Serviços

Big Data e Inteligência Artificial: o poder das análises

 

A combinação das tecnologias Big Data e Inteligência Artificial pode ser decisiva para otimizar as estratégias do seu negócio, gerando excelentes resultados.

O Big Data é uma ferramenta tecnológica de armazenagem e estruturação de um volume muito grande de dados.

Com grandes quantidades de dados a partir de uma estruturação Big Data, a Inteligência Artificial pode ser utilizada para realizar análises com rapidez e precisão.

Para as empresas a utilização dessas duas tecnologias em conjunto pode ser um excelente potencializador para as análises de informações e dados do negócio.

Acompanhe esse material e fique por dentro de tudo sobre o Big Data e Inteligência Artificial, a grande tecnologia das análises.

Primeiro, o que é o Big Data?

Big Data é a tecnologia que normalmente se refere a uma quantidade monumental de dados estruturados, não-estruturados e semiestruturados.

É na ferramenta de Big Data onde são aplicadas análises com o propósito de obter informações úteis e direcionadas para auxiliar na decisão do seu negócio.

Ou seja, é uma parte da área de Business Intelligence, utilizado para classificar as informações e identificar quais são as dores do mercado e dos clientes.

O Big Data se apoia em cinco fatores, conhecidos como ‘Os 5 V’5 s do Big Data’:

  1. Volume
  2. Velocidade
  3. Variedade
  4. Veracidade
  5. Valor

Então o Big Data nos dá a capacidade de processarmos informações complexas, como as de mídias sociais, sites, documentos não estruturados e fazer análises em cima deles utilizando Inteligência Artificial e Machine Learning.

E a Inteligência Artificial?

Já a Inteligência Artificial é um software programado para realizar tarefas e análises repetitivas, que possuem uma grande probabilidade de erros humanos. 

Esses programas aprendem padrões através de Machine Learning, também chamado de Aprendizagem de Máquina, e consegue percorrer grandes quantidades de informação, identificando padrões e gerando novos insights e correlações.

Dessa forma, uma máquina consegue executar uma ação repetitiva de forma muito mais rápida e eficiente do que um ser humano, levando à melhores resultados. 

Essa ferramenta abriu um leque de possibilidades que antes eram quase impossíveis, pelos métodos tradicionais.

A correlação de Big Data e Inteligência Artificial

Com as informações acima, fica claro ver então que quanto mais dados uma ferramenta de Big Data tiver, melhores vão ser as análises e predições realizadas pela Inteligência Artificial.

 Portanto, as duas tecnologias se complementam, pois uma serve para armazenar e a outra para fazer com que os sistemas se tornem mais inteligentes e trabalhem as informações coletadas.

A utilização de redes sociais, documentos digitais e armazenamento em nuvem, faz com que a quantidade de informação disponível sobre qualquer indivíduo seja enorme. 

Dessa forma, as empresas buscam como melhor aproveitar essa enxurrada de informações que cresce a cada segundo.

Demonstremos a seguir algumas formas de como a Inteligência Artificial pode potencializar resultados junto ao Big Data.

Processamento de dados estruturados

Com o aumento de pessoas no mundo, as bases estruturadas ficaram cada vez maiores.

E a partir disso foi necessário desenvolver novas ferramentas para processamento dessa massiva quantidade de dados.

Só para citar alguns exemplos de utilização para melhorar os processos existentes, temos:

  • governos aplicando bases unificadas de cadastros;
  • bancos fazendo uma classificação mais precisa e calculando melhor os riscos de cada cliente ou negócio;
  • telecomunicações fazendo melhor uso de informações de utilização e consumo de dados dos clientes;
  • fábricas podendo otimizar seu estoque com melhores predições de insumos;
  • e grandes varejos conseguindo um melhor controle e prevenção de perdas.

Processamento de dados não estruturados

Você já parou para pensar na quantidade de informação gerada e que não vem estruturada de forma alguma?

O Big Data possui ferramentas que auxiliam no processamento de informações em forma de texto, como web sites. 

Um dos maiores exemplos dessa utilização é o que o Google faz em sua ferramenta de busca.

Existem outras ferramentas que reúnem informações de diversas fontes baseado no que você quer saber ou até no que você nem saberia que poderia descobrir. 

Aqui temos análises de artigos submetidos em Universidades, como um grande exemplo.

Análises de mídias sociais

Atualmente, as mídias sociais são a fonte mais abundante de informações e, todo mundo já percebeu o quão importante é coletar e processar tudo isso. 

Com a Inteligência Artificial temos disponível a capacidade e velocidade necessárias para a coleta e processamento desses dados.

Uma boa utilização dessas ferramentas, pode dar um poder sem igual para uma marca ou empresa. 

Quem nunca conversou ou fez uma pesquisa sobre um determinado assunto e quando entrou nas redes sociais deu de cara com uma propaganda do produto e/ou serviço?

Parece estarem lendo nossas mentes, não é mesmo? Mas não é magia, é apenas tecnologia e a utilização de informações cedidas nas redes sociais.

Ao analisar os gostos e comportamentos de clientes, as plataformas conseguem fazer sugestões cada vez mais precisas para seus clientes.

Geolocalização

Através de um telefone celular as empresas têm acesso a sua localização exata, e processa essa informação em tempo hábil com o auxílio do Big Data e Inteligência Artificial.

E, aqui, não estamos falando da utilização dos dados apenas de sugestões comerciais, mas também de rastreamento de entregas, veículos e visitas técnicas e cargas. 

O processamento dessas informações pode ajudar na segurança e na predição de tráfego, além de trazer informações mais precisas para os clientes.

Utilização na nuvem

Sem saber, as empresas já estão se beneficiando das vantagens do Big Data, principalmente quando se fala de Cloud Computing.

Subir um arquivo na nuvem, utilizar armazenamento e processamento em nuvem, utilizar processamento online, são recursos cada vez mais comuns dentro de qualquer empresa.

Já é possível fazer apresentações online gratuitamente com poderosas ferramentas gráficas, assim como edição em arquivo por várias pessoas simultaneamente. 

Todas essas facilidades só são possíveis com o poder do Big Data e Inteligência Artificial por trás de tudo.

O futuro já chegou…

… e, com certeza, você não quer ficar para trás. 

Utilizar as tecnologias Big Data/Inteligência Artificial e se aproveitar dos seus benefícios pode ser o diferencial que sua empresa precisa.

Já estamos na era da informação e saber utilizá-la de maneira eficiente e eficaz vai ajudar sua empresa a prosperar.

Mas não se esqueça que o Big Data e a Inteligência Artificial não são a solução para todos os males do mundo, porém, com certeza, eles podem ajudar a identificar as informações referentes aos seus problemas atuais.

Soluções Analíticas de Big Data e Inteligência Artificial

A Accurate trabalha para desenvolver soluções eficientes com análise de dados e informações essenciais para sua empresa.

Se precisar de qualquer solução analítica, pode contar conosco!

Nossos Cientistas e Engenheiros de Dados estão preparados para te ajudar com:

  • Qualificação de leads por correlações de imagens e demais dados coletados;
  • Análise de mapas e fatores geográficos para embasar a classificação do lead;
  • Automatização de processos que geram maior eficiência operacional;
  • Modelos que aprendem, possibilitando a tomada de decisões cada vez mais assertivas para seu negócio.

Conheça mais sobre os nossos serviços e, se por acaso for um profissional da área de TI, de uma olhada na página de carreiras. Há sempre vagas abertas!

Continue acompanhando o Blog e as Redes Sociais da Accurate para mais conteúdos: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube.

Autor

Aline Martins
Profissional da área de Customer Success, no mercado de trabalho desde 2018. Atuo buscando melhorias na forma de se relacionar com o cliente, garantindo sempre a melhor experiência para todos os clientes e colaboradores envolvidos.
Aline Martins

Profissional da área de Customer Success, no mercado de trabalho desde 2018. Atuo buscando melhorias na forma de se relacionar com o cliente, garantindo sempre a melhor experiência para todos os clientes e colaboradores envolvidos.

Postagens recentes

O que são Progressive Web Apps (PWAs) e como podem transformar sua estratégia digital?

Nos últimos anos, a necessidade de soluções digitais que aliem eficiência, alcance e custo-benefício impulsionou…

2 dias atrás

Processo inovativo em TI: Como implementar e alcançar resultados transformadores em sua Infraestrutura

A transformação digital acelerou a necessidade de inovação em Tecnologia da Informação (TI). No ambiente…

1 semana atrás

Como o desenvolvimento de FAQBots inteligentes pode otimizar Atendimentos e Operações

  O desenvolvimento de FAQBots inteligentes é uma solução que vem ganhando espaço, permitindo que…

2 semanas atrás

Força de Trabalho conectada à IA: Velocidade e eficiência nas operações

  O avanço da Inteligência Artificial (IA) está remodelando a maneira como empresas conduzem suas…

4 semanas atrás

Estratégia multicloud: Reduza custos e otimize investimentos

  Adotar uma estratégia multicloud para redução de custos é essencial para empresas que buscam…

1 mês atrás

Dashboards para indicadores de negócio: A chave para decisões estratégicas inteligentes

No cenário atual, onde a transformação digital não é mais uma opção, mas uma necessidade,…

2 meses atrás