Em UX Design temos diversas áreas, por exemplo: UX Strategy, UX Writing, UI Design e muitas outras, mas nesse artigo iremos focar e apresentar o UX Research.
A área tem como objetivo principal pesquisar e definir quais caminhos o projeto irá seguir de acordo com a necessidade dos usuários da ferramenta.
No desenvolvimento do projeto a parte de Research é sensacional, pois, é a partir dela que serão obtidos os insights e informações essenciais para o projeto.
Continue acompanhando e saiba tudo sobre o que é UX Research, e todas as suas especificações.
O UX Researcher é o profissional que realiza a investigação de perfil, comportamento e problemas com seus usuários.
Depois que ele entende as dores e tem maior compreensão daquele determinado contexto, ele apresenta insights/ideias, para realizar uma boa solução e tomar uma decisão específica para o projeto.
A pesquisa não é realizada somente no início do projeto, ela deve ser desenvolvida ao longo da criação.
Mas, na primeira etapa é importante entendermos o cenário e quais são os problemas, e entender o perfil demográfico e social das pessoas que ali estão inseridas.
Tendo essas primeiras informações, podemos iniciar a construção de soluções. Porém, conforme o produto vai se desenvolvendo, teremos novos desafios para serem resolvidos.
E devemos entender a “raiz” desse problema, e é com o UX Research que temos essas respostas.
Lembrando que, a cada nova fase de um projeto/produto o UX Researcher restará acompanhando.
Muitas vezes é uma etapa deixada de lado, o que é um erro, pois ela é extremamente importante para a criação de um produto com boa usabilidade.
Você deve estar pensando: “Ok, entendi o que é um UX Researcher, mas como será que ele consegue obter esses dados?”.
Agora, falaremos um pouco sobre as pesquisas utilizadas:
Na pesquisa quantitativa, é necessário obter um grande número de respondentes. Seu objetivo é quantificar um problema, comportamento ou opinião.
Ela é realizada através de questionários (online ou presencial).
Por exemplo, se uma empresa quer saber se seus clientes indicariam seus serviços, eles podem encaminhar um questionário realizando essa pergunta e após as respostas, podem confirmar as suas hipóteses e mensurar as opiniões.
Lembrando que a pesquisa quantitativa possui perguntas mais “fechadas”, você não consegue se aprofundar muito no determinado problema.
Para realizar esse tipo de pesquisa você pode utilizar ferramentas como Google Forms, Survey Monkey e outras.
A pesquisa qualitativa tem o objetivo de entender profundamente de que forma elas vão agir, tendo como foco identificar os problemas e as oportunidades.
Podemos realizar a pesquisa qualitativa com entrevista, teste de usabilidade, card sorting e etc.
Tendo todos esses resultados podemos apresentar novas ideias e soluções.
Lembrando que a pesquisa qualitativa gera e testa hipóteses, não quer dizer que terá uma grande representatividade de todas as pessoas no mundo que está analisando.
Por exemplo, um problema que ocorreu com 10 pessoas, não representa o restante dos usuários.
Na pesquisa qualitativa, você pode entrevistar pelo Meet, Discord, WhatsApp e etc, ou até mesmo no presencial e anotar todas as informações relevantes.
O teste A/B é quando criamos duas versões de design diferentes do mesmo produto, e queremos entender e medir qual apresenta o melhor resultado.
Por exemplo, foram realizadas duas telas com botões diferentes, você irá aplicar um teste com os usuários para entender qual das duas opções o usuário se identifica melhor.
Uma das ferramentas gratuitas que pode ser utilizada para aplicação do Teste A/B é o Google Optimize.
“Em testes A / B, você libera duas versões diferentes de um projeto e vê qual tem o melhor desempenho.” Nielsen, Jakob — 2015
É importante dar um passo de cada vez e entender que precisamos solucionar os problemas que aparecerão no projeto ou produto, e que todas as alterações realizadas serão baseadas em toda a análise feita pela área de UX Research.
Espero que tenha entendido e curtido nosso artigo sobre o que é o UX Research e algumas das suas ferramentas.
Na Accurate os princípios e áreas de UX Design como UX Research são sempre levadas a sério, durante o desenvolvimento dos projetos.
Acompanhe mais sobre os nossos projetos seguindo nossas Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e o Blog.
E se você é um profissional da área e quer fazer parte de nossa empresa, acesse a página de carreiras e veja as vagas em aberto.
Não se esqueça de compartilhar esse conteúdo!
A transformação digital acelerou a necessidade de inovação em Tecnologia da Informação (TI). No ambiente…
O desenvolvimento de FAQBots inteligentes é uma solução que vem ganhando espaço, permitindo que…
O avanço da Inteligência Artificial (IA) está remodelando a maneira como empresas conduzem suas…
Adotar uma estratégia multicloud para redução de custos é essencial para empresas que buscam…
No cenário atual, onde a transformação digital não é mais uma opção, mas uma necessidade,…
O comércio eletrônico tem evoluído de maneira acelerada nas últimas décadas, e estamos agora às…