UX

Você sabe quais Disciplinas fazem parte do Guarda-chuva de UX Design? Conheça Aqui!

Você sabia que há várias Disciplinas que fazem parte do chamado Guarda-chuva de UX Design?

Pois é, há uma série de vertentes e caminhos dentro desse assunto tão importante e atual no desenvolvimento de soluções tecnológicas.

Nesse momento você deve estar se perguntando: porque é importante eu saber disso?” Por que ainda há muitas dúvidas por aí sobre o que faz e o que não faz parte do UX. 

E pensando nisso, aqui você vai encontrar o que é mais aceito quando se fala de disciplinas de UX. Acompanhe!

Para começar: o que se entende por UX Design?

Antes de começar de fato a desbravar o que se encontra dentro do guarda-chuva de UX, é necessário dizer e questionar: você sabe o que é o UX Design?
UX é a sigla utilizada para designar o termo em inglês User Experience, que em tradução direta significa: Experiência do Usuário.

O termo foi criado por Donald Norman, co-fundador do NN Group, quando foi vice-presidente do grupo de tecnologia avançada da Apple na década de 1990.

“É tudo relacionado à sua experiência com o produto. E talvez você nem precise estar perto do produto, você pode estar falando sobre ele para alguém”, é o que apontava Don Norman.

Ou seja, UX é qualquer touchpoint que o usuário final tenha com um produto ou serviço e que faça com que ele tenha uma experiência positiva, negativa ou neutra.

Caso queira saber mais sobre o que é UX, temos um outro artigo em nosso blog que se aprofunda um pouco mais nessa questão.

Agora que entendemos um pouco mais do universo UX, vamos para seu guarda-chuva, recheado de profissões que englobam o termo UX.

Guarda-chuva de UX, conheça!

Na sequência desse material você poderá conhecer cada uma das disciplinas que compõe o chamado Guarda-chuva de UX.

Com isso, é possível entender os campos em que se abrange o UX, assim como profissões que se podem seguir nesta área.

User Researcher ou Pesquisador de Usuário

O pesquisador de usuário é o profissional responsável pela estratégia, processos e métodos utilizados para fazer validação e entender perfis e comportamentos das pessoas. 

É uma parte extremamente importante no processo de criação de um produto. O trabalho deste profissional/área pode se desenvolver de duas formas: 

  • Pesquisa Qualitativa: você tem o contato direto com o usuário e quer entender quais são suas dores, por que ele utiliza aquele site, app ou produto e por que utiliza daquela forma.
    A intenção é identificar os comportamentos, opiniões e atitudes. Então é de extrema importância ter muito cuidado, porque como esse processo envolve muitos fatores, não podemos deixar a nossa própria opinião influenciar.
  • Pesquisa Quantitativa: a intenção é de quantificar os comportamentos mais comuns. É importante reunir dados mensuráveis para esse tipo de pesquisa.
    Por exemplo: Você quer abrir uma loja de livros e quer ter uma visão de quantos livros seu público alvo compra por mês. Você pode realizar uma pesquisa online, obter esses resultados e estruturar seu negócio.

Fundamentos das atividades de User Research:

  1. Estratégia de pesquisa;
  2. Estudos de usabilidade;
  3. Análises heurísticas;
  4. Voz do consumidor.

UX Strategy

O objetivo da UX Strategy é encontrar as conexões entre como sua organização mede o sucesso de um produto ou serviço e como o usuário mede o sucesso de uma boa experiência de uso.

A UX Strategy tem como fundamentos:

  1. Análise competitiva;
  2. Análise ambiental;
  3. Planejamento;
  4. Mensuração e execução.

Business Analyst ou Analista de negócio

O analista de negócio é o responsável pela estratégia do negócio, definição de objetivos e voz do negócio. Possui vínculos com: Product Manager, Product Owner e UX. 

É a voz do negócio na construção do modelo de negócio, nas reuniões e em cada etapa de desenvolvimento do negócio. 

Estão ligados aos stakeholders (pessoas ou grupos que possuem interesse direto nos resultados da empresa, por exemplo: gestores, gerentes, clientes).

