Ambientes Kubernetes: Entenda o que são e como administrar com Openshift Blog Accurate

Ambientes Kubernetes

Ambientes Kubernetes: Entenda o que são e Como a Accurate administra com o Openshift

A utilização de Ambientes Kubernetes em projetos de desenvolvimento é o que há de mais moderno em gerenciamento de diversos dados e informações. 

Diversas empresas, inclusive o Google utiliza essa ferramenta para gerenciar diversas aplicações e projetos na empresa. 

Portanto, já é possível entender a importância e praticidade que a utilização de Kubernetes traz para o processo de desenvolvimento e gerenciamento de projetos.

Acompanhe esse artigo, entenda um pouco mais sobre os Ambientes Kubernetes e como a Accurate realiza a administração e gestão dos seus com a utilização do Openshift.

Ambientes Kubernetes, entenda

Ambientes Kubernetes ou K8S é um sistema Opensource de orquestração de contêineres para automatização de deploys, escalonamento e gerenciamento de aplicações.

Foi criado originalmente para o Google para simplificar e otimizar o processo de desenvolvimento e atualização de suas aplicações.

Ou seja, os Kubernetes trabalham com o princípio de escalabilidade, performance e otimização de recursos utilizados para colocar as aplicações em atividade.

Significa então que é possível trabalhar com diversas atualizações de uma aplicação, sem prejudicar a sua atividade e tornando-a mais eficiente.

E com isso fazer com que processos de atualizações e alterações em aplicativos possam ser realizados a qualquer momento e de forma automatizada.

Isso porque os Kubernetes administram os contêineres que agrupam conjunto de códigos em grupos para administração em cloud-native.

Essa tecnologia permite então, que o código da aplicação seja “limpo” e organizado e também acessado e gerenciado por diversos times simultaneamente.

Sem contar que é possível atender a demanda frequente de atualizações e melhorias em aplicações de maneira automatizada e eficiente.

Montando Ambientes Kubernetes com Openshift

A Accurate utiliza o Openshift para realizar a montagem dos Ambientes Kubernetes dos projetos desenvolvidos e mantidos na empresa.

No exemplo que será apresentado a seguir, você verá um projeto já existente em plataforma Openshift, mas que ainda não estava finalizado. 

Essa continuidade aconteceu na administração, gestão da configuração e mudanças na plataforma.

Tudo isso sendo realizado por meio das seguintes estratégias:

  • Levantando configurações docker existente e gaps para o objetivo final;
  • Assim como configurações kubernetes existente e gaps para o objetivo final;
  • E por fim, configurações da plataforma Openshift existente e gaps para o objetivo final;
  • Além de aplicação de metodologias devops para análise, configuração, monitoramento e administração da plataforma Openshift.

Caminho utilizado para o desenvolvimento do projeto

Para o desenvolvimento do projeto foram realizadas diversas configurações dentro da plataforma.

A primeira foi a da plataforma para ser monitorado utilizando Prometheus e Grafana; seguido das esteiras de desenvolvimento utilizando CI/CD, Jenkins, Sonarqube.

Logo em seguida foi realizada configurações de análise de logs utilizando Elasticsearch; e de Playbooks Ansible para automação de processos.

Por último foi realizada a configuração do GlusterFS para fornecer armazenamento persistente e provisionamento dinâmico. 

Nesse caminho, por conta do cliente possuir um data center em São Paulo e outro no Rio de Janeiro, havia problemas de rede devido à alta latência. 

Por conta disso, alguns serviços foram configurados para serem executados somente em um desses data centers.

Benefícios e Resultados Atingidos

Com o projeto executado foram identificadas melhorias nos processos de:

  • administração do ambiente;
  • monitoria do ambiente;
  • e desenvolvimento.

Dessa forma, viu-se uma maior agilidade no processo de desenvolvimento na empresa.

Assim como uma automatização dos processos de infraestrutura do projeto como um todo.

Segurança e Melhorias em projetos de desenvolvimento é na Accurate

A Accurate como uma empresa de tecnologia preocupada em sempre oferecer as melhores soluções para os seus clientes, se preocupa em utilizar ferramentas modernas para isso.

É o caso dos Ambientes Kubernetes através do Openshift para garantir agilidade e automação de todas as implantações do projeto.

Conheça a empresa, e também continue acompanhando o Blog que sempre traz atualizações sobre o trabalho da Accurate.

Siga-nos também nas Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e YouTube.

Autor

Ruy Cury
Ruy Cury
Com mais de 12 anos de atuação em infraestrutura de servidores de aplicação, atuando como especialista Middleware e consultoria SAS, especializou-se em Devops e Cloud Computing acompanhando as tendências de mercado e tornando-se um profissional ainda mais completo com foco em tudo o que existe de novidade em tecnologia, mantendo-se atualizado e sempre pronto para todos os tipos de desafios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *