Você sabe o que é UX Design? Então chegou a hora de ficar por dentro e entender tudo sobre essa importante área do desenvolvimento de produtos.
Aqui neste texto você vai entender mais sobre o tema, e tirar todas as dúvidas que possam existir acerca dele.
Isso porque muitas pessoas ainda confundem ou não compreendem esse termo e a sua importância.
O intuito então, é fazer com que você entenda e espalhe essa cultura do UX Design com toda sua equipe e amigos!
O que é UX Design?
UX Design é o nome dado para o termo User Experience que em tradução direta significa: Experiência do Usuário.
O termo foi criado por Donald Norman, co-fundador do NN Group, quando foi vice-presidente do grupo de tecnologia avançada da Apple na década de 1990.
Don Norman criou User Experience (UX), pois acreditava que a experiência era a forma mais adequada para descrever o trabalho que desenvolvia:
“É tudo relacionado à sua experiência com o produto. E talvez você nem precise estar perto do produto, você pode estar falando sobre ele para alguém. ” (Don Norman)
Ou seja, segundo Norman não era só a utilização do produto ou software que deveria ser definido como UX.
A experiência do usuário acontece, segundo suas ideias, sempre que uma pessoa interage com algum produto ou serviço.
Sabe quando você vai em um restaurante lindo, saboreia aquela comida maravilhosa e degusta aquele vinho italiano espetacular? Então, isso é UX.
Essa interação com o restaurante, os serviços prestados e os produtos consumidos, fazem tudo parte da experiência do usuário.
Desenvolvimento centrado no usuário
Por mais que Norman tenha pensando em UX Design ao trabalhar com o desenvolvimento de equipamentos e sistemas de tecnologia, a ideia pode ser aplicada a tudo.
Em qualquer produto que for ser desenvolvido e comercializado no mercado deve haver a preocupação com o UX.
Ou seja, é essencial dar total atenção em como é a experiência do usuário com a sua mercadoria.
Por exemplo, uma confecção desenvolve uma peça de roupas, mas os clientes não gostaram e estão falando mal, dizendo que a peça não é usual.
Qual o papel da confecção? Tirar a peça de circulação e atender às demandas do que o público levantou ao consumir o produto.
Mas, não é recomendável para a imagem da empresa deixar um produto circular cheio de “falhas” e assim receber enxurradas de críticas.
É nesse sentido que surge o que é chamado de Cultura do UX Design, que deve ser espalhada na sua empresa.
Benefícios do UX Design
O UX Design por se tratar do desenvolvimento de soluções focadas na experiência do usuário, pode trazer uma série de benefícios para sua empresa.
A primeira grande vantagem, é que o cliente vai ser sempre o centro de todas as suas ações, pois é com base em suas experiências que se desenvolvem as soluções.
Clientes que se sentem ouvidos e valorizados tendem a ser mais fiéis e, nessa altura, você já tem a segunda vantagem: fidelização de clientes.
E no que diz de processos e tarefas diárias elas se tornam mais produtivas, pois se tem o norte claro do que se busca desenvolver.
Por fim, a sua empresa ganha em melhoria na imagem junto aos clientes e, consequentemente, aumenta os resultados.
Como espalhar a Cultura do UX Design?
É preciso antes de tudo pensar no seguinte: designers e desenvolvedores não tem o poder de criar experiências.
Experiência é algo individual para cada pessoa, portanto, o trabalho deve focar em criar ferramentas e produtos focados em soluções de problemas.
A partir disso então, as pessoas ao utilizarem essas soluções podem ter as melhores experiências e solucionarem seus problemas.
Com isso em mente, já dá para se entender que a cultura do UX, consiste então, em ter o usuário e os seus problemas como centro das ações de desenvolvimento.
UX enquanto cultura consiste na disseminação entre os colaboradores de uma empresa a ideia de que o trabalho desenvolvido tem o objetivo em proporcionar a melhor experiência.
Ou seja, o usuário precisa conseguir sanar o seu problema através daquilo que foi criado.
Trabalhar com UX Design está totalmente ligado em sentido de pessoas: “As pessoas ignoram o design que ignoram as pessoas” (Frank Chimero)
Essa frase de Frank Chimero mostra muito o grande erro do mercado, em que as pessoas não se preocupam com o design que desenvolveu a solução.
E os designers, por sua vez, acabam por ignorar as pessoas que utilizam as suas soluções.
O UX, vem então justamente para quebrar esse paradigma e fazer com que essa relação entre design e usuário seja de trocas constantes de informação e aprendizado.
Designers pensam nas pessoas, que passam a pensar e dar atenção ao design!
Entenda mais ….
Até esse ponto, acredito que já esteja claro na sua mente a importância da cultura de UX dentro de uma empresa.
São inúmeros os benefícios reais que podem ser alcançados ao desenvolver soluções focadas na Experiência do Usuário.
Para isso veja o vídeo abaixo de um treinamento ministrado para os colaboradores da Accurate e se aprofunde mais e mais nesse assunto.
Não se esqueça de, após assistir o vídeo, enviá-lo para os seus amigos e espalhar cada vez mais a Cultura do UX Design.
Fique sempre atento ao Blog da Accurate, com conteúdos ricos sobre tecnologia e nos acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e YouTube.