UX

UX Research: Saiba mais Sobre esta Área

Em UX Design temos diversas áreas, por exemplo: UX Strategy, UX Writing, UI Design e muitas outras, mas nesse artigo iremos focar e apresentar o UX Research.

A área tem como objetivo principal pesquisar e definir quais caminhos o projeto irá seguir de acordo com a necessidade dos usuários da ferramenta.

No desenvolvimento do projeto a parte de Research é sensacional, pois, é a partir dela que serão obtidos os insights e informações essenciais para o projeto. 

Continue acompanhando e saiba tudo sobre o que é UX Research, e todas as suas especificações.

O Profissional de UX Research

O UX Researcher é o profissional que realiza a investigação de perfil, comportamento e problemas com seus usuários. 

Depois que ele entende as dores e tem maior compreensão daquele determinado contexto, ele apresenta insights/ideias, para realizar uma boa solução e tomar uma decisão específica para o projeto. 

A pesquisa não é realizada somente no início do projeto, ela deve ser desenvolvida ao longo da criação.

Mas, na primeira etapa é importante entendermos o cenário e quais são os problemas, e entender o perfil demográfico e social das pessoas que ali estão inseridas.

Tendo essas primeiras informações, podemos iniciar a construção de soluções. Porém, conforme o produto vai se desenvolvendo, teremos novos desafios para serem resolvidos.

E devemos entender a “raiz” desse problema, e é com o UX Research que temos essas respostas. 

Lembrando que, a cada nova fase de um projeto/produto o UX Researcher restará acompanhando. 

Muitas vezes é uma etapa deixada de lado, o que é um erro, pois ela é extremamente importante para a criação de um produto com boa usabilidade.

Você deve estar pensando: “Ok, entendi o que é um UX Researcher, mas como será que ele consegue obter esses dados?”. 

Agora, falaremos um pouco sobre as pesquisas utilizadas:

Pesquisas realizadas pelo UX Researcher

Pesquisa Quantitativa

Na pesquisa quantitativa, é necessário obter um grande número de respondentes. Seu objetivo é quantificar um problema, comportamento ou opinião.

Ela é realizada através de questionários (online ou presencial).

Por exemplo, se uma empresa quer saber se seus clientes indicariam seus serviços, eles podem encaminhar um questionário realizando essa pergunta e após as respostas, podem confirmar as suas hipóteses e mensurar as opiniões.

Lembrando que a pesquisa quantitativa possui perguntas mais “fechadas”, você não consegue se aprofundar muito no determinado problema.

Para realizar esse tipo de pesquisa você pode utilizar ferramentas como Google Forms, Survey Monkey e outras.

Pesquisa Qualitativa

A pesquisa qualitativa tem o objetivo de entender profundamente de que forma elas vão agir, tendo como foco identificar os problemas e as oportunidades. 

Podemos realizar a pesquisa qualitativa com entrevista, teste de usabilidade, card sorting e etc. 

Tendo todos esses resultados podemos apresentar novas ideias e soluções. 

Lembrando que a pesquisa qualitativa gera e testa hipóteses, não quer dizer que terá uma grande representatividade de todas as pessoas no mundo que está analisando.

Por exemplo, um problema que ocorreu com 10 pessoas, não representa o restante dos usuários.

Na pesquisa qualitativa, você pode entrevistar pelo Meet, Discord, WhatsApp e etc, ou até mesmo no presencial e anotar todas as informações relevantes.

Teste A/B

O teste A/B é quando criamos duas versões de design diferentes do mesmo produto, e queremos entender e medir qual apresenta o melhor resultado. 

Por exemplo, foram realizadas duas telas com botões diferentes, você irá aplicar um teste com os usuários para entender qual das duas opções o usuário se identifica melhor. 

Uma das ferramentas gratuitas que pode ser utilizada para aplicação do Teste A/B é o Google Optimize.

“Em testes A / B, você libera duas versões diferentes de um projeto e vê qual tem o melhor desempenho.” Nielsen, Jakob — 2015

É importante dar um passo de cada vez e entender que precisamos solucionar os problemas que aparecerão no projeto ou produto, e que todas as alterações realizadas serão baseadas em toda a análise feita pela área de UX Research.

Espero que tenha entendido e curtido nosso artigo sobre o que é o UX Research e algumas das suas ferramentas.

Aqui na Accurate respiramos UX

Na Accurate os princípios e áreas de UX Design como UX Research são sempre levadas a sério, durante o desenvolvimento dos projetos. 

Acompanhe mais sobre os nossos projetos seguindo nossas Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e o Blog

E se você é um profissional da área e quer fazer parte de nossa empresa, acesse a página de carreiras e veja as vagas em aberto. 

Não se esqueça de compartilhar esse conteúdo!

Autor

Gabriela Garabedian
Designer UX. Apaixonada por tecnologia e comunicação. Estudante em constante evolução.
Gabriela Garabedian

Designer UX. Apaixonada por tecnologia e comunicação. Estudante em constante evolução.

Postagens recentes

Processo inovativo em TI: Como implementar e alcançar resultados transformadores em sua Infraestrutura

A transformação digital acelerou a necessidade de inovação em Tecnologia da Informação (TI). No ambiente…

1 semana atrás

Como o desenvolvimento de FAQBots inteligentes pode otimizar Atendimentos e Operações

  O desenvolvimento de FAQBots inteligentes é uma solução que vem ganhando espaço, permitindo que…

2 semanas atrás

Força de Trabalho conectada à IA: Velocidade e eficiência nas operações

  O avanço da Inteligência Artificial (IA) está remodelando a maneira como empresas conduzem suas…

3 semanas atrás

Estratégia multicloud: Reduza custos e otimize investimentos

  Adotar uma estratégia multicloud para redução de custos é essencial para empresas que buscam…

1 mês atrás

Dashboards para indicadores de negócio: A chave para decisões estratégicas inteligentes

No cenário atual, onde a transformação digital não é mais uma opção, mas uma necessidade,…

2 meses atrás

E-commerce 5.0 e IA: O futuro inteligente das compras online

O comércio eletrônico tem evoluído de maneira acelerada nas últimas décadas, e estamos agora às…

2 meses atrás