Fundamentos do Business Analyst: 

  1. Entende de estratégia de negócio e objetivos;
  2. Articula e esclarece o objetivo de negócio;
  3. Assegura que os valores do negócio sejam definidos;
  4. Voz do negócio.

Information Architecture ou Arquitetura da Informação

A arquitetura da informação é um processo que tem o intuito de compreender e organizar todos os elementos de um produto, seja ele um aplicativo, um e-commerce ou softwares.

Dessa forma visa favorecer a experiência do usuário, ou seja, procura uma maneira de orientar e facilitar a navegação do usuário.

Seu fundamentos são:

  1. Arquiteturas lógicas;
  2. Fluxos de navegação e organização;
  3. Jornada de usuário;
  4. Taxonomias;
  5. Mindmap;
  6. Wireframe.

Content Strategist ou UX Writer

Content Strategist, também conhecido como UX Writer, é o responsável por toda estratégia do conteúdo presente em um produto, podendo ser textos, imagens, sons e etc. 

Ele é o responsável por facilitar a comunicação do negócio com o usuário, ajudando em sua jornada para garantir que possa ocorrer uma melhor experiência durante a utilização do mesmo.

Os fundamentos dessa área são os seguintes:

  1. Tom de voz;
  2. Mapa de conteúdo;
  3. Revisão e comunicação;
  4. Recomendações estratégicas.

Interaction Designer ou Design de Interação

Design de interação é a área responsável por estudar, planejar e aplicar touchpoints em sistemas digitais e físicos.

Ou seja, é o responsável por testar os pontos de interatividade desses sistemas, com o intuito de proporcionar uma experiência de uso positiva entre usuário e produto. 

A preocupação principal do Design de Interação é com a interface e o impacto que ela pode causar nos usuários e no próprio sistema.

Fundamentos do Design de Interação:

  1. Legibilidade, compreensão e interpretação do sistema;
  2. Estética;
  3. Usabilidade, facilidade de manuseio do sistema;
  4. Heurísticas;
  5. Funcionalidade e utilidade.

Visual Designer

Visual Designer está ligado diretamente à comunicação visual como um todo. 

Para isso, utiliza de elementos visuais, como fotografias, desenhos, gráficos, vídeos, entre outros, para comunicar e representar valores, posicionamento e diferenciais de uma empresa ou organização. 

Quando falamos em design visual, nos referimos a um termo abrangente de programação visual em geral.

Ou seja, um profissional de outras áreas do design como, por exemplo, design gráfico, pode se enquadrar como um visual designer. 

Fundamentos do Visual Designer:

  1. Tipografia;
  2. Estruturação visual de elementos;
  3. Espaçamento e hierarquia;
  4. Iconografia;
  5. Branding;
  6. Style;
  7. Cor.

Front-End Developer

É o responsável por implementar a parte visual de um produto digital através de códigos, desenvolvendo também todas as interações presentes. 

O Front-End Developer encontra-se debaixo do Guarda-chuva de UX pois é responsável pela otimização do produto, um sistema, por exemplo.

Dessa forma garante que ele não trave e possa carregar de forma rápida, para que os usuários possam ter uma melhor experiência quando utilizarem.

Fundamentos do Front-End Developer:

  1. Lógica de programação;
  2. Frameworks de desenvolvimento;
  3. Recursos nativos de um SO;
  4. HTML, CSS e JavaScript.

Utilizar o Guarda-chuva de UX Design é um dos fundamentos da Accurate

Aqui na Accurate, incorporar e utilizar as disciplinas do Guarda-chuva de UX Design nos projetos é um dos nossos princípios. 

Sem contar que estamos sempre em busca de talentos dessas áreas citadas. Se você for um desses e tiver interesse, cadastre-se na nossa página de carreiras

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Artigo escrito por: Gabriela Garabedian e Rafael Crestani.

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Inovação faz parte do nosso DNA, nascemos com a missão da “busca constante de domínio de novas tecnologias de informação para fornecermos as soluções mais adequadas às necessidades do negócio dos nossos clientes”.
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