para o investimento em tecnologia internamente, para aumentar a produtividade e reduzir custos, o CTO olha para o investimento em tecnologia no produto externo, para aumentar o valor entregue com a oferta. 

Dessa forma, os trabalhos podem ser um pouco antagônicos, enquanto o CIO quer diminuir custos, é necessário um investimento em tecnologia e inovação para que o CTO consiga atingir os seus objetivos.

É necessário então muita comunicação e uma boa visão estratégica de ambas as partes, para garantir que o objetivo final como organização seja atingido através de cada uma das ações.

É esse “puxa e estica” entre ambas as partes que mantém o balanço vivo e a organização em um caminho de sucesso: investimentos em tecnologia e inovações no produto para atrair novos usuários e manter o engajamento dos ativos, sem perder de vista a otimização de processos para garantir um bom custo de operação para a empresa.

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O CTO e o CIO não trabalham sozinhos!

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Autor

Aline Martins
Aline Martins
Profissional da área de Customer Success, no mercado de trabalho desde 2018. Atuo buscando melhorias na forma de se relacionar com o cliente, garantindo sempre a melhor experiência para todos os clientes e colaboradores envolvidos.

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