Teste A/B é uma técnica utilizada para testar e descobrir o que melhor funciona com o seu público em relação ao seu projeto.
Essa técnica é muito utilizada em Marketing Digital para teste de estratégias e ações desenvolvidas.
Utilizar esse teste de versões em projetos possibilita que o projeto final seja o mais assertivo e eficiente possível.
Há inúmeras possibilidades e ferramentas para realização de teste A/B, mas hoje vamos falar sobre o Google Optimize.
O Teste A/B é uma técnica muito utilizada em Marketing Digital para testar duas versões de uma mesma página de site, landing pages e afins.
A técnica consiste em: criar uma versão A da solução e depois uma versão B trocando funcionalidades, botões, suprimindo e acionando botões, entre outras coisas.
Logo após essa criação as versões A/B são colocadas no ar para ver qual terá maior interação e aprovação do público.
Essas versões são feitas para confrontar ideias e tirar dúvidas acerca de funcionalidades e possibilidades nessas soluções.
Os testes podem ser realizados com páginas de site, Landing Page de cadastro, Imagens de Anúncios, Anúncios, entre tantos outros.
Normalmente, testes A/B são realizados durante o lançamento de soluções e novas campanhas.
Porém, ele pode ser realizado a qualquer momento da estratégia, basta perceber alguns sinais que chamam atenção para isso.
Por exemplo, há uma hipótese de que o botão e as informações da página não estão chamando a atenção, porém, não há nenhum dado concreto sobre isso.
Dessa forma, então, cria-se uma nova versão desta página trabalhando os pontos que acredita que precisam ser mudados.
Neste processo pode tanto ser feito um lançamento já para o público em geral, ou para um público específico selecionado.
Além de garantir que seja oferecido ao público o que mais converse com o seu interesse, os Testes A/B garantem que a estratégia pretendida seja a mais eficiente possível.
Por exemplo, a Landing Page tem como objetivo intensificar o número de cadastros, e há uma dúvida se o conteúdo apresentado tem ajudado ou atrapalhado o objetivo.
Então são desenvolvidas duas versões da página, uma com a ideia inicial e outra com pequenas alterações no que pode estar atrapalhando a ação.
Outro ponto que ressalta a importância do Teste A/B é para entender o comportamento do seu público perante as mudanças.
Testar possibilidades e mudanças é outra importância significativa da realização de testes A/B.
Por fim, é essencial saber que o teste A/B por si só não é capaz de dar todas as respostas sobre possíveis mudanças, é bom combiná-lo com pesquisas de comportamentos, mapeamentos de calor entre outras estratégias.
Antes de tudo, é preciso entender que os Testes A/B no Google, surgiram primeiro no Analytics, ferramenta utilizada para analisar tráfego e dados do site e/ou página.
O objetivo sempre foi o mesmo, potencializar os resultados de páginas utilizando-se de duas versões da mesma.
Para isso, há mudanças em botões, textos, CTA (Call To Action), cores, localizações de boxes e imagens, entre outras pequenas alterações.
No entanto, pensando em oferecer maiores possibilidades dentro da estratégia de Testes A/B, o Google lançou o Optimize.
A ferramenta é pensada totalmente para criar variações de landing pages e páginas de site para realização de testes A/B. e além disso pode ser integrada ao Analytics, para obtenção de relatórios completos.
Basta acessar a página do Google Optimize e realizar o login com a conta Google da empresa ou com a que é realizado o gerenciamento do Google Ads ou Analytics.
Lembrando que é possível realizar um teste gratuito na plataforma,e se for uma empresa de grande porte é possível contratar um plano para o seu negócio.
Dentro da plataforma é possível criar diversas alterações dentro da página, realizando integração com Google Ads e Analytics, assim como extrair relatórios completos dos resultados dos testes.
No Google Optimize é possível realizar diversas outras ações como testes de redirecionamento, multivariáveis, experimentos no servidor, etc.
Na Accurate além dos testes A/B, realizamos sempre diversos testes para garantir as ferramentas mais eficientes para os negócios.
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