Análise

Análise de Dados Musicais explica por que o Rock in Rio não é um Festival de Rock

Através da Análise de Dados Musicais, esse post vem apresentar dados e informações sobre o consumo de música no Brasil. Para isso serão considerados artistas, músicas e gêneros populares.

Sabemos que nossas navegações pela internet geram oceanos de dados cada vez mais atrativos às expedições. 

O mercado da música também desbrava estes dados e descobre o que as pessoas querem ouvir. 

Continue acompanhando esse conteúdo e veja como utilizar a Análise de Dados para entender, por exemplo, o porquê o Rock in Rio não é um Festival de Rock. 

Como representamos e identificamos uma música?

A primeira discussão que precisamos ter está relacionada à maneira que representamos e identificamos uma música. 

Pensando rapidamente, podemos afirmar que basta ouvir uma música e já conseguimos identificar. 

Mas isso não é bem assim… Precisamos de alguns questionamentos para tentar entender a característica que nos faz reconhecer a música. 

Qual informação estamos ouvindo que nos permite identificar uma música? 

  • A letra da música?
  • A voz da cantora?
  • O ritmo?
  • A emoção que a música desperta?
  • Um pouco de cada?
  • Tudo junto?

Bom, estas, e muitas outras, informações podem ser usadas para representar uma música. 

A imagem a seguir ilustra algumas características que podemos associar, mesmo que intrinsecamente, para construir uma representação musical.

Fonte: Adaptado de Music Retrieval and Recommendation: A Tutorial Overview

Antes de chegar nos dados: qual interesse em trabalhar com música dessa forma?

Com os avanços das técnicas de inteligência computacional e maior disponibilidade de dados, diversas pesquisas surgiram com objetivo de solucionar alguma tarefa de aprendizado. 

Por exemplo, ao ouvir as músicas do álbum novo do Cesar MC, eu fico esperando que o app de música entenda meu gosto musical e me recomende outras músicas que compartilham características similares com as músicas deste álbum.

Também podemos ter uma ideia do faturamento do mercado de música. 

Segundo o relatório do IFPI, no ano de 2020 o mercado teve um faturamento de aproximadamente 120 bilhões de reais, tendo 443 milhões de usuários. 

Em relação ao ano de 2019, o número de usuários teve um crescimento de 18,5%, enquanto o mercado cresceu 7,5% e está se tornando cada dia mais digital. 


Por que o Rock in Rio não é um Festival de Rock? A resposta está na Análise de Dados Musicais

Já introduzimos os temas de como representar uma música e como o mercado musical fatura alto. 

Agora vamos analisar uma questão bem relevante às pessoas que gostam de festivais musicais: “Por que o Rock in Rio não é um festival de rock?”. 

Em 2022 teremos mais uma edição do festival, e antes mesmo de o line-up completo ser divulgado, essa questão de o festival não ter só artistas de rock já era discutida novamente.

Vamos olhar para músicas, gêneros e artistas populares no Brasil com dados e discutir sobre os relacionamentos que estes têm entre si. 

O Cenário Brasileiro

Analisaremos o cenário brasileiro olhando para dados gerados a partir dos usuários do portal de músicas Vagalume

O Vagalume disponibiliza uma API para acesso aos dados, mas aqui nós vamos trabalhar com o conjunto de dados 4MuLA, publicado em 2020.

Nesse conjunto de dados há informações sobre 96.458 músicas, 15.310 artistas e 76 gêneros. 

Os artistas possuem uma posição no ranking que indicam sua popularidade, um gênero que indica seu estilo, e um conjunto de artistas que possuem um determinado relacionamento indicado pelos usuários do Vagalume. 

As músicas, também associadas ao artista, podem possuir relacionamentos com outras músicas similares.

Quando olhamos para os artistas que compõem o Top 15, podemos notar que os artistas preferidos possuem uma certa variação quanto ao estilo musical. 

Apenas Racionais Mc’s, Roberto Carlos e “Músicas Católicas”, como artistas brasileiros, aparecem no ranking e com gêneros diferentes dos artistas internacionais. 

Top 15 artistas

Similaridade para formar o LineUp

Além do gênero principal, os artistas podem estar associados a outros gêneros e a diversos outros artistas que possuem alguma similaridade.

