Em UX Design temos diversas áreas, por exemplo: UX Strategy, UX Writing, UI Design e muitas outras, mas nesse artigo iremos focar e apresentar o UX Research.
A área tem como objetivo principal pesquisar e definir quais caminhos o projeto irá seguir de acordo com a necessidade dos usuários da ferramenta.
No desenvolvimento do projeto a parte de Research é sensacional, pois, é a partir dela que serão obtidos os insights e informações essenciais para o projeto.
Continue acompanhando e saiba tudo sobre o que é UX Research, e todas as suas especificações.
O UX Researcher é o profissional que realiza a investigação de perfil, comportamento e problemas com seus usuários.
Depois que ele entende as dores e tem maior compreensão daquele determinado contexto, ele apresenta insights/ideias, para realizar uma boa solução e tomar uma decisão específica para o projeto.
A pesquisa não é realizada somente no início do projeto, ela deve ser desenvolvida ao longo da criação.
Mas, na primeira etapa é importante entendermos o cenário e quais são os problemas, e entender o perfil demográfico e social das pessoas que ali estão inseridas.
Tendo essas primeiras informações, podemos iniciar a construção de soluções. Porém, conforme o produto vai se desenvolvendo, teremos novos desafios para serem resolvidos.
E devemos entender a “raiz” desse problema, e é com o UX Research que temos essas respostas.
Lembrando que, a cada nova fase de um projeto/produto o UX Researcher restará acompanhando.
Muitas vezes é uma etapa deixada de lado, o que é um erro, pois ela é extremamente importante para a criação de um produto com boa usabilidade.
Você deve estar pensando: “Ok, entendi o que é um UX Researcher, mas como será que ele consegue obter esses dados?”.
Agora, falaremos um pouco sobre as pesquisas utilizadas:
Na pesquisa quantitativa, é necessário obter um grande número de respondentes. Seu objetivo é quantificar um problema, comportamento ou opinião.
Ela é realizada através de questionários (online ou presencial).
Por exemplo, se uma empresa quer saber se seus clientes indicariam seus serviços, eles podem encaminhar um questionário realizando essa pergunta e após as respostas, podem confirmar as suas hipóteses e mensurar as opiniões.
Lembrando que a pesquisa quantitativa possui perguntas mais “fechadas”, você não consegue se aprofundar muito no determinado problema.
Para realizar esse tipo de pesquisa você pode utilizar ferramentas como Google Forms, Survey Monkey e outras.
A pesquisa qualitativa tem o objetivo de entender profundamente de que forma elas vão agir, tendo como foco identificar os problemas e as oportunidades.
Podemos realizar a pesquisa qualitativa com entrevista, teste de usabilidade, card sorting e etc.
Tendo todos esses resultados podemos apresentar novas ideias e soluções.
Lembrando que a pesquisa qualitativa gera e testa hipóteses, não quer dizer que terá uma grande representatividade de todas as pessoas no mundo que está analisando.
Por exemplo, um problema que ocorreu com 10 pessoas, não representa o restante dos usuários.
Na pesquisa qualitativa, você pode entrevistar pelo Meet, Discord, WhatsApp e etc, ou até mesmo no presencial e anotar todas as informações relevantes.
O teste A/B é quando criamos duas versões de design diferentes do mesmo produto, e queremos entender e medir qual apresenta o melhor resultado.
Por exemplo, foram realizadas duas telas com botões diferentes, você irá aplicar um teste com os usuários para entender qual das duas opções o usuário se identifica melhor.
Uma das ferramentas gratuitas que pode ser utilizada para aplicação do Teste A/B é o Google Optimize.
“Em testes A / B, você libera duas versões diferentes de um projeto e vê qual tem o melhor desempenho.” Nielsen, Jakob — 2015
É importante dar um passo de cada vez e entender que precisamos solucionar os problemas que aparecerão no projeto ou produto, e que todas as alterações realizadas serão baseadas em toda a análise feita pela área de UX Research.
Espero que tenha entendido e curtido nosso artigo sobre o que é o UX Research e algumas das suas ferramentas.
Na Accurate os princípios e áreas de UX Design como UX Research são sempre levadas a sério, durante o desenvolvimento dos projetos.
Acompanhe mais sobre os nossos projetos seguindo nossas Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e o Blog.
E se você é um profissional da área e quer fazer parte de nossa empresa, acesse a página de carreiras e veja as vagas em aberto.
Não se esqueça de compartilhar esse conteúdo!
Você já se perguntou como os dados brutos, originados de diversas fontes, são refinados e…
No cenário empresarial contemporâneo, marcado pela constante transformação digital, as novas redes sociais despontam como…
No cenário do mercado atual, onde a competição é acirrada e as expectativas dos clientes…
Em um cenário empresarial dinâmico e altamente competitivo, as Estratégias Avançadas de Capacity Planning assumem…
O capacity planning é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer empresa. Ele…
O mercado de tecnologia da informação (TI) é um dos setores que mais crescem e…