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Teste A/B: Saiba como Realizar com o Google Optimize

Teste A/B é uma técnica utilizada para testar e descobrir o que melhor funciona com o seu público em relação ao seu projeto. 

Essa técnica é muito utilizada em Marketing Digital para teste de estratégias e ações desenvolvidas.

Utilizar esse teste de versões em projetos possibilita que o projeto final seja o mais assertivo e eficiente possível. 

Há inúmeras possibilidades e ferramentas para realização de teste A/B, mas hoje vamos falar sobre o Google Optimize. 

Sobre Teste A/B, entenda

O Teste A/B é uma técnica muito utilizada em Marketing Digital para testar duas versões de uma mesma página de site, landing pages e afins. 

A técnica consiste em: criar uma versão A da solução e depois uma versão B trocando funcionalidades, botões, suprimindo e acionando botões, entre outras coisas.

Logo após essa criação as versões A/B são colocadas no ar para ver qual terá maior interação e aprovação do público. 

Essas versões são feitas para confrontar ideias e tirar dúvidas acerca de funcionalidades e possibilidades nessas soluções. 

Os testes podem ser realizados com páginas de site, Landing Page de cadastro, Imagens de Anúncios, Anúncios, entre tantos outros.

Teste A/B, qual a hora certa de fazer?

Normalmente, testes A/B são realizados durante o lançamento de soluções e novas campanhas. 

Porém, ele pode ser realizado a qualquer momento da estratégia, basta perceber alguns sinais que chamam atenção para isso. 

Por exemplo, há uma hipótese de que o botão e as informações da página não estão chamando a atenção, porém, não há nenhum dado concreto sobre isso. 

Dessa forma, então, cria-se uma nova versão desta página trabalhando os pontos que acredita que precisam ser mudados. 

Neste processo pode tanto ser feito um lançamento já para o público em geral, ou para um público específico selecionado.

Importância de Testes A/B

Além de garantir que seja oferecido ao público o que mais converse com o seu interesse, os Testes A/B garantem que a estratégia pretendida seja a mais eficiente possível.

Por exemplo, a Landing Page tem como objetivo intensificar o número de cadastros, e há uma dúvida se o conteúdo apresentado tem ajudado ou atrapalhado o objetivo. 

Então são desenvolvidas duas versões da página, uma com a ideia inicial e outra com pequenas alterações no que pode estar atrapalhando a ação. 

Outro ponto que ressalta a importância do Teste A/B é para entender o comportamento do seu público perante as mudanças. 

Testar possibilidades e mudanças é outra importância significativa da realização de testes A/B.

Por fim, é essencial saber que o teste A/B por si só não é capaz de dar todas as respostas sobre possíveis mudanças, é bom combiná-lo com pesquisas de comportamentos, mapeamentos de calor entre outras estratégias.

Como utilizar o Google Optimize para Testes A/B?

Antes de tudo, é preciso entender que os Testes A/B no Google, surgiram primeiro no Analytics, ferramenta utilizada para analisar tráfego e dados do site e/ou página. 

O objetivo sempre foi o mesmo, potencializar os resultados de páginas utilizando-se de duas versões da mesma. 

Para isso, há mudanças em botões, textos, CTA (Call To Action), cores, localizações de boxes e imagens, entre outras pequenas alterações. 

No entanto, pensando em oferecer maiores possibilidades dentro da estratégia de Testes A/B, o Google lançou o Optimize. 

A ferramenta é pensada totalmente para criar variações de landing pages e páginas de site para realização de testes A/B. e além disso pode ser integrada ao Analytics, para obtenção de relatórios completos. 

Utilizando a ferramenta

Basta acessar a página do Google Optimize e realizar o login com a conta Google da empresa ou com a que é realizado o gerenciamento do Google Ads ou Analytics. 

Lembrando que é possível realizar um teste gratuito na plataforma,e se for uma empresa de grande porte é possível contratar um plano para o seu negócio. 

Dentro da plataforma é possível criar diversas alterações dentro da página, realizando integração com Google Ads e Analytics, assim como extrair relatórios completos dos resultados dos testes.

No Google Optimize é possível realizar diversas outras ações como testes de redirecionamento, multivariáveis, experimentos no servidor, etc.

Na Accurate sempre prezamos por testes e as melhores soluções para os clientes

Na Accurate além dos testes A/B, realizamos sempre diversos testes para garantir as ferramentas mais eficientes para os negócios. 

Conheça mais de nossas soluções e projetos acessando nosso site, ou vendo algumas de nossas cases de sucesso no Blog. 

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Accurate
Inovação faz parte do nosso DNA, nascemos com a missão da “busca constante de domínio de novas tecnologias de informação para fornecermos as soluções mais adequadas às necessidades do negócio dos nossos clientes”.
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