Gêneros e artistas relacionados com a banda Maroon 5

Tais relacionamentos podem ser utilizados para construir uma rede, em que podemos descobrir diversos outros artistas e gêneros.

E esses podem ser utilizados para formar o line-up de um festival partindo da ideia de que eles também irão despertar interesse do público dado a sua similaridade ao artista principal.

Gêneros de artistas relacionados com a banda Maroon 5

Podemos mostrar a similaridade entre artistas olhando para um gênero musical, com o objetivo de descobrir outros artistas dado o conhecimento da popularidade do gênero.

Artistas relacionados com o gênero Rock

Artistas relacionados com o gênero Hip Hop e artistas relacionados ao artista Projota

E, por fim, podemos também utilizar uma música que está com alta popularidade para identificar outras músicas similares e, com elas, descobrir artistas e gêneros que podem atrair o interesse do público.

Músicas relacionadas à música Que Se Chama Amor e seus gêneros

Músicas relacionadas à música Sunday Morning e seus gêneros e seus artistas

Conclusão da Análise de Dados Musicais para justificar o Line Up de um Festival

Nesse post nós olhamos apenas para os metadados que existem no conjunto de dados para construir os relacionamentos. 

Estes metadados são compostos por dados disponibilizados por usuários do Vagalume, sem considerar alguma informação extraída diretamente da música. 

Dados com esta composição tendem a apresentar um certo viés devido à subjetividade que as pessoas apresentam para interpretar e definir os elementos que indicam a similaridade entre as músicas, artistas e gêneros. 

Em posts futuros, vamos construir os relacionamentos utilizando características extraídas a partir da letra e do áudio das músicas para representar os artistas e seu gênero musical. Isso, com intuito de reduzir o viés na atribuição dos rótulos. 

Para o processo de extração de características, iremos apresentar técnicas das áreas de Processamento de Língua Natural e Processamento de Áudio para discutir novamente sobre a grande diversidade de consumo musical que temos no Brasil. 

Que tal ouvir as playlists da Accurate no Spotify? Clique aqui e aproveite.

Análise de Dados é na Accurate

Na Accurate estamos sempre realizando Análises de Dados como essa para a construção de projetos. 

Venha fazer parte do nosso time, acesse a página de carreiras e veja se tem alguma que se encaixa no seu perfil. 

Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e continue acompanhando o Blog da Accurate. 

Não deixe também de nos seguir nas Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin.

Autor

Aline Martins
Profissional da área de Customer Success, no mercado de trabalho desde 2018. Atuo buscando melhorias na forma de se relacionar com o cliente, garantindo sempre a melhor experiência para todos os clientes e colaboradores envolvidos.
Aline Martins

Profissional da área de Customer Success, no mercado de trabalho desde 2018. Atuo buscando melhorias na forma de se relacionar com o cliente, garantindo sempre a melhor experiência para todos os clientes e colaboradores envolvidos.

Postagens recentes

Processo inovativo em TI: Como implementar e alcançar resultados transformadores em sua Infraestrutura

A transformação digital acelerou a necessidade de inovação em Tecnologia da Informação (TI). No ambiente…

1 semana atrás

Como o desenvolvimento de FAQBots inteligentes pode otimizar Atendimentos e Operações

  O desenvolvimento de FAQBots inteligentes é uma solução que vem ganhando espaço, permitindo que…

2 semanas atrás

Força de Trabalho conectada à IA: Velocidade e eficiência nas operações

  O avanço da Inteligência Artificial (IA) está remodelando a maneira como empresas conduzem suas…

3 semanas atrás

Estratégia multicloud: Reduza custos e otimize investimentos

  Adotar uma estratégia multicloud para redução de custos é essencial para empresas que buscam…

1 mês atrás

Dashboards para indicadores de negócio: A chave para decisões estratégicas inteligentes

No cenário atual, onde a transformação digital não é mais uma opção, mas uma necessidade,…

2 meses atrás

E-commerce 5.0 e IA: O futuro inteligente das compras online

O comércio eletrônico tem evoluído de maneira acelerada nas últimas décadas, e estamos agora às…

2 meses atrás