Business Intelligence (Inteligência de Negócios ou Inteligência de Mercado), também conhecido como BI, consiste nos processos de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoração de todas as informações essenciais para a gestão de uma empresa.
O BI recorre a uma combinação de análise empresarial, data mining, visualização de dados e um conjunto de ferramentas/infraestrutura para dados que permitem a aplicação de boas práticas para auxiliar as empresas na tomada de decisões impulsionadas por dados.
Essa visão abrangente dos dados empresariais e seu emprego consciente pode gerar mudanças positivas, mitigar ineficiências e permitir uma rápida adaptação às mudanças no mercado.
Este artigo aborda o que é o BI e sua importância para os negócios. Acompanhe!
O termo Business Intelligence não é recente. Ele já vem sendo utilizado há muito tempo, mais precisamente desde a década de 1960.
Nesta época, sua definição era a de um sistema dedicado a compartilhar informações nas organizações, função esta que se desenvolveu em meados da década de 80, dado o surgimento de modelos computacionais projetados para transformar dados em informações.
O foco na tomada de decisões, baseadas nas análises flexíveis, governança de dados em plataformas confiáveis e acesso rápido às informações é uma característica recente, pontuada nos serviços oferecidos pelas equipes de BI.
Intimamente ligado a termos como Big Data e Inteligência Artificial, Machine Learning e Analytics, o Business Intelligence (BI), criado pela Gartner Group, é um termo abrangente que inclui aplicativos, infraestrutura e ferramentas, que possibilitam acesso e análise de informações, para otimizar decisões e desempenho dos negócios.
BI não se trata de uma tecnologia, mas sim de um conceito de soluções inovadoras, que compõem todo o processo de gestão empresarial, ficando acessível para todos os envolvidos que buscam encontrar a inteligência que possibilita tornar realidade as mudanças positivas no negócio.
Este conceito deve ser usado como extensão dos sistemas de gestão corporativa, ou seja, integrado a ERP’s, CRM’s, WMS’s e outros, compartilhando dados e informações, aumentando a quantidade e qualidade do fluxo de informações.
O BI funciona como ferramenta estratégica, oferecendo suporte aos gestores para o processo de criação e execução do planejamento empresarial, com base em observações fornecidas por todo o histórico do negócio, composto por dados que vem de fontes diversas.
A identificação de todo o funcionamento e desempenho empresarial no decorrer do tempo é resultado dessa avaliação, que permite também identificar pontos fortes e fracos, o que possibilita aos gestores trabalharem nas falhas para aprimorar o processo, garantindo o sucesso em ações futuras.
No mercado atual não há mais espaço para seguir apenas a intuição. O Data Driven está cada dia mais presente e necessário para garantir a sobrevivência dos negócios a longo prazo.
Assim, a empresa consegue diferenciais competitivos e mantêm-se ativa no mercado, mesmo em cenários de crises econômicas e concorrência elevada.
Confira alguns benefícios diretos que o emprego do BI pode proporcionar:
Levando-se em consideração a relação custo-benefício, o investimento em BI é considerado bem acessível, pois permite aplicar soluções mais específicas que envolvam algumas necessidades pontuais e expandir, caso necessário, conforme o perfil da empresa.
No Brasil, o Business Intelligence é usado em diferentes ramos empresariais: seguradoras, instituições financeiras, telecomunicações e na maioria das empresas que percebem a importância de se utilizar um fluxo de informações abundante, ágil e confiável para se posicionar em um mercado de economia globalizada.
Se você chegou até aqui, já sabe o que é qual a importância do Business Intelligence para as empresas que buscam melhor posicionamento no mercado.
Mas como podemos aplicar o BI para tratar os dados e transformá-los em informações decisivas para seu negócio?
Abaixo listamos alguns exemplos de aplicações:
Business Intelligence pode ser utilizado como ferramenta para monitorar notícias, sites ou assuntos de interesse para o segmento de mercado do seu negócio.
Ao definir palavras-chave ajustadas com essa necessidade, você pode monitorar sua concorrência, o que estão falando sobre sua empresa e as tendências de mercado que podem ser o diferencial para sua estratégia.
Os relatórios gerados por meio dessas buscas específicas podem ser decisivos, ferramentas verdadeiramente poderosas para sua estratégia.
O engajamento é um fator muito relevante atualmente, tanto para público externo, quanto para público interno.
Com as ferramentas pautadas em BI, os insights qualitativos e quantitativos indicam os tópicos de interesse desses públicos em relação a sua empresa.
Assim, as campanhas de marketing e endomarketing são mais assertivas, uma vez que o cruzamento de dados possibilita identificar diferentes tipos de público e segmentá-los de acordo com suas preferências, tornando-as mais personalizadas.
Através dos softwares CRM (Customer Relationship Management), as empresas realizam a coleta de dados sobre prospecção, atendimento, relacionamento e pós-venda.
BI pode atuar nesses dados para identificar problemas na jornada do cliente e apresentar insights sobre como melhorar suas estratégias de CS.
Saber o que motiva um usuário a visitar seu site é uma informação vital para conseguir atrair mais pessoas para seu domínio.
Além disso, conhecer quais áreas do seu site onde os usuários gastam mais tempo também é importante para planejar formas de atrair mais clientes em potencial, que tenham o mesmo perfil ou gosto similares.
Graças ao emprego das ferramentas de Business Intelligence (BI), o uso de dados para reduzir custos tem se tornado cada vez mais comum nas empresas.
Insights e previsões mais assertivas, resultado do processamento de grandes volumes de dados, permite um ambiente de trabalho de alta performance.
Pensando em esclarecer diversos pontos que envolvem o tema Business Intelligence, a Accurate promoveu um Webinar exclusivo.
Conduzido por Pedro Arruda, Diretor Comercial/MKT/CS da Accurate, este bate-papo conta com a participação de Marcius Nishida, Gerente de Big Data Analytics e Bureaus (Banco Safra), e Mário Gobbo, Head de Analytics e Machine Learning (Accurate).
Confira na íntegra como foi esse encontro:
Durante todo este artigo explicamos o que é o BI e sua importância para as organizações, evidenciando seus benefícios e aplicações.
Porém, assim como tudo relacionado a tecnologia, sua evolução é constante e acompanha as necessidades das empresas.
Nesse movimento crescente, em que as organizações se esforçam para se tornarem impulsionadas por dados, investir em soluções de BI se torna não somente um diferencial, mas também uma necessidade que pode determinar o sucesso frente ao mercado.
Assim, caso necessite de soluções em Business Intelligence que se adaptam às novas tecnologias e à inovação de seus usuários, pode contar com a Accurate!
Somos uma consultoria de TI com mais de 30 anos de mercado e vasta experiência no desenvolvimento de soluções digitais personalizadas, com foco em inovação.
Caso tenha interesse em conhecer mais sobre nossos serviços e especialidades, visite o nosso site ou nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e YouTube.
E, se for um profissional da área, veja as nossas vagas em aberto na página de carreiras e venha fazer parte da nossa equipe.
Não deixe também de comentar e continuar acompanhando o Blog da Accurate.
Nos últimos anos, a necessidade de soluções digitais que aliem eficiência, alcance e custo-benefício impulsionou…
A transformação digital acelerou a necessidade de inovação em Tecnologia da Informação (TI). No ambiente…
O desenvolvimento de FAQBots inteligentes é uma solução que vem ganhando espaço, permitindo que…
O avanço da Inteligência Artificial (IA) está remodelando a maneira como empresas conduzem suas…
Adotar uma estratégia multicloud para redução de custos é essencial para empresas que buscam…
No cenário atual, onde a transformação digital não é mais uma opção, mas uma necessidade